No meio de uma trinca de edições coloridas
escrito por Diego Felipe
Se você achou que a edição anterior teve bastante página colorida, se prepare porque não só essa mas a próxima edição também passarão longe de ser uma edição de poucas páginas coloridas. De quebra, os três novatos da leva anterior estão sendo ranqueados, o segundo novato da nova leva já estreou, Detective Conan outra vez recebendo bastante destaque e tendo um ótimo desempenho comercial… Bem, sem mais delongas, eis o índice da edição abaixo.
TOC Weekly Shonen Sunday #21 (2018):
Chrono Ma:Gia (Novo Mangá de Fujiko Dousei, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 01)
01. Detective Conan (Capa com Masaharu Fukuyama) (capítulo 1010)
Switch (Pré-Rank) (capítulo 02)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 139)
Maiko-san Chi no Makanai-san (Página Colorida) (capítulo 64)
03. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 329)
04. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 119)
Shinigami Bocchan to Kuro Maid (Capítulo Especial)
05. Tonikaku Kawaii (capítulo 11)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 122)
06. Kimi wa 008 (capítulo 09)
07. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 97)
08. Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 86)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Página Colorida, Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 69)
09. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 19)
10. Tenshi to Akuto!! (capítulo 161)
11. Marry Grave (capítulo 17)
12. Memesis (capítulo 08)
13. Daiku no Hatou (capítulo 46)
14. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 51)
15. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 98)
16. Sokyuu no Ariadne (capítulo 18)
17. K・O・I – King of Idol (capítulo 42)
18. Shinobi no (capítulo 37)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 39)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 19)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 501)
Saike Mata Shite mo (Em hiato) (pausado no capítulo 112)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #22-23 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Gopun Ato No Sekai
– Páginas Coloridas: Tonikaku Kawaii, Sokyuu no Ariadne, Birdmen
TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2018):
– Novo Mangá: Detective Conan: Zero’s Tea Time (spin-off de Detective Conan, por Takahiro Arai, autor de Tenshi no Quadrable)
TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2018):
– Retorno do Hiato: Saike Mata Shite mo
E em meio a essa época de novos mangás, o estreante da vez foi Chrono Ma:Gia, novo mangá de Fujiko Dousei, que adapta para mangá o jogo homônimo lançado em iOS e Android. A propósito, gostaria de aproveitar para corrigir um equívoco que vinha sendo cometido nas análises recentes. O título do mangá não é “Chrono Magi:A” e sim “Chrono Ma:Gia”, com os dois-pontos antes do “G” e não antes do último “A”. Apesar do equívoco estar presente nas prévias de edições futuras, a verdade é que muitos portais sobre mangás e animes já haviam anunciado a adaptação com o nome certo (vide o Crunchyroll, que lançou a notícia com o nome correto há quase um mês). Voltando a focar no mangá, já dá pra adiantar que a obra tem uma bela arte, feita por uma pessoa com relativa experiência no mundo dos mangás. Não se sabe ao certo se Ma:Gia vai ter duração longa ou se seu planejamento é de um prazo não muito extenso, mas sabe que – ao menos em teoria – é uma aposta interessante para atrair o público.
E agora vou falar a situação dos três mangás que ganharam página colorida. Maiko-san Chi no Makanai-san viu seu quinto volume vender 17.464 cópias em seus três primeiros dias de venda, um nível bom para os padrões da revista. A obra continua em situação tranquila e com um desempenho comercial satisfatório. Já Hatsukoi Zombie teve seu 11º volume lançado na semana anterior e outra vez vai mostrando um leve esforço pra passar das 10 mil cópias vendidas em 3 dias. É um mangá que tem uma forte popularidade interna e está longe do risco de cancelamento, mas seu desempenho comercial não inspira maiores investimentos em cima do mangá. E, por fim, temos o mensal Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, que, com o lançamento de seu 13º volume, conseguiu alcançar a tiragem de um milhão de cópias em circulação, somando todos os seus volumes. Com vendas de 50 mil cópias vendidas em período levemente superior a um mês, Yugami-kun continua dando resultados satisfatórios-bons para a Weekly Shonen Sunday.
O novato mangá de basquete Switch, que estreou na edição anterior e não ganhou páginas coloridas nessa TOC, está apenas em seu segundo capítulo e só passará a ser ranqueado quando chegar ao seu oitavo capítulo. Os mangás Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen, por sua vez, sempre pegam as últimas posições da ordem de leitura (a penúltima e a última posição, respectivamente) e por isso nunca são ranqueados. Outra obra que nunca é ranqueada é Shinigami Bocchan to Kuro Maid, que têm ganhado capítulos especiais a cada edição. Saike Mata Shite mo entrou em hiato nessa edição, mas retornará na edição #27. Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko também seguem em hiato, sem previsão de retorno. Já Zettai Karen Children, que passou recentemente da marca de quinhentos capítulos publicados e esteve ausente nessa TOC, retornará já na próxima edição.
Página Colorida de Abertura: Chrono Ma:Gia
E vocês devem estar se perguntando “Você não vai falar da capa?”. Sim, vou. Agora mesmo. A capa novamente foi para Detective Conan, senhoras e senhores. E ainda contou com a presença ilustrada de Masaharu Fukuyama, cantor famoso no Japão e que gravou a música-tema do 22º filme animado da franquia. Falando no filme animado (de nome Detective Conan: Zero no Shikkonin), parece que mais uma vez o filme vem apresentando um bom resultado nas bilheterias, outra vez superando o recorde de bilheteria de um filme animado que estreou no ano anterior. O filme já está quatorze dias em cartaz nas telonas japoneses e já conseguiu ser bem-sucedido. Aliás, a fase está tão boa que, mesmo sem ter volume novo lançado, pudemos ver Conan aparecer três vezes no Ranking Oricon… obviamente, não com o mangá principal, mas com um spin-off e um volume especial. No caso do volume especial, trata-se de “Detective Conan: Toru Amuro Selection”, que é um compilado dos capítulos em que o personagem Toru Amuro aparece e que vendeu 50.096 cópias em pouco menos que 10 dias. De quebra, vimos o primeiro volume do spin-off Detective Conan : Hannin no Hanzawa-san chegar a 198.849 cópias vendidas após 17 semanas de vendas, além do segundo volume ter 90.497 cópias vendidas (também em menos de dez dias).
A segunda colocação foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que aproveitou bem o tempo de hiato de Detective Conan para aparecer algumas vezes no primeiro lugar entre os ranqueados. Komi-san continua em ótima fase, sendo um dos mangás mais promissores da revista atualmente. E, com o fim de Dagashi Kashi, que foi um mangá bastante rentável, acredito que é (ou ao menos, deveria ser) questão de tempo para que Komi-san, que apresenta um nível de vendas levemente inferior ao de Dagashi, receba uma adaptação em anime.
Quem fica na terceira posição é o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que, embora tenha perdido um pouco de seu destaque para os vários novatos que estrearam recentemente na line-up, continua deixando os editores satisfeitos com seu desempenho. A quarta posição foi para outro mangá promissor da revista que – ao menos a meu ver – está merecendo uma adaptação pras telinhas japonesas: Amano Megumi wa Suki Darake!. Diferente do que falei de Hatsukoi Zombie, por exemplo, Amano Megumi consegue demonstrar um retorno comercial interessante e superior ao de certas obras na revista que, comercialmente, tem pouco peso. Não que seja garantido que um anime vá aumentar o rendimento da obra (isso não é garantia para Komi-san também) mas ao menos pode valer a tentativa. Não seria preciso um investimento pesado, vide os resultados do anime de Dagashi Kashi, que não precisou de um investimento de altos niveis financeiros.
Página Colorida de Abertura: Chrono Ma:Gia
Depois de ter ficado numa posição baixa, na porta do bottom, na edição anterior, eis que o novato Tonikaku Kawaii dá o pulo do gato e é ranqueado na quinta posição. Tonikaku ainda está brigando por sua estabilidade e, embora não seja legal pegar posições baixas quando se está no início de sua publicação, creio que ainda é relativamente cedo pra ficar preocupado só por uma posição baixa eventual. É preciso considerar, por exemplo, Maou-jou de Oyasumi, que começou pegando ranqueamentos medianos e comercialmente se mostrou um sucesso (pros padrões da revista, é claro). Hatsukoi Zombie é outro exemplo de mangá que não chegou pegando posições boas de cara, mas se estabilizou, mesmo tendo um rendimento satisfatório. Considerando que a recepção inicial de Tonikaku foi positiva, fica a torcida para que esse desempenho influencie nas vendas de volumes.
Se Tonikaku Kawaii acabou pegando uma posição baixa estando ainda no seu décimo capítulo, outro novato promissor – Kimi wa 008 – deve escapar de passar por essa situação na próxima edição. Kimi wa 008 ficou em sexto lugar, posição confortável para um novato que nem chegou ao seu décimo capítulo. Mas é preciso considerar que a obra ainda está brigando por sua estabilização e, por mais que seu autor seja famoso, que a obra tenha muito apoio editorial (e páginas coloridas) e que o público tenha a princípio se interessado pelo mangá… a luta pra se firmar no plantel será um “pega pra capar”.
A sétima colocação foi para Maou-jou de Oyasumi, que ainda repousa tranquilamente na revista. Seu sétimo volume conseguiu vender 24.560 cópias em menos de uma semana, feito interessante para um gag mangá da Weekly Shonen Sunday. A obra, que tinha ganhado página colorida na edição anterior para divulgação desse volume, segue em situação estável, sem riscos de cancelamento e, na maior parte do tempo, sendo ranqueada no Top 10, com esporádicas aparições no bottom. Dando uma pequena subida e pegando o oitavo lugar, Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari aos poucos está se aproximando da marca de cem capítulos lançados. Aozakura não chega a ser um dos mangás mais rentáveis da revista, mas por ora vai conseguindo se manter sem grandes problemas e sem decepcionar os editores.
Página Colorida de Abertura: Chrono Ma:Gia
Quem ficou na nona posição foi Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, que teve seu primeiro volume lançado recentemente… seu desempenho nos três primeiros dias de vendas foi fraco, infelizmente, não chegando a ter destaque em nenhum dia. É claro que as vendas dos três primeiros dias são apenas uma pequena parte do tempo que o mangá estará em circulação. Mas vale lembrar que alguns mangás da revista conseguem ao menos passar ou chegar perto da marca de 20 mil cópias vendidas em 3 dias. O primeiro volume de Tantei Zeno deve ter vendido entre 2-4 mil cópias nesse período. O que resta por ora é esperar ver o lançamento do segundo volume mais pra frente e analisar o desempenho, mas acredito que, nesse momento, a situação de Tantei Zeno não é favorável e o mangá está na mira dos editores para ser finalizado.
E para o décimo lugar temos um “repeteco”. A obra que ficou ranqueada no décimo lugar e abaixo de 15 mangás na ordem de leitura da edição anterior ficou na mesma posição e abaixo de outros 15 mangás nessa edição: trata-se de Tenshi to Akuto!!, mangá que está caminhando para seu fim. Tenshi pode não apresentar um rendimento comercial dos mais significativos (em três dias, vende quase 10 mil cópias – no fim do mês fica entre as 25-30 mil cópias vendidas), sua recepção interna e apoio editorial contribuíram para que o mangá chegasse a três anos de publicação. A obra, que na maior parte do tempo varia suas posições na revista, já está numa sequência de acontecimentos significativos.
O décimo primeiro lugar foi para Marry Grave, que pode ter se enfiado numa bela duma fria. Se Tantei Zeno não foi bem nas vendas de seu primeiro volume em seus três primeiros dias, Marry Grave apresentou um desempenho ainda menos satisfatório. E se as vendas do segundo volume não apresentarem uma melhora considerável, a tendência é vermos o desempenho de Marry Grave entrar em queda livre até o mangá ser cancelado. Caso o mangá receba apoio editorial, até é possível que, mesmo com um desempenho fraco (ao menos inicialmente) a obra seja mantida a médio prazo. E o novato Memesis foi ranqueado pela primeira vez nessa edição, pegando a medíocre décima segunda colocação. É cedo para tirar qualquer afirmação sobre a posição obtida por Memesis, mas vale lembrar que ele já vinha pegando posições não muito elevadas quando ainda estava sendo pré-ranqueado. Mas bem, aguardemos um pouco mais para saber o que vai acontecer com esse mangá.
Página Colorida: Maiko-san Chi no Makanai-san
Na porta do bottom, quem dá as caras – no décimo terceiro lugar – é Daiku no Hatou, que está pertinho de completar um ano de publicação. Mas Daiku a meu ver está numa situação bem delicada, já que não é rentável comercialmente e sua recepção interna até é positiva mas não é totalmente calorosa. Digamos que Daiku é um mangá que vai sendo mantido mais pela boa fé dos editores com a chance do mangá não vender tão mal mais pra frente. Mas o mangá, que já não ganha boas posições na ordem de leitura e tem ganhado poucas páginas coloridas ultimamente, está na corda bamba e só o tempo dirá se irá surpreender e conseguir sair de lá sem cair.
Quem abre o bottom da vez é Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que havia ganhado página colorida na edição anterior e dessa vez pegou a décima quarta posição. O mangá de faroeste conta com um nível de vendas de volumes satisfatório e uma boa recepção, mas é muito comum ver a obra aparecer em posições baixas na ordem de leitura. Mas, ao menos pelo que estou conseguindo compreender, acredito que Hoankan Evans não está ameaçado, pelo menos levando em conta outras obras da line-up com rendimento inferior e que podem ser canceladas ou finalizadas mais pra frente.
Página Colorida: Hatsukoi Zombie
A décima quinta colocação foi para Souboutei Kowasu Beshi, que, embora apareça com frequência em posições medíocres/baixas, apresenta um nível de vendas superior ao de muitos outros mangás recentes. Em 3 dias seu oitavo volume vendeu 51.362 cópias. O peso do autor Kazuhiro Fujita atrai bastante público, o que ajuda no desempenho comercial de Souboutei. Mas vale lembrar que a obra não deve durar por um tempo muito longo na revista, pois o autor já deu a entender que tem em mente como encerrará a obra e que não demorará tanto tempo para por isso em prática.
O décimo sexto lugar foi para Sokyuu no Ariadne, que estava na seguinte situação: apesar do apoio dos editores por ser de um autor veterano (o mesmo autor de Claymore) e de ganhar páginas coloridas, o mangá é ranqueado em posições baixas-razoáveis e corria o risco de decepcionar nas vendas do primeiro volume. Mas não o fez. O primeiro volume apresentou um desempenho comercial satisfatório, vendendo mais de 10 mil cópias em 3 dias, desempenho melhor do que o do 11º volume de Hatsukoi Zombie no mesmo período. Pelo menos a princípio Ariadne consegue achar um espaço provisório para se manter. Porém todo o cuidado é pouco. Se as vendas do segundo volume diminuírem, as coisas ficar complicadas. Mas se aumentarem, a tendência é que as coisas possam melhorar para a obra.
Página Colorida: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
A décima sétima posição foi para K・O・I – King of Idol, mangá do autor de The World God Only Knows, que está perto de completar um ano de publicação, mas dificilmente chegará aos dois anos. A situação da obra é desfavorável. A princípio, os editores ficaram empolgados com a venda de 15 mil cópias em menos de uma semana no primeiro volume. Mas nos volumes seguintes, o nível de vendas diminuiu e não esboçou reação. Em responta, King of Idol parou de ter o destaque editorial e passou a não ganhar páginas coloridas. É por isso que o mangá está numa situação bem delicada e difícil de reverter.
E o décimo oitavo e último lugar entre os ranqueados foi para Shinobi no… A coisa tá complicada para o mangá. E precisamos entender isso delicadamente. O primeiro volume chegou a vender 5 mil cópias em 3 dias. Não é uma baita quantia, mas os editores estavam satisfeitos inicialmente, pois acreditava-se que o nível de vendas melhoraria. Porém, o que se viu foi uma diminuição nas vendas do primeiro pro segundo volume. E, mesmo com a recomendação de autores consagrados como Rumiko Takahashi e Mitsuru Adachi, as vendas do terceiro volume também foram inferiores ao segundo volume. A recepção interna do mangá é boa, o que motiva os editores a manter o mangá até onde é possível. Mas… o risco de cancelamento a curto-médio prazo é enorme. Já será uma vitória se os editores preferirem esperar o quarto volume ser lançado para decidirem se o mangá será mantido na line-up ou se será cancelado.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (voltará do hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!! (em seu arco final), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo (entrará em hiato)
– Em Busca de Estabilização: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008, Memesis, Switch, Chrono Ma:Gia
– Em Risco Leve-Médio: K・O・I – King of Idol, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, galera, assim termino a análise da edição #21 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, pessoal!