Sobre tiragens de volumes…
escrito por Diego Felipe
Por mais interessante que seja analisar as posições dos mangás ranqueados e não-ranqueados na ordem de leitura, é preciso frisar que as posições não são o único elemento a ser levado em consideração. É inevitável considerar também as vendas dos volumes (físicos ou digitais, mas principalmente físicos), pois muitas vezes elas são determinantes para explanar se o mangá está em situação estável ou não, se seu rendimento está em boa fase ou se está decaindo…
Para que um mangá consiga ter seu nível de vendas esclarecido, os responsáveis pela revista disponibilizam uma certa tiragem (quantidade de volumes disponível para venda) para cada mangá. Quanto maior o nível de vendas, maior será a tiragem. Vale lembrar que nem todos os volumes disponíveis costumam ser vendidos em curto prazo, porém a demanda muitas vezes consegue se manter em mesmo nível. Nessa análise, falarei um pouco sobre a tiragem de alguns novatos e alguns veteranos. Bom, sem mais delongas, eis o índice da vez.
TOC Weekly Shonen Magazine #19 (2018):
Nogizaka46 (Capa Física)
Gotoubun no Hanayome (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 33)
Kiss & Cry (Pré-Rank, 49 p.) (capítulo 02)
01. Daiya no Ace – Act II (capítulo 120)
02. Fumetsu no Anata e (capítulo 62)
03. Hajime no Ippo (capítulo 1219)
Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (Novo Mangá, Página Colorida) (capítulos 01 e 02)
04. Tokyo Revengers (capítulo 57)
05. Senryuu Shoujo (capítulo 77)
06. Nanatsu no Taizai (capítulo 262)
Bakemonogatari (Pré-Rank) (capítulo 05)
07. Runway de Waratte (capítulo 43)
08. Tsurezure Children (capítulo 181)
09. En En no Shouboutai (capítulo 123)
10. Kanojo、Okarishimasu (capítulo 38)
11. DAYS (capítulo 243)
12. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 52)
13. Seitokai Yakuindomo (capítulo 467)
14. Real Account (capítulo 157)
15. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 94)
16. Sensei、Suki desu。 (capítulo 15)
17. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 31)
18. 8-jou Carnival (capítulo 19)
19. Ahiru no Sora (capítulo 578)
Domestic na Kanojo (Ausente) (pausado no capítulo 182)
TOC Weekly Shonen Magazine #20 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura: Tokyo Revengers
– Páginas Coloridas: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Páginas Extras: Kiss & Cry (30 p.)
TOC Weekly Shonen Magazine #21-22 (2018):
– Novo Mangá: This Man (por Kouji Megumi, desenhista de Acma:Game)
TOC Weekly Shonen Magazine #26 (2018):
– Novo Mangá: Orient (por Shinobu Ohtaka, autora de Magi ~ The Labyrinth of Magic, Sumomomo Momomo)
TOC Weekly Shonen Magazine #30 (2018):
– Novo Mangá: Título não-revelado (por Hiro Mashima, autor de Fairy Tail, Rave Master)
A capa física da edição foi estampada pelas meninas do grupo de idols Nogizaka46, que já são conhecidas de longa data nas capas da revista. Já a capa digital e as páginas coloridas de abertura foram para Gotoubun no Hanayome, que está indo de vento em popa ou em céu de brigadeiro, escolha o termo que preferir. É bem verdade que o mangá está longe de ser um titã em vendas de volumes, mas estatisticamente falando as coisas estão muito boas: o mangá está numa crescente de vendas de volumes, chegando a ficar mais próximo da média de 70 mil cópias vendidas por volume. A tiragem também vai sofrendo uma crescente, estando com 250 mil cópias em circulação somando os três volumes já lançados, superando a média de tiragem de outros novatos promissores e/ou estáveis, como Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte e Senryuu Shouko.
As outras páginas coloridas foram para o novo gag mangá estreante: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, adaptação de uma web comic. Vale lembrar que o título “Onee-san” não faz referência a uma relação de parentesco entre os dois protagonistas, pois eles são vizinhos e não irmãos. Então, ao contrário do que talvez um ou outro leitor desavisado pode ter pensado com o termo ou mesmo observando as imagens sem ter lido as traduções pro inglês ou português da web comic (sim, já traduzem para o português), não é um mangá de incesto… mas na ordem de leitura – que inclui todos os mangás – ele tá em sexto. Enfim, boa sorte à obra para emplacar na revista ao estilo Senryuu Shoujo quando estreou em 2016: sem ganhar capa digital ou as páginas coloridas de abertura, mas conseguindo atrair leitores mesmo assim.
Dois mangás novatos que estrearam recentemente ainda estão em fase de pré-ranqueamento e só passarão a ser ranqueados a partir do oitavo capítulo: são eles Kiss & Cry e Bakemonogatari. Pelo que soube, parece que o primeiro capítulo de Kiss & Cry teve uma boa recepção, o que – se for verdade – é uma boa notícia, mas não é sinal de que o mangá se firmará no plantel. É preciso esperar por muito, considerando que estamos apenas no segundo capítulo (que, aliás, tem 49 páginas), mas muito mais tempo para chegarmos a uma conclusão. Já Bakemonogatari, que teve seu quinto capítulo lançado nessa edição, é uma adaptação em mangá de uma franquia que faz sucesso há anos. Independente do tempo de duração que tiver, creio que o mais provável é que seu desempenho comercial seja rentável. O único mangá ausente da vez foi Domestic na Kanojo, que continua em situação estável na line-up e, se não tivermos nenhuma surpresa, voltará de sua pausa já na próxima edição. Vale lembrar que DomeKano tem chances consideráveis de superar a marca de 200 capítulos lançados.
Página Colorida de Abertura: Gotoubun no Hanayome
Após uma posição medíocre na edição anterior, Daiya no Ace – Act II dá um pulo do gato daqueles e é ranqueado no primeiro lugar. Recentemente seu 11º volume chegou à marca de 234.877 cópias vendidas em período de quase 30 dias, marca que considero muito boa. Mas Daiya não se contentou e ainda superou uma relativa concorrência direta com outro mangá de beisebol famoso de uma revista concorrente: Major 2nd – cujo 13º volume vendeu 185.961 cópias nesse mesmo período, mesmo com um anime em exibição. Falando em anime, fica a expectativa de quando o anime de Daiya retornará (se retornar mesmo, é claro).
E depois de ficar ausente na edição anterior, Fumetsu no Anata e voltou sendo ranqueado numa posição bem elevada: a segunda posição. Fumetsu, como explicado anteriormente, varia bastante suas posições na ordem de leitura… mas não é tão comum assim ver a obra pegar uma posição tão alta na ordem de leitura. Fumetsu continua em situação tranquila na revista, com média de vendas de 80 mil cópias por volume em período médio de 30 dias de vendas.
Mas se ver Fumetsu pegar uma posição dessas é uma grata surpresa, ver Hajime no Ippo ser ranqueado em terceiro… não tem preço! Olha aí Hajime lá em cima, gente… Ele está velho, mas ainda tá com lenha pra queimar (pelo menos, se o autor assim quiser). Geralmente a obra veterana aparece mais vezes em posições medíocres e baixas do que em posições elevadas. Mas dessa vez Ippo, que já havia pego um ótimo sexto lugar entre os ranqueados da edição anterior, fez bonito de novo. E mesmo com uma média de vendas de volumes tendo experimentado desgaste com o passar dos anos, a obra ainda consegue superar o rendimento de muitos novatos promissores por aí.
Página Colorida de Abertura: Gotoubun no Hanayome
Em quarto lugar está Tokyo Revengers, que depois de algumas posições medíocres, voltou a pegar uma posição alta. E uma coisa devo admitir: creio que errei um pouco na forma como avaliei a situação do mangá nas análises anteriores. Apesar das vendas não serem das mais elevadas e da chegada de mangás possivelmente mais promissores, Revengers apresenta números sólidos para se manter por um bom tempo. Além da média de 60 mil cópias por volume em mais de 30 dias à venda, o mangá ainda apresenta uma tiragem de 500 mil cópias em circulação, somando seus seis volumes lançados. Ou seja, Revengers está com a vida mais confortável do que eu pensava. E, após algumas posições medíocres/baixas na revista, Senryuu Shoujo sobe bastante e fica em quinto. A situação de Senryuu é cômoda: o mangá vende em média 60 mil cópias por volume e tem uma tiragem de 300 mil cópias circulando somando seus quatro volumes lançados até agora.
Após ter sido ranqueado pela primeira vez fora do Top 10 na edição anterior, Nanatsu no Taizai deu uma subidinha e ficou em sexto. E que fase maravilhosa vive Nanatsu, hein? Segunda temporada do anime exibição, alto nível de vendas de volumes, filme animado pras telonas a caminho, produtos vendendo bem… A situação de Nanatsu está muito boa mesmo. Mas se pensam que os editores estão contentes com o rendimento apresentado pelo autor Nakaba Suzuki com apenas essa obra… Bom, vocês não estão enganados in totum, mas parece que a Kodansha quer mais: recentemente li uma notícia e parece que a editora vai relançar do zero os volumes de Kongou Bancho, que antes foram lançados na Weekly Shonen Sunday, pela editora Shogakukan.
A sétima posição da vez foi para Runway de Waratte, que depois de ter dado um pulo do gato de responsa na edição anterior (ficou no bottom na edição retrasada) acabou se mantendo no Top 10 dos ranqueados. Waratte tem uma média de vendas de volumes entre 50-55 mil cópias em período médio de 30 dias e tem uma tiragem de 250 mil cópias em circulação, somando seus 4 volumes lançados. A situação de Waratte é confortável e o mangá ainda deve se manter na revista pelo menos a médio prazo.Em reta final, Tsurezure Children pegou uma posição boa entre os ranqueados, a oitava colocação. Apesar dos riscos de se despedir sem muito destaque, Tsurezure, mesmo com os resultados pífios do anime, ao menos não será finalizado decepcionando comercialmente, considerando que sua média de vendas de volumes continua sendo de 60 mil por volume em período aproximado de 30 dias (quantia positiva para um gag mangá). A tiragem do mangá é de um milhão de cópias circulando, somando seus 11 volumes.
Página Colorida: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
Depois de aparecer no bottom na edição retrasada e ter sido ranqueado em terceiro lugar na edição passada, nessa edição En En no Shouboutai é ranqueado em nono lugar. En En continua em situação bem tranquila, pegando mais posições positivas do que medíocres ou baixas, mantendo sua boa recepção, com o autor ainda com sua liberdade para conduzir a história… Sobre as tiragens de volumes, aí vai a informação: após 13 volumes lançados, En En tem 2 milhões de cópias de volumes em circulação. A média de vendas é levemente superior a 100 mil cópias por volume, após prazo médio de 30 dias.
A décima posição ficou para o novato Kanojo、Okarishimasu, que foi outro a achar seu espaço. Atualmente Okarishimasu tem uma tiragem total de 300 mil exemplares em circulação, somando seus quatro volumes lançados, o que significa um aumento na tiragem, considerando que os três primeiros volumes tinham um total de 200 mil exemplares em circulação. Apesar de nem sempre receber tanto destaque por parte dos editores, a verdade é que Okarishimasu (cuja média de vendas é de 55-60 mil cópias por volume) conseguiu seu lugar ao sol e deve permanecer na revista por um bom tempo, se não entrar em desgaste precocemente.
Depois de ter ficado em primeiro lugar entre os ranqueados da edição retrasada e de ter aparecido no bottom na edição passada, dessa vez DAYS ficou no “meio de tabela” mesmo, na “zona do agrião”, na décima primeira posição (até rimou). Essa variação de posições do mangá de futebol é estável e dentro dos padrões da variações de posições dos demais mangás da revista. Por isso, não interpretem isso como preocupante, ainda mais considerando que DAYS tem um bom nível de vendas de volumes (pelo menos 150 mil cópias em média em período levemente inferior a 30 dias).
Outro que saiu do bottom e foi pegar uma posição medíocre foi Kishuku Gakkou no Juliet, que pegou o décimo segundo lugar. Com um anime chegando, a situação de Juliet por ora está muito boa. Com sete volumes lançados, o mangá chegou ao total de um milhão de cópias em circulação, além de manter uma média de vendas de pelo menos 100 mil cópias por volume em menos de 30 dias. Isso sem falar na boa recepção que o mangá ainda mantém. Só não dá pra ficar muito empolgado com a média de posições na ordem de leitura, já que Kishuku parece estar gostando mais de dar as caras no meio de tabela ou do bottom do que do Top 10. Felizmente, isso não traz nenhum sinal negativo com relação ao mangá (ao menos, por enquanto).
Página Colorida: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
A décima terceira colocação é de Seitokai Yakuindomo, o veterano gag mangá que ainda é mantido na revista, apesar de já não estar mais no auge de sua popularidade. Seitokai já tem pouco mais de uma década de publicação e ainda vende mais que muitos novatos. Porém, não descarto que a obra chegue ao fim a médio ou mesmo a curto prazo, dependendo do que vamos nos deparar. E, na porta do bottom, quem dá as caras é Real Account, que estava ausente na edição anterior e foi o décimo quarto colocado entre os ranqueados dessa TOC. A vida de Account não está ruim, mas também não é das melhores. A obra está pra escanteio por parte dos editores e assim vai permanecer por um bom tempo. Para se ter uma ideia, não saiu mais nenhuma informação relevante do filme live-action, que foi anunciada em meados de janeiro desse ano. E, com a estreia de muitos novatos até a edição #30, é provável que Real Account não volte a receber holofotes tão cedo.
Quem abre o bottom nessa edição – na décima quinta posição – é Hoshino、Me wo Tsubutte。, que parece estar entrando numa sina de não conseguir pegar posições altas na ordem de leitura. Hoshino já está entrando em sua reta final e não deve se manter por um prazo muito longo. A tiragem do mangá é de 750 mil volumes circulando, somando seus dez primeiros volumes. A média de vendas do mangá é de 60 mil cópias por volume, nível pouco impactante, mas bom para os padrões da revista. Bem como já tinha falado na análise anterior, apesar do mangá não estar em baixa (ao menos não ainda), pelo menos o risco da obra se deteriorar pelo tempo de publicação pode diminuir se o autor e o desenhista souberem desenvolver essa reta final de forma competente.
Na décima sexta colocação, Sensei、Suki desu。 tem uma queda na ordem de leitura, caindo do sétimo para o décimo sexto lugar. O novato ainda não teve seu primeiro volume lançado, então vai ser preciso esperar um pouco para ver se o mangá (que não teve uma má recepção inicial) irá se firmar ou correrá riscos. Pegando uma posição baixa na ordem de leitura após uma posição no Top 10 dos ranqueados da TOC anterior, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (décimo sétimo colocado) vê seu primeiro volume ir à venda HOJE (17 de abril). Os resultados dos cinco primeiros dias de vendas podem vir à tona em, no máximo, oito dias, quando sai a tabela do Ranking Oricon dessa semana. As vendas serão determinantes para Mako-san ser mantido ou cancelado na revista, considerando que a obra a obra também ainda está buscando se firmar. Pelo menos os editores acreditam no mangá, tanto que darão página colorida na próxima edição pra divulgar o primeiro volume.
A décima oitava posição foi para o condenado 8-jou Carnival, que, diferente de outros novatos citados, NÃO achou o seu espaço… o que encontrou foi um calvário, onde permanece agonizando até ser cancelado de vez. Pra não dizer que não há nada de novo para falar sobre esse mangá, pelo menos ele não ficou em último na ordem de leitura, mas sim em penúltimo. Quem ficou em último mesmo foi Ahiru no Sora (no décimo nono lugar), que mal pôde desfrutar do primeiro lugar entre os ranqueados da edição anterior, já voltou ao fundo do bottom. A verdade é que já é rotineiro ver Ahiru pegar a última posição da ordem de leitura. Mas o mangá de basquete ainda está em situação confortável, com uma adaptação em anime chegando (ainda que por um estúdio duvidoso).
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (a Longo Prazo): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (a Médio Prazo): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Serem Finalizados em 2018: Fuuka, Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Em Busca de Estabilização: Kiss & Cry, Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
– Risco Moderado de Cancelamento: Sensei、Suki desu。
– Risco Grave de Cancelamento: 8-jou Carnival
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #19 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!