Uma edição pra lá de pacífica
escrito por Diego Felipe
A Shonen Magazine está vivendo tempos em que muita coisa interessante estará acontecendo na maioria das edições… Mas sempre tem aquela edição que é exceção à regra, é como um leve momento de relaxamento pra algo maior que vai surgir, seja na próxima edição ou nas próximas edições.Então, digamos que essa é uma das edições menos impactantes da revista por enquanto… mas isso não vai permanecer por muito tempo.
TOC Weekly Shonen Magazine #20 (2018):
Tokyo Revengers (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 58)
Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (Pré-Rank) (capítulos 03 e 04)
Kiss & Cry (Pré-Rank, 30 p.) (capítulo 03)
01. En En no Shouboutai (capítulo 124)
02. Gotoubun no Hanayome (capítulo 34)
03. DAYS (capítulo 244)
04. Seitokai Yakuindomo (capítulo 468)
05. Hajime no Ippo (capítulo 1220)
06. Nanatsu no Taizai (capítulo 263)
07. Tsurezure Children (capítulo 182)
08. Daiya no Ace – Act II (capítulo 121)
Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (Página Colorida) (capítulo 36)
09. Sensei、Suki desu。 (capítulo 16)
10. Real Account (capítulo 158)
11. Domestic na Kanojo (capítulo 183)
Bakemonogatari (Pré-Rank) (capítulo 06)
12. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 95)
13. Fumetsu no Anata e (capítulo 63)
14. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 53)
15. Senryuu Shoujo (capítulo 78)
16. Runway de Waratte (capítulo 44)
17. Kanojo、Okurishimasu (capítulo 39)
18. 8-jou Carnival (capítulo 20)
19. Ahiru no Sora (capítulo 579)
TOC Weekly Shonen Magazine #21-22 (2018):
– Novo Mangá: This Man (por Kouji Megumi, desenhista de Acma:Game, e Sora Karin)
– Página Colorida: DAYS (24 p.)
– Páginas Extras: Kanojo, Okarishimasu (22 p.)
TOC Weekly Shonen Magazine #26 (2018):
– Novo Mangá: Orient (por Shinobu Ohtaka, autora de Magi ~ The Labyrinth of Magic, Sumomomo Momomo)
TOC Weekly Shonen Magazine #30 (2018):
– Novo Mangá: Título não-revelado (por Hiro Mashima, autor de Fairy Tail, Rave Master)
A capa digital e as duas páginas coloridas de abertura foram para Tokyo Revengers, mangá que continua em fase boa na revista, embora não tenha um desempenho acima de média (seu volume mais recente vendeu pouco mais de 20 mil cópias em cinco dias). As outras páginas coloridas foram para Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que teve seu primeiro volume lançado recentemente. As vendas do primeiro volume podem ser decisivas para determinar como será o futuro da obra.
Três novatos ainda estão em fase de pré-ranqueamento: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (que, assim como na edição anterior, teve dois capítulos lançados nessa edição), Kiss & Cry (em seu terceiro capítulo, ganhou páginas extras nessa edição) e Bakemonogatari (sexto capítulo). Nenhum mangá esteve ausente.
O primeiro lugar foi para En En no Shouboutai, uma das obras mais promissoras da revista atualmente. Isso não é nenhuma novidade, eu sei… Mas a verdade é que a obra, por ora, não teve grandes novidades em seus bastidores e talvez não tenha novidades tão impressionantes posteriormente. O importante por ora é estar seguro e vendendo bem, não é mesmo? Em tempo: a fase comercial da obra segue boa, tanto que o 13º volume de En En vendeu 41.248 cópias em menos de uma semana. A segunda posição foi para Gotoubun no Hanayome, que segue em grande fase – considerando que o mangá tem menos de um ano de publicação – e, após a capa digital da edição anterior, mantém-se numa posição alta da ordem de leitura. Embora a tendência é que a obra continue por um bom tempo com a média de vendas na casa das 60-70 mil cópias vendidas por cada volume, ão descarto a hipótese da ascensão comercial que o mangá obteve até aqui se mostrar ainda maior a médio prazo.
Página Colorida de Abertura: Tokyo Revengers
Variando bastante suas posições na ordem de leitura, DAYS ficou em terceiro dessa vez, conseguindo voltar a receber uma posição elevada. A obra ainda está em alta na revista e mantém um bom desempenho comercial, expandido pelo relativo sucesso do anime. A quarta colocação, por sua vez, foi para Seitokai Yakuindomo, que após uma posição fraca na edição anterior, sobe bastante na ordem de leitura. Seitokai ainda mantém um bom rendimento comercial, embora já não seja tão visado pelos leitores da revista como antigamente. E Hajime no Ippo segue sendo ranqueado em posições elevadas, o que é impressionante, considerando que a obra parece estar começando a aparecer mais vezes no Top 10 e menos em posições medianas-baixas na ordem de leitura. Dessa vez, o mangá de boxe ficou em quinto.
Em sexto, Nanatsu no Taizai mais uma vez é ranqueado no Top 10, só tendo sido ranqueado fora desse grupo uma única vez no ano editorial de 2018. Nanatsu segue como a obra mais forte da line-up, algo que não deve mudar da noite pro dia. Em reta final, Tsurezure Children acaba pegando uma boa posição (sétimo lugar). Depois de algumas posições medianas-baixas após o fracasso do anime, chega a ser interessante ver Tsurezure pegar posições boas após o anúncio da proximidade do fim da obra, que deve ser finalizada ainda esse ano.
Em alta como sempre, Daiya no Ace – Act II se mantém no Top 10 dos ranqueados e fica em oitavo lugar, após ter pego a primeira posição na edição anterior. Daiya segue em situação absolutamente confortável, sem trazer nenhuma novidade por ora. E, saindo do bottom, Sensei、Suki desu。, que ainda terá seu primeiro volume disponibilizado para venda, consegue subir e ficar na nona posição. O novato ainda sofre para achar seu espaço, mas ainda é preciso esperar por mais tempo para definir se a obra será ou não mantida.
Página Colorida de Abertura: Tokyo Revengers
Em décimo quem aparece é Real Account, que não chega a pesar uma posição elevada mas já surpreende por aparecer no Top 10 dos ranqueados. Geralmente o mangá pega posições medianas ou baixas, como já esclareci anteriormente. É uma obra que, apesar da boa recepção interna e do nível satisfatório de vendas de volumes, não chama tanto a atenção na revista e por isso os editores a deixam pra escanteio. O mesmo não necessariamente pode ser dito de Domestic na Kanojo, que ficou na décima primeira posição. Essa obra apresenta um desempenho comercial satisfatório-bom, mas conta com um apoio editorial mais amplo e atrai mais o público leitor. Mas, apesar do destaque que a obra recebe pelos editores, não apostaria minha mão no fogo de que esse mangá receberia uma adaptação em anime futuramente. O 18º volume de DomeKano vendeu 31.323 cópias em menos de uma semana.
Como é de praxe, desde que Hoshino、Me wo Tsubutte。 entrou em reta final o mangá tem pego posições medíocres ou baixas na ordem de leitura. Dessa vez ficou na décima segunda posição. Olhando pelo lado meio cheio, ao menos a obra saiu do bottom. Apesar de não ser um dos mangás mais atrativos da line-up, Hoshino têm alcançado um desempenho comercial-crítico satisfatório-bom para os padrões da revista, a ponto de estar perto da marca de 100 capítulos lançados, feito importante para a obra.
E se na edição anterior Fumetsu no Anata e voltou em segundo lugar entre os ranqueados (esteve ausente na edição retrasada), nessa edição o mangá teve de se contentar com o mero décimo terceiro lugar. É uma variação de posições comum para a obra, que segue mantendo o mesmo desempenho, sem trazer grandes novidades. Outra vez numa posição mediana-baixa na ordem de leitura, Kishuku Gakkou no Juliet deu as caras na porta do bottom, na décima quarta posição. Não foi uma posição das mais bacanas, mas o importante é que as coisas continuam indo bem para o mangá, que teve uma adaptação em anime anunciada há um tempinho. Por ora, ainda não saíram maiores detalhes sobre essa adaptação vindoura, então só nos resta aguardar.
Página Colorida: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
Mal parou de ser feliz pegando a quinta posição dos ranqueados da edição anterior, Senryuu Shoujo já foi abrindo o bottom da vez, na décima quinta posição. Senryuu apresenta um bom desempenho comercial e sua recepção continua positiva, mas parece que sofreu uma esfriadinha. Isso não afeta a permanência do mangá a curto ou médio prazo, vale lembrar. Mas é bem provável que veremos Senryuu aparecendo com frequência no bottom, provavelmente mais vezes do que a obra aparece no Top 10. E se na edição anterior Runway de Waratte também pegou uma posição elevada e saiu do bottom, nessa edição não escapou da zona dos cinco últimos ranqueados, ficando na décima sexta colocação. Runway também apresenta um desempenho comercial satisfatório e mantém uma boa recepção, mas, diferente de Senryuu, Runway tende a variar mais suas posições na ordem de leitura.
Após a décima colocação da edição anterior, Kanojo、Okurishimasu voltou para o bottom, sendo o décimo sétimo colocado. Okarishimasu, dos novatos que estrearam em 2017, é um dos que menos recebe posições elevadas. Mas ainda assim, sempre que necessário, os editores dão destaque ao mangá, que apresenta um desempenho comercial satisfatório. Pode-se dizer que é um mangá que está longe de ser um dos mais importantes da revista, mas cujos resultados obtidos o tornam digno para ser mantido por um bom tempo. Em tempo: o quarto volume de Okarishimasu vendeu 28.668 em menos de uma semana.
Repetindo as duas últimas posições na ordem de leitura, 8-jou Carnival e Ahiru no Sora pegaram o décimo oitavo lugar e o décimo nono lugar, respectivamente. 8-jou Carnival é um mangá condenado e seu cancelamento é iminente, uma vez que a obra não trouxe resultados satisfatórios nem na crítica do público e nem nas vendas de volume. Já Ahiru, o veterano mangá de basquete, não causa surpresas por essa baixa posição, pois aparecer em último já virou costume. A obra perdeu um pouco de popularidade nos últimos anos mas ainda vende melhor que muitos novatos e, de quebra, receberá uma adaptação em anime que, palpito eu, será lançada em outubro, senão em janeiro.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (a Longo Prazo): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (a Médio Prazo): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Ser Finalizado em 2018: Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Em Busca de Estabilização: Kiss & Cry, Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, Bakemonogatari
– Risco Moderado de Cancelamento: Sensei、Suki desu。
– Risco Grave de Cancelamento: 8-jou Carnival
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #20 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, galera!