Ele está de volta!
escrito por Diego Felipe
Demorou, mas enfim Detective Conan retornou de seu hiato… E foi com estilo! Eu já imaginava que Conan voltaria bem a tempo para a estreia de seu novo filme animado. Mas não imaginava que seria numa edição repleta de situações interessantes, tais como: fim natural de um dos mangás mais rentáveis da revista nos últimos anos, estreia de um mangá de basquete, anúncio formal de spin-off do próprio mangá de Conan, fora a chuva de páginas coloridas que a edição teve. Pra conferir isso e muito mais é só dar continuidade à leitura da análise abaixo.
TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2018):
Switch (Novo Mangá por Atsushi Namikiri, Páginas Coloridas de Abertura)
01. Detective Conan (Capa) (capítulo 1009)
Detective Conan: Hannin no Hanzawa-san (Capítulo Especial)
02. Kimi wa 008 (capítulo 08)
Maou-jou de Oyasumi (Página Colorida) (capítulo 96)
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 138)
04. Hatsukoi Zombie (capítulo 121)
05. Major 2nd (capítulo 135)
Memesis (Pré-Rank) (capítulo 07)
06. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 328)
Marry Grave (Página Colorida) (capítulo 16)
07. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 118)
Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (Página Colorida) (capítulo 18)
08. Dagashi Kashi (Último Capítulo) (capítulo 186)
09. Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 85)
10. Tenshi to Akuto!! (capítulo 160)
11. Shinobi no (capítulo 36)
Shinigami Bocchan to Kuro Maid (Capítulo Especial)
Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (Página Colorida) (capítulo 50)
12. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 97)
13. Tonikaku Kawaii (capítulo 10)
14. Maiko-san Chi no Makanai-san (capítulo 63)
15. Soukyuu no Ariadne (capítulo 17)
16. Zettai Karen Children (capítulo 501)
17. Daiku no Hatou (capítulo 45)
18. Saike Mata Shite mo (capítulo 112)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 38)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 18)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #21 (2018):
– Capa: Detective Conan
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Chrono Magi:A
– Páginas Coloridas: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal), Hatsukoi Zombie e Maiko-san Chi no Makanai-san
TOC Weekly Shonen Sunday #22-23 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: **** No Sekai
TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2018):
– Novo Mangá: Detective Conan: Zero’s Tea Time (spin-off de Detective Conan, por Takahiro Arai, autor de Tenshi no Quadrable)
TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2018):
– Retorno do Hiato: Saike Mata Shite mo
A capa, obviamente, foi para Detective Conan, que voltou após cinco meses ausente… mas não chegou a receber páginas coloridas, portanto está sendo ranqueado. Vale ressaltar que o anúncio colorido do novo spin-off do mangá, Detective Conan: Zero’s Tea Time. Embora não tenha saído nenhuma informação sobre a duração que o mangá terá ou pode ter, é bem provável que ele não tenha vida longa, embora deva apresentar um bom desempenho comercial (Conan rende muito, não é mesmo?). E enquanto o spin-off não estreia, tivemos um capítulo especial de Detective Conan: Hannin no Hanzawa-san, outro spin-off do grande pilar.
Junto ao retorno de Conan, tivemos ainda uma grande estreia: o mangá de basquete Switch, que ganhou duas páginas coloridas de abertura e chegou a ficar acima de Conan na ordem de leitura. Vale lembrar que a Weekly Shonen Sunday não dispõe de tantos mangás esportivos, tendo nesse setor apenas um mangá de futebol (Be Blues! ~ Ao ni Nare) e outro de beisebol (Major 2nd, que aliás rende bastante comercialmente). Um mangá de basquete, portanto, é muito bem-vindo. Fica a torcida para que a obla emplaque na revista, embora isso não seja tarefa das mais fáceis, mesmo a revista não tendo padrões dos mais exigentes.
E o que não faltou nessa edição foi mangá ganhando página colorida. Um dos que recebeu a regalia Maou-jou de Oyasumi, gag mangá que ainda está com um bom rendimento na line-up e que está pertinho da marca de cem capítulos lançados. Outros dois novatos também receberam a regalia: foram eles Marry Grave e Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu. Tanto Marry quanto Tantei Zeno ainda estão buscando a estabilização na line-up, mas não estão com a estabilidade garantida e dependem muito dos resultados das vendas do primeiro volume para se firmar ou não. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ foi outro a ganhar página colorida, após ter sido ranqueado em primeiro lugar na edição anterior. Hoankan Evans tem um rendimento satisfatório, mas não está garantido na revista a prazo muito longo.
Anúncio de Detective Conan: Zero’s Tea Time
Os novatos Kimi wa 008 e Tonikaku Kawaii já estão sendo ranqueados. O único novato lançado antes dessa edição que ainda está pra ser ranqueado é Memesis, que está no seu sétimo capítulo. Na próxima edição o mangá, chegando ao seu oitavo capítulo, passará a ser ranqueado. Já Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre pegam a penúltima e a última posição na ordem de leitura, respectivamente, e por isso nunca são ranqueados. E como sempre tivemos um capítulo especial curtíssimo de Shinigami Bocchan to Kuro Maid. Apesar desses capítulos especiais constantes, a obra não será ranqueada.
Com o retorno de Detective Conan, o grupo dos mangás em hiato chegou ao ser menor número no ano, sendo composto por apenas três integrantes: Gin no Saji, Arata Kangatari e Ryoko. Nenhum dos três (que ganharão a companhia de Saike Mata Shite mo entre as edições #21 e #26) tem previsão de retorno e apenas Gin no Saji tem chances reais de retornar, ainda que demore bastante. Arata Kangatari está em hiato há cinco anos e não retorna por nada nesse mundo, apesar de ter sido uma obra com bom rendimento enquanto foi lançada. Já Ryoko é um novato mal-sucedido que não deve retornar nunca. Aliás… estive pensando aqui (e vou deixar isso nos comentários)… O que acham de eu remover Ryoko das análises de edições? Ou ainda: acham que é necessário eu continuar abordando sobre o grupo dos mangás em hiato dessa forma, considerando que Arata e Ryoko tem chance remota de voltar? Se possível, deixem sua opinião sobre isso nos comentários.
Como Detective Conan recebeu a capa mas não recebeu páginas coloridas (algo comum pro mangá), esse grande pilar foi ranqueado no primeiro lugar. Nada como ver o carro-chefe da revista de volta, não é mesmo? Com 24 anos de publicação, parece que Conan não vai perder o fôlego tão cedo… anime mantendo o sucesso após mais de duas décadas de exibição, mangá ainda vendendo muito bem, filmes animados rendendo altas bilheterias, spin-offs rendendo relativamente bem… Esse monstro não vai frear tão cedo.
Página Colorida de Abertura: Switch
E a segunda posição foi para um mangá que está sendo ranqueado pela primeira vez (ao menos, pela forma como a análise é feita aqui no Ocidente). Quem fez as honras foi Kimi wa 008, novo mangá de Syun Matsuena (autor de Kenichi e Tokiwa Kitareri!!). A obra está começando com o pé direito, já tendo recebido várias páginas coloridas e destaque editorial aos montes até aqui. Isso não quer dizer que a obra se firmará na line-up, mas sim que os editores estão muito otimistas para que isso aconteça. Eu espero que o tempo mostre que eles tinham razão…
A terceira colocação foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que, após ter pego uma posição na ordem de leitura abaixo de seus padrões na edição anterior – apesar do ranqueamento em sétimo lugar ser bastante familiar à obra – deu uma subida, como era de se esperar. Komi-san segue como uma das obras mais promissoras da line-up… Nem há muito o que falar quanto a isso. É só torcer pra que a adaptação em anime não demore a chegar, pois é uma das obras que acho que mais merece uma adaptação para as telinhas.
E bem que eu tinha falado que Hatsukoi Zombie subiria algumas posições na ordem de leitura da edição anterior pra essa… Zombie ficou na quarta posição, ainda se mantendo numa situação privilegiada na ordem de leitura. De quebra, a obra receberá uma página colorida na próxima edição, que deve ser muito bonita, considerando a bela arte do autor.
Página Colorida de Abertura: Switch
O quinto lugar foi para Major 2nd, que por enquanto não vê seu anime causar efeito de aumento de vendas nos volumes. Isso é preocupante? Na verdade ainda não, pois com apenas dois episódios do anime ainda é cedo para ver uma expansão comercial se desenhar. E mesmo que o anime não gere um aumento notório nas vendas de volumes, ele ainda pode ajudar a vender outros produtos e até mesmo render uma boa audiência. Então é só dar tempo a o tempo e aguardar os resultados.
A sexta posição foi para o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que já tem sete anos de publicação e mais de 300 capítulos lançados… mas ainda não tem anime. É, acredito que os editores não estão empolgados o bastante em explorar mais comercialmente esse mangá, que poderia trazer bons resultados de repente. Quanto à situação do mangá na revista… bem, Be Blues continua em segurança e de vez em quando ainda recebe certo destaque, mas dá pra notar que a prioridade dos editores no momento são os mangás mais recentes e mais promissores.
Depois do segundo lugar da edição anterior, Amano Megumi wa Suki Darake! teve uma pequena quedinha na ordem de leitura, mas nada de significativo. A obra ficou em sétimo, ainda sendo ranqueada no Top 10. Amano Megumi é uma das obras que acho que merecia ou poderia receber uma adaptação em anime, considerando seu desempenho comercial bom para os padrões da revista (60 mil cópias por volume) e sua popularidade interna para com os leitores da revista. Os editores estão satisfeitos com o rendimento desse mangá, podem apostar.
Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi
E, com muito protesto, aviso que Dagashi Kashi, que chegou ao fim nessa edição, está sendo ranqueado por não ter ganho páginas coloridas. Isso é bem decepcionante, não é mesmo? Uma das obras mais rentáveis do plantel nos últimos anos chega ao fim e ela sequer ganha uma página colorida de compensação. Essa situação já havia acontecido com outros mangás como Keijo!!!!!!!! e Denpa Kyoushi. Mas esses mangás não eram tão rentáveis quanto Dagashi, daí a chateação. É bem verdade que a Weekly Shonen Sunday ainda está em crise e que nem todas as obras recebem muitos assistentes disponíveis (pelo menos foi o que o autor de Keijo!!!!!!!! deu a entender tempos atrás). Mas dava pra ceder alguns para a ocasião. Enfim… Dagashi acabou. E apesar de não ter ganho a página colorida, se despede em alta, com um rendimento muito bom para os padrões da revista (média de 200 mil cópias por volume em até 30 dias) e duas temporadas em anime exibidas nas telinhas japonesas (a segunda terminou há pouco tempo). E, seguindo o protocolo, desejo ao autor da obra (Kotoyama) muita sorte em seus próximos projetos.
Outra vez vemos Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari pegar uma posição mediana mas ainda dentro do Top 10. Dessa vez ficou no nono lugar. Aozakura, com o passar do tempo, foi tendo seu destaque reduzido, ainda mais levando em conta que seu rendimento está mais para “satisfatório” do que pra “bom”, comercialmente falando. Na ordem de leitura, o mangá varia constantemente as posições, bem como falei na análise da edição anterior. Acredito que, por enquanto, o mangá provavelmente vai conseguir se manter esse ano, mas só o tempo nos dirá o que 2019 pode reservar à obra.
A décima colocação foi para Tenshi to Akuto!!, que tinha ficado em último entre os ranqueados da edição anterior mas deu uma bela subida nessa edição pra conseguir ao menos beliscar uma posição no Top 10. Tenshi, como já é do conhecimento do público, está em reta final e numa sequência significativa de capítulos que culminarão no encerramento do mangá. Fica a torcida para que a obra seja finalizada de forma redonda, com um final que satisfaça o público. Afinal de contas, apesar de Tenshi não ser um mangá dos mais fortes comercialmente falando, mantém um público fiel que aprecia a obra.
Página Colorida: Marry Grave
O décimo primeiro lugar foi para Shinobi no, que tem chances reais de ao menos completar um ano de publicação. Porém, eu diria que é difícil o mangá se manter na revista por um prazo muito longo. Aliás, já não afirmaria que a obra será mantida mesmo a médio prazo, considerando que o nível de vendas de volumes não só já é muito baixo como ainda por cima está decaindo. Os editores bem que tentam, mas não será fácil manter Shinobi no por muito mais tempo. Caso as coisas não comecem a melhorar, acredito que já seria uma vitória conseguir completar mesmo um ano de publicação.
A décima segunda colocação foi para Souboutei Kowasu Beshi. A obra é mais uma das que eu diria que “só vai ser encerrada se o autor quiser”. Mas adivinhem? O autor (Kazuhiro Fujita) quer finalizar a obra em breve. Até aí nenhuma novidade, visto que também falei disso anteriormente. Mas parece que o mangá está entrando em seu penúltimo arco, o que significa que a obra tem grandes chances de ser finalizada em 2019. Teoricamente, é compreensível que o autor, o cinquentão Kazuhiro Fujita, não queira prolongar o desenvolvimento do enredo, visto que isso poderia saturar o mangá. E, na prática, a Sunday ainda terá tempo o bastante para encontrar um mangá com rendimento comercial similar ao de Souboutei (que vende na média de 100 mil cópias por volume).
Na porta do bottom, quem deu as caras foi o novato Tonikaku Kawaii, que ainda está em seu décimo capítulo mas já pegou uma posição baixa para seus padrões (décima terceira posição). Isso é preocupante? Por enquanto não. Tonikaku ainda está no começo de sua trajetória e ainda é relativamente cedo para temer que a obra esteja ameaçada ou mesmo que vire mais uma a ser mantida até não dar mais mesmo com rendimento baixo. Pode ter sido só um ranqueamento baixo esporádico. Já citei várias vezes anteriormente que Hatsukoi Zombie também passou por isso e hoje continua na revista, com posições mais altas inclusive. Mas, se isso começar a se repetir com frequência e notarmos uma baixa expectativa de divulgação de Tonikaku por parte dos editores, aí sim teremos motivos para preocupação. Para todos os efeitos, acredito que na próxima edição a obra pegará uma posição mais alta.
Página Colorida: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu
Quem abre o bottom nessa edição – no décimo quarto lugar – é Maiko-san Chi no Makanai-san, obra com um ano e meio de publicação. Maiko-san outra vez pegou uma posição baixa (o que não surpreende), mas continua com sua estabilidade garantida, mantendo seu rendimento sem alterações. A novidade é que Maiko-san ganhará uma página colorida na próxima edição. A média de vendas de volumes é de pelo menos 50 mil cópias por volume em período aproximado de um mês, rendimento considerado satisfatório-bom.
Mal ganhou página colorida na edição anterior, Soukyuu no Ariadne já pegou uma colocação baixa (a décima quinta colocação). Esse não larga o bottom fácil, não é mesmo? As vendas do primeiro volume devem determinar se o mangá se firmará ou não, embora, mesmo que não seja cancelado em pouco tempo, ainda conta com o risco de ser uma obra que os editores vão mantendo até achar outros mangás mais rentáveis para substituí-los de vez. Para todos os efeitos, a situação vai se mostrando delicada para o mangá, apesar do “relativo” apoio editorial que ele recebe (mesmo pegando posições baixas, sobram páginas coloridas).
Se na edição anterior Zettai Karen Children chegou à impressionante marca de quinhentos capítulos lançados e ganhou uma página colorida em comemoração, nessa edição o mangá voltou a ser ranqueado e pegou a décima sexta colocação, não escapando do bottom. A obra já está se aproximando cada vez mais do fim e deve ser encerrada, no máximo, em 2019. Zettai pode não estar mais em seu melhor rendimento, uma vez que sofreu desgaste com os treze anos de publicação. Mas por outro lado, o apoio editorial têm perdurado desde o seu lançamento e acredito que o mangá terá a oportunidade de se despedir dignamente… pelo menos, era o que eu esperava até ver o que houve com Dagashi Kashi.
Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
A décima sétima colocação foi para Daiku no Hatou, que segue se mantendo aos trancos e barrancos. Os editores vão tentando manter Daiku até onde dá, o que faz sentido, levando em conta a boa relação do autor Michiteru Kusaba (que é o mesmo de Fantasista e Fantasista Stella) com o grupo editorial. Mas tudo tem limites e, considerando que o mangá não vende muito e os riscos de outras obras promissoras emplacarem, Daiku pode até se manter a curto prazo se tiver sorte, mas a médio prazo já teria problemas e a longo prazo seria quase impossível se manter se o rendimento comercial não melhorar.
O décimo oitavo e último lugar entre os ranqueados foi para Saike Mata Shite mo, que, como já foi explicado mais acima, entrará em hiato na próxima edição e retornará na edição #27. A situação de Saike não é das mais favoráveis, mas a obra não deixa de ser um marco para o autor Tsubasa Fukuchi, considerando que pode ser o mangá com maior tempo de publicação dele dependendo de quanto tempo ele vai se manter – contando os tempos de hiato – e já se trata da segunda obra semanal dele com mais capítulos lançados (perdendo para Ueki no Housoku, lançado entre 2002 e 2005).
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (voltará do hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!! (em seu arco final), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo (entrará em hiato)
– Em Busca de Estabilização: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008 e Memesis
– A Ser Finalizado Naturalmente: Dagashi Kashi (último capítulo)
– Em Risco Leve-Médio: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Shinobi no, Sokyuu no Ariadne
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #20 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!