O bom e velho Caos.
Essa semana tivemos uma TOC realmente muito estranha, com vários mangás “fora de posição”, alguns negativamente, como Shokugeki no Souma e Kimetsu no Yaiba. Outros positivamente, como Haikyuu!! e Act-Age. Por isso, sem mais delongas, vamos analisar essa TOC caótica.
Weekly Shonen Jump #25 (21/05/2018)
Kimi wo Shinryaku seyo! (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série de Kazusa Inaoka)
01 – Haikyuu!! c302
02 – Dr. Stone c58
03 – Yakusoku no Neverland c87
04 – Boku no Hero Academia c183
05 – Black Clover c157
Momiji no Kisetsu c02 (Página Colorida)
06 – Yuragi-sou no Yuuna-san c111
07 – Kimetsu no Yaiba c110
Count Over (One-Shot, Página Colorida)
08 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c63
09 – Act-Age c17
10 – Gintama c682
11 – Hinomaru Zumou c193
12 – Jujutsu Kaisen c11
13 – Noah’s Notes c10
14 – Robot x Laserbeam c57
15 – Shokugeki no Souma c263
16 – Ziga c09
Tomatoypoo no Lycopene c29
Saiki Kusuo no Sainan 4-koma c09
Ausentes: One Piece c905, Boruto: Naruto Next Generations c24, Hunter×Hunter (Hiato) e World Trigger (Hiato)
Weekly Shonen Jump #26 (21/05/2018)
Capa e Página Colorida de Abertura: Yakusoku no Neverland (Anúncio Importante)
Começando pelos mangás não ranqueados tivemos a estreia do segundo mangá dessa leva, Kimi wo Shinryaku seyo! que é uma obra que promete juntar comédia com ecchi. Também tivemos nessa mesma edição páginas coloridas para Momiji no Kisetsu, que é a outra série novata e para Count Over, um One Shot que pode acabar se tornando uma série na revista em um futuro próximo.
Em primeiro lugar tivemos uma grata surpresa, Haikyuu!! mostrou novamente que ainda consegue ser um dos principais mangás da revista. O mangá tinha alcançado essa posição à algumas semanas atrás, por isso na edição #21-22. Ver a série voltar rapidamente a tal posição, como eu disse anteriormente, é uma prova que os editores ainda acreditam na série como um dos principais mangás da revista. Principalmente se levarmos em consideração que a continua recebendo muitas páginas coloridas e capas. O tratamento de Haikyuu!!, por incrível que pareça, é superior à aquele de Boku no Hero Academia, mesmo o segundo mangá estar com um anime em exibição atualmente. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone que continua mantendo suas boas colocações na revista.
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland que na próxima semana irá receber uma capa e página colorida, acompanhado com um anúncio importante. Tudo indica que a série terá anunciado o seu anime (eu previa que isto aconteceria na sua edição de aniversário de 2 anos, mas os editores preferiram adiantar um pouco o anúncio, como já fizemos anteriormente com várias outras séries). O anúncio precoce do anime de Yakusoku no Neverland comprova como os editores acreditam no potencial da série e provavelmente como encontraram um estúdio que eles julgam ser capaz de produzir uma adaptação de altíssima qualidade e que conseguirá transformar a série em um sucesso mundial.
Porém quais podem ser os principais problemas que Yakusoku no Neverland encontrará no momento da sua adaptação? Todo mundo sabe que eu não me importo muito com uma adaptação que seja fiel ou com uma qualidade técnica alta, para mim o importante é que a adaptação aumenta em modo considerável as vendas dos volumes. Para mim uma adaptação ruim, que faça o mangá de Yakusoku no Neverland vender 1 milhão de cópias por volume, é mais importante que uma adaptação de altíssima qualidade técnica e bastante fiel, que não aumente em quase nada as vendas da série. Deste modo para mim o principal desafio dessa adaptação é transformar os longos diálogos explicativos presentes no mangá, que funcionam como uma mídia voltada para a leitura, em diálogos interessantes e emocionantes. Existe um risco do anime de Yakusoku no Neverland acabar se tornando massivo e muito lento. É necessário encontrar o equilíbrio, que por exemplo, Death Note conseguiu.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que melhorou levemente de posição, em uma semana no qual tivemos ONE PIECE ausente. A sua posição é boa, mas levando em conta que os editores estão retornando a classificar Haikyuu!! nas primeiras colocações, podiam aproveitar o momento para também voltar a classificar nas primeiras colocações o terceiro pilar da revista, que é Hero. Em quinto lugar tivemos Black Clover, que ainda deve receber atenção na revista, mas pouco a pouco, vai estar ficando cada vez mais presente na zona intermediária, que levando em consideração suas vendas e sua popularidade atual, é sua zona correta. Em sexto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que normalmente fica nas últimas colocações, mas essa semana foi classificado relativamente alto. Tivemos uma TOC átipica, por isso é bem provável que a série volte nas últimas colocações na próxima semana, mas essa colocação também pode significar que os editores vão começar a classificar melhor Yuragi-Sou, já que seu anime estreia em Julho.
Em sétimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que conquistou uma colocação relativamente baixa para o seu comum, mas nada de preocupante, provavelmente entre duas semanas voltará a estar entre os cinco primeiros colocados. Em oitavo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que normalmente fica duas posições acima, mas por causa dessa TOC diferente do normal, a série essa semana teve uma colocação um pouco mais baixa, porém nas próximas semanas voltará a ficar entre a sexta e a quarta colocação. Em nono lugar tivemos Act-Age, que deu um gigantesco pulo do gato e talvez conseguirá a sobreviver ao cancelamento. Ainda é cedo para chegarmos a alguma conclusão, pois a próxima leva deve estrear daqui a seis à dez semanas, mas esta colocação altíssima de Act-Age, pode significar que os editores estão realmente planejando em salvar a série, que por mais que não tenha tido uma grandíssima recepção, também não podemos considerar um fracasso, como é Ziga. Act-Age pode acabar se salvando da próxima leva.
Em décimo lugar tivemos Gintama, que após uma ótima posição na semana passada, retornou para a zona intermediária. Lembrando que o mangá pode acabar na próxima leva, mesmo que eu ache improvável. O que isto significa? Os editores não serão obrigados a cancelar tantos mangás novatos. Caso Gintama seja encerrado (juntamente com Ziga), os editores podem optar em estrear uma leva de dois mangás novamente, sendo uma delas a nova série de Kishimoto. A vantagem dessa estratégia é: Vão restar três mangás que podem ser cancelados na revista, que além de darem uma possibilidade de uma leva de três mangás no mês de Novembro, também esses mangás podem servir como almofada para a nova série de Kishimoto. Outra estratégia pode ser adotada, é cancelar dois mangás novatos (Ziga e Noah Note, por exemplo). E estrear um mangá de um autor veterano, para assim na leva seguinte, cancelar três mangás mesmo assim, sendo dois deles esses dois novatos que podem acabar fracassando e o outro ser Act Age ou Jujutsu Kaisen (ou mesmo Gintama, que terminaria naturalmente). Os dois casos criam várias almofadas para as próximas duas levas. A verdade é que a leva que estar por vir, será a leva perfeita para estrear um ou até mesmo dois mangás de autores veteranos. Obviamente o importante é os editores optarem por cancelar dois mangás, e não três.
Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que está esperando o seu anime estrear. Em décimo segundo lugar tivemos Jujutsu Kaisen que parece, levando em consideração os comentários positivos na 2ch e principalmente os votos no Twitter, que entre os três novatos, é aquele com a melhor recepção entre o público da “internet” (que podemos já considerar grande parte do público votante da revista, já que quase todo mundo usa rede sociais). A série parece realmente que está seguro, mas para mim veremos Jujutsu Kaisen e Act-Age sendo salvas. Em décimo terceiro lugar tivemos Noah Notes, que no meu ponto de vista, acabará sendo cancelado juntamente com Ziga. Porém, caso Gintama termine na próxima leva, que como eu já comentei, acredito que seja improvável, veremos Noah Notes sendo salvo do cancelamento. Com o cancelamento já quase confirmado de Ziga, a luta para qual será o mangá que sobrevive entre: Jujutsu Kaisen, Noah Notes e Act-Age está muito apertada. O certo é que um ou dois desses três mangás serão cancelados. Quais serão?
Em décimo quarto lugar tivemos Robot x Laserbeam que continua entre os últimos colocados, mesmo com todos os outros mangás melhorando de posição, a sua situação está realmente complicada. Em décimo quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que não está correndo risco de cancelamento, contudo vem sendo muito mal tratado pelos editores, que não estão dando mais nenhum espaço para a série brilhar. Podemos dizer que Souma, pouco a pouco está se tornando o novo Rookies ou mesmo o novo BLEACH da revista (somente que em termo de popularidade, a série nunca chegou a ser grande como Bleach ou mediano como Rookies). Em último lugar tivemos, infelizmente, Ziga, que parece que é a única série que com certeza será cancelada na próxima leva. O mangá não conseguiu agradar o público japonês e corre risco, inclusive, de ser cancelado precocemente, como aconteceu com Bozebeats.
A partir da próxima TOC voltamos ao lançamento “normal”, por isso nas sextas ou nos sábados.