O ponto forte e os ameaçados
escrito por Diego Felipe
É, galera, demorou um tiquinho mas enfim Major 2nd ganhou mais destaque da revista para a estreia de seu anime, ganhando uma capa e a página colorida de abertura. Não são pequenas as chances dessa adaptação trazer bons frutos. Por outro lado, se pararmos pra observar, sobram obras no plantel que mal completaram ou se aproximaram de um ano de publicação e já parecem não ter forças pra durar por muito mais tempo (algumas delas são estreantes daquela leva de seis novatos em 2017). Enfim, sem maiores delongas introdutórias, eis o índice da edição.
TOC Weekly Shonen Sunday #19 (2018):
Major 2nd (Capa, Página Colorida de Abertura) (capítulo 134)
Kimi wa 008 (Pré-Rank) (capítulo 07)
01. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 49)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 117)
Sokyuu no Ariadne (Página Colorida) (capítulo 16)
Shinigami Bocchan to Kuroi Maid (Capítulo Extra da Sunday Webry)
03. Tonikaku Kawaii (capítulo 09)
04. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 327)
05. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 62)
06. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 96)
07. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 137)
08. Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 84)
09. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 95)
Zettai Karen Children (Página Colorida) (capítulo 500)
Memesis (Pré-Rank) (capítulo 06)
10. Hatsukoi Zombie (capítulo 120)
11. Marry Grave (capítulo 15)
12. Shinobi no (capítulo 35)
13. Dagashi Kashi (capítulo 185)
Hana ni Arashi (Capítulo Especial da Sunday Webry)
14. Saike Mata Shite mo (22 p.) (capítulo 111)
15. K・O・I – King of Idol (capítulo 41)
16. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 17)
17. Daiku no Hatou (capítulo 44)
18. Tenshi to Akuto!! (capítulo 159)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 37)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 17)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2018):
– Capa e Retorno do Hiato: Detective Conan
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Switch
– Páginas Coloridas: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, Maou-jou de Oyasumi, Marry Grave e Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu
– Último Capítulo: Dagashi Kashi
TOC Weekly Shonen Sunday #21 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Chrono Magi:A
TOC Weekly Shonen Sunday #22-23 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: **** No Sekai
TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2018):
– Novo Mangá: Detective Conan: Zero’s Tea Time (spin-off de Detective Conan, por Takahiro Arai, autor de Tenshi no Quadrable)
TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2018):
– Retorno do Hiato: Saike Mata Shite mo
Como já expliquei no primeiro parágrafo, com a estreia do anime Major 2nd ganhou a capa e a página colorida de abertura. A estreia do anime tem boas chances de contar com uma boa audiência pois pode não apenas reunir os fãs recentes do mangá, como também os mais antigos que já acompanhavam a obra enquanto mangá lançado entre 1994 e 2010 ou o anime lançado entre 2004 e 2010. Quanto ao aumento nas vendas de volumes… Bem, não estou muito empolgado com essa probabilidade por ora, mas não creio que um boost seja obrigatoriamente necessário para o anime fazer sucesso. Vale lembrar que Kyoukai no Rinne não recebeu nenhum boost com seu anime, que teve boa audiência e rendeu três temporadas.
As demais páginas coloridas foram para Sokyuu no Ariadne, novato que, com dificuldades, ainda briga por espaço no plantel, e Zettai Karen Children, veterano que está em seu último arco e chegou ao esu 500º capítulo publicado, um feito importantíssimo e que poucos mangás conseguiram alcançar. Tivemos ainda mais um capítulo especial de Shinigami Bocchan to Kuro Maid… Vou ser franco: teoricamente acho muita insistência lançarem esses capítulos especiais por um lado… por outro lado, eles costumam só ter uma ou pouco mais de uma página, fora que o mangá, que é uma adaptação de uma web comic, é lançado mesmo é na Sunday Webry. Mesmo que os capítulos especiais não acabem, não acredito que a obra deva ser ranqueada. E, só pra lembrar, dessa vez Kuro Maid nem foi o único mangá da Sunday Webry a ganhar capítulos especiais. Hana ni Arashi também recebeu essa regalia nessa edição.
O novato Kimi wa 008 está em seu sétimo capítulo e passará a ser ranqueado na próxima edição, quando for lançado o seu oitavo capítulo. Memesis, por sua vez, será ranqueado na edição #21, ou seja, daqui a duas edições. Já Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre pegam as duas últimas posições da ordem de leitura e por isso nunca são ranqueados. E, se nessa edição não tivemos nenhuma mudança na turma do hiato, na próxima teremos uma substituição nesse time: sai o pilar Detective Conan, que retorna a tempo para a estreia de seu novo filme animado, e entra Saike Mata Shite Mo, que enfim volta a um de seus hiatos de curto prazo. Os bem-sucedidos Arata Kangatari e Gin no Saji e o mal-sucedido Ryoko seguem em hiato, sem previsão de retorno.
Para a nossa surpresa, o primeiro lugar entre os ranqueados foi para um mangá que parecia que não voltaria a pegar uma posição alta tão cedo: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que conseguiu completar um ano de publicação. Hoankan Evans ainda não está com sua estabilidade a médio prazo garantida, mas deve conseguir se manter na line-up por mais um bom tempo. Lembrete: na próxima edição o mangá ganhará página colorida, provavelmente pra comemorar a marca de 50 capítulos publicados.
Página Colorida de Abertura: Major 2nd
A segunda colocação vai para Amano Megumi wa Suki Darake!, que segue em alta na revista e volta a pegar uma posição alta na ordem de leitura. Amano deve permanecer nessa boa fase por um bom tempo. E tivemos um mangá sendo ranqueado pela primeira vez nessa edição: Tonikaku Kawaii, que já chegou pegando a terceira posição. É um bom ranqueamento inicial, mas não vamos nos enganar: é preciso esperar por mais tempo para termos certeza se o mangá se estabilizará.
Após algumas posições pouco acima do medíocre, Be Blues! ~ Ao ni Nare sobe bem e fica no quarto lugar. O mangá de futebol, devido aos sete anos de publicação, pode até não apresentar um vigor tão grande quanto o de muitas obras mais recentes. Porém, o mangá continua sendo bem-sucedido na revista e tem sua permanência garantida. Em quinto está Maiko-san chi no Makanai-san, mangá que costuma variar suas posições na ordem de leitura, mas aparece mais vezes no Top 10 do que em posições baixas-medíocres. Maiko-san mantém uma boa recepção e tem um nível de vendas de volumes razoável-bom. Deve se manter na revista pelo menos a médio prazo.
A sexta colocação foi para Souboutei Kowasu Beshi. Embora costume aparecer mais em posições medíocres, Souboutei continua fazendo sucesso, principalmente no que diz respeito a suas vendas de volumes, sendo um dos poucos mangás da Weekly Shonen Sunday a ver seus volumes terem uma média de vendas superior a 100 mil cópias vendidas em menos de um mês). Mas se o mangá, por um lado, não corre riscos de ser cancelado, não significa que não possa ser finalizado em não muito tempo. E recentemente recebi a informação (ainda a ser confirmada) de que Fujita não planejou Souboutei para durar por muito tempo e que a obra poderia entrar em rita final em um prazo mais curto do que se imaginava. Dessa informação, posso inferir que Souboutei deve durar pelo menos uns cinquenta capítulos.
O sétimo lugar da vez foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que nessa edição acabou pegando outra vez o seu pico negativo de ranqueamento. Komi-san é um mangá que dificilmente será ranqueado fora do Top 10, mas que as vezes acaba pegando uma posição abaixo de sua média. Mas provavelmente o mangá pegará uma posição mais elevada já na próxima edição. O importante é que esse mangá continua sendo um dos novatos de sucesso. Seu oitavo volume, por exemplo, teve tiragem de 160 mil cópias por volume. Para um mangá sem adaptação em anime anunciada é uma boa estatística se compararmos com a tiragem do décimo volume de Dagashi Kashi (que recebeu duas temporadas em anime), que foi de 190 mil. É claro, a tiragem não é similar ao nível de vendas, mas evidencia que a boa fase de Komi-san vai durar por um bom tempo e pode ficar ainda melhor.
Página Colorida: Marry Grave
Se na edição anterior Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari ficou no bottom, bem no fundão, nessa edição o mangá até que se deu bem e foi para a oitava colocação. Aozakura, apesar das variações de suas posições na ordem de leitura e seu nível de vendas razoável, parece estar seguro a médio prazo e talvez escape do risco do cancelamento a longo prazo. Em nono está Maou-jou de Oyasumi, que está dormindo repousando tranquilamente na line-up. Apesar dos editores estarem focando mais em obras novatas, Maou-jou não está sendo deixado de lado (ao menos não totalmente). Pudera, o mangá ainda mantém uma boa recepção, ainda pega boas posições e ainda apresenta um bom nível de vendas (sim, vocês já ouviram essa descrição repetidamente… Mas essa é mesmo a situação do mangá). Na próxima edição, Maou-jou, de quebra, ganhará uma página colorida.
Depois de ter pego o medíocre 14º lugar entre os ranqueados da edição anterior, Hatsukoi Zombie sobe apenas um pouquinho na ordem de leitura e é ranqueado no décimo lugar. Zombie continua na mesma, apesar das duas edições seguidas em que pegou posições mais baixas do que vinha pegando. Mas acredito que na próxima edição, o mangá já voltará a ser ranqueado numa posição mais alta. O mangá ainda está em boa fase com relação a sua recepção, costuma pegar posições altas com frequência e, apesar do nível de volumes não ser tão elevado, também não se encontra sob o risco do cancelamento.
Receptor de uma página colorida na edição anterior, Marry Grave ficou numa posição medíocre, pegando o décimo primeiro lugar. O novato, como já notamos, costuma pegar posições medíocres-baixas na ordem de leitura. Não falta apoio dos editores à obra, mas o receio é que esta seja (mais) um mangá que não consegue converter sua boa recepção inicial em bom rendimento comercial. As vendas de volumes serão determinantes para Marry Grave se firmar ou não – e vale lembrar que se firmar não necessariamente significa durar a longo prazo, pois algumas obras podem durar a médio prazo antes do cancelamento.
E, mais uma vez, Shinobi no pega uma posição medíocre na revista, ficando com a décima segunda posição. Como expliquei, Shinobi no é um dos muitos novatos com menos de um ano de publicação que vão sendo mantidos, mas apresentam um desempenho comercial baixo, quase efêmero. Embora nem sempre a ordem de leitura reflita a situação dos mangás, no caso dá pra ver que os destaques que esses mangás recebem parece mais uma tentativa desesperada dos editores de tentarem emplacar os mangás do que necessariamente uma fé na estabilização desses mangás ou mesmo numa astuciosa numa crescente de rendimento.
Página Colorida: Zettai Karen Children
Em seu penúltimo capítulo, Dagashi Kashi ficou na porta do bottom, na décima terceira colocação. E é aí que entro numa observação peculiar: conferindo as prévias da próxima edição notei que Dagashi Kashi não ganhará páginas coloridas para seu capítulo final… Algo que definitivamente acho bem chato. Apesar da Sunday estar em crise, acho que não custava nada conferir essa regalia a um mangá que lhe foi bem rentável, ainda mais sabendo que duas das obras que ganharão páginas coloridas na próxima edição podem até mesmo não se firmar. É uma pena… Mas bem, bola pra frente. Dagashi está no fim e fica o meu tradicional desejo de boa sorte para o autor em seus próximos projetos.
Quem abre o bottom dessa vez é Saike Mata Shite mo (décimo quarto colocado), que não surpreende em aparecer na zona dos cinco últimos mais uma vez. O mangá ganhou páginas extras nessa edição e na próxima já voltará a entrar em hiato, só voltando na edição #27 pelo que constam as prévias. Saike, entre hiatos e retornos, conseguiu chegar a quase quatro anos de publicação e os editores até mantém uma boa relação com o autor Tsubasa Fukuchi há pouco mais de uma década e meia. Mas o fato é que Saike não é tão rentável e nem chama tanta atenção dos leitores quanto outras obras da revista e as chances de ser finalizado em médio prazo estão crescendo. Se o mangá conseguir passar de 2018, pode encontrar seu fim em 2019.
Perto de completar um ano de publicação, K・O・I – King of Idol continua em seu calvário e pega a décima quinta posição. O mangá já não empolga muito com suas vendas de volumes e, pra piorar, nem mesmo sua recepção interna se mostra das mais empolgantes como foi no princípio. Será muito complicado ver esse mangá (do mesmo autor de The World God Only Knows) conseguir se manter vivo por um prazo muito longo. Até existe uma pequena possibilidade de o vermos passar de 2018, mas – caso isso aconteça – só uma imensa surpresa faria King of Idol superar 2019.
A décima sexta e a décima sétima colocação foram para Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu e Daiku no Hatou, respectivamente. Ambas, assim como King of Idol, não estão em situação tranquila. Tantei Zeno é um novato que estreou nesse ano editorial e, apesar da confiança dos editores, só vem apresentando um desempenho razoável, ou seja, sua permanência não está garantida a médio prazo – e talvez não esteja garantida nem a curto prazo se as coisas piorarem. Sorte desse mangá que os editores não desistiram de tentar emplacá-lo e o mangá ganhará página colorida na próxima edição. Já Daiku no Hatou, que está perto de completar um ano de publicação, também está em baixa, visto seu nível baixo-razoável de vendas de volumes e suas posições na ordem de leitura. A obra vai se arrastando até onde dá, mas dificilmente se manterá viva até a virada do ano editorial de 2019.
Atualmente no princípio de seu arco final e numa sequência de capítulos mais emocionantes, Tenshi to Akuto!! não se deu muito bem na ordem de leitura dessa edição: estava em oitavo na TOC anterior e foi para o décimo oitavo lugar da vez. Tenshi, que já tem três anos publicação, até contou com apoio editorial durante um bom tempo (ainda conta, aliás) mas, perto de fim, não será nenhuma surpresa se virmos o mangá começar a ficar pra escanteio e receber menos destaque ou páginas coloridas. Pelo menos, se encaminhando para o fim, a obra impede que o desgaste seja (mais) intenso.
OS NOVATOS
Eu já tinha postado a imagem dos mangás novatos na análise anterior, mas dessa vez decidi falar um pouco sobre os novatos anunciados e também sobre outro mangá que estreará depois desses três. O mangá que estreará na próxima edição é Switch, que terá como temática o basquete. Uma aposta em um novo mangá de esportes é bem-vinda na Weekly Shonen Sunday. Chrono Magi:A, que estreará na edição #21, é uma adaptação de um jogo homônimo. **** no Sekai (ou Go no Sekai), por sua vez é o novo mangá de Hiroshi Fukuda, mesmo autor de Joujuu Senjin!! Mushibugyo.
E na edição #24, teremos a estreia de um spin-off de Detective Conan… Isso mesmo. O nome será Detective Conan: Zero’s Tea Time e terá como protagonista o misterioso personagem Amuro Toru. O autor do spin-off é nada mais nada menos que Takahiro Arai, responsável pelo recém-cancelado Tenshou no Quadrable.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (voltará do hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!! (em seu arco final), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo
– Não-Ranqueados: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008 e Memesis
– A Ser Finalizado Naturalmente: Dagashi Kashi (a um capítulo do fim)
– Em Risco Leve-Médio: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Shinobi no, Sokyuu no Ariadne
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #19 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera!