Entre a estreia e a despedida
escrito por Diego Felipe
Nessa mesma edição, temos a estreia de um novo mangá e o fim de uma obra veterana. As agitações vão se intensificando com o anúncio de novatos com autores consagrados ou obras com bom potencial (ao menos, teoricamente).
TOC Weekly Shonen Magazine #18 (2018):
Kiss and Cry (Capa Digital, Coloridas de Abertura, 67 p.) (capítulo 01)
Fuuka (Página Colorida, Último Capítulo) (capítulo 195)
Bakemonogatari (Pré-Rank) (capítulo 04)
01. Ahiru no Sora (capítulo 577)
02. Runway de Waratte (capítulo 42)
03. En En no Shouboutai (capítulo 122)
04. Domestic na Kanojo (capítulo 182)
05. Tsurezure Children (capítulo 180)
06. Hajime no Ippo (capítulo 1218)
07. Sensei、Suki desu。 (capítulo 14)
08. Kanojo、Okarishimasu (capítulo 37)
09. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 30)
10. Seitokai Yakuindomo (capítulo 466)
11. Nanatsu no Taizai (capítulo 261)
12. Tokyo Revengers (capítulo 56)
13. Hoshino、Me wo Tsubutte。(capítulo 93)
14. Daiya no Ace – Act II (capítulo 119)
15. Senryuu Shoujo (capítulo 76)
16. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 51)
17. DAYS (capítulo 242)
18. Gotoubun no Hanayome (capítulo 32)
19. 8-jou Carnival (capítulo 18)
Fumetsu no Anata e (Ausente) (pausado no capítulo 61)
Real Account (Ausente) (pausado no capítulo 156)
TOC Weekly Shonen Magazine #19 (2018):
– Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura: Gotoubun no Hanayome
– Novo Mangá: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san (por Hideki, autor de Chari ni Norenai!)
– Ausente: Domestic na Kanojo
TOC Weekly Shonen Magazine #21-22 (2018):
– Novo Mangá: This Man (por Kouji Megumi, desenhista de Acma:Game)
TOC Weekly Shonen Magazine #26 (2018):
– Novo Mangá: Orient (por Shinobu Ohtaka, autora de Magi ~ The Labyrinth of Magic, Sumomomo Momomo)
Nessa edição tivemos a estreia de Kiss and Cry, novo mangá da Weekly Shonen Magazine. Com temática sobre patinação, o novato recebeu em seu primeiro capítulo a capa digital e as páginas coloridas de abertura, além das 67 páginas. A outra página colorida foi para Fuuka, que chega ao fim nessa edição. É, pessoal, nem sei mais o que posso dizer… esse mangá, que durou quatro anos, se despede numa situação não tão boa quanto o esperado, mas pelo menos chega ao fim antes que o desgaste fosse maior. Fuuka não chegou a ser um grande sucesso, mas é um erro dizer que o mangá não foi bem-sucedido, ainda mais considerando os padrões de rendimento dos mangás da Weekly Shonen Magazine. O autor Kouji Seojá tem uma nova obra sendo desenvolvida e que estreará ainda esse ano. E, como é de praxe, desejo a ele boa sorte nessa nova empreitada (deve ser a primeira vez que digo isso já tendo ciência de que ele já está numa empreitada nova).
A adaptação em mangá de Bakemonogatari não ganhou páginas coloridas, mas ainda está em seu quarto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo. Diferente da edição anterior, dois mangás ficaram ausentes: Real Account e Fumetsu no Anata e. Mas essas obras devem retornar na próxima edição. Real Account segue em situação pouco confortável, dado o desgaste que o mangá está apresentando na revista. Já Fumetsu está em melhor situação, com um rendimento e uma recepção mais positivas, além de uma melhor média de posições na ordem de leitura.
Como os três primeiros mangás da ordem de leitura foram ocupadas por um estreante que ganhou capa e páginas coloridas de abertura, um veterano que ganhou página colorida no fim e um novato que ainda não chegou ao oitavo capítulo, o primeiro mangá a ser ranqueado foi o quarto da ordem de leitura… e foi justamente Ahiru no Sora, justamente o mangá que se habituou a pegar as últimas posições do bottom, embora não seja raro também ver o mangá de basquete pegar posições boas também. Por enquanto ainda não liberaram mais informações sobre a adaptação em anime, mas acredito que, se ela acontecer, pode ser na temporada de outubro.
Depois de ter ficado no bottom na edição anterior, Runway de Waratte dá aquele pulo do gato de responsa e é ranqueado na segunda colocação. Waratte continua em situação estável, mantendo uma fase boa (ainda que não excelente), não correndo riscos de cancelamento. Outro mangá que estava no bottom e subiu muito foi En En no Shouboutai, que pegou a terceira colocação. Shouboutai, vale lembrar, tem boas chances de receber uma adaptação em anime mais pra frente, visto seu potencial comercial.
Página Colorida de Abertura: Kiss and Cry
O quarto lugar foi para Domestic na Kanojo, que continuou em uma posição elevada entre os ranqueados e cuja situação fica mais tranquila por ora com a manutenção do rendimento positivo, o fim de Fuuka e a quantidade confortável de mangás com menor nível de rendimento. O mangá continua em situação tranquila, mas DomeKano, vale lembrar, estará ausente na próxima edição da Weekly Shonen Magazine. Também é preciso considerar a probabilidade da autora decidir finalizar o mangá em período de prazo não muito longo.
Perto do fim, Tsurezure Children pegou a quinta colocação. Esse simpático gag mangá vai ser finalizado pouco tempo após Fuuka e provavelmente antes da estreia do novo mangá de Hiro Mashima. Tsurezure perdeu fôlego após o fracasso do anime, mas terminará com um rendimento satisfatório. Acostumado a pegar posições medianas na ordem dos ranqueados, Hajime no Ippo, assim como na edição anterior, se manteve no Top 10, dessa vez pegando o sexto lugar. Pra um mangá que lida com o peso de 28 anos de publicação, até que Ippo está em situação mais tranquila que muito mangá mais novo. A obra só será finalizada quando o autor quiser.
A sétima colocação foi para o novato Sensei、Suki desu。, que continua em busca de espaço na revista. Curioso notar que Sensei tem variado suas posições na ordem de leitura. Esse novato ainda briga por estabilização. Já o oitavo lugar foi para Kanojo、Okarishimasu, que está em situação estável a médio prazo, conta com apoio editorial e ainda não passa por riscos significativos de ser cancelado. A recepção e as posições do mangá costumam ser, pelo menos, satisfatórias, apesar do risco de perda de espaço caso os novatos passem a se destacar.
E na nona posição quem deu as caras foi Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que ainda está no aguardo pelos resultados das vendas do primeiro volume (que será lançado na semana que vem) para ficar claro se o mangá se firmará ou não na revista. Em décimo, quem dá as caras é Seitokai Yakuindomo, que continua em situação estável por ora, mas começa a apresentar possíveis sinais de queda de rendimento, visto que o volume mais recente acabou saindo do Top 50 do Ranking Oricon antes do esperado. Mas, mesmo que haja uma explicação alternativa, se por um lado Seitokai ainda apresenta boas vendas de volumes pros padrões da revista, por outro há tempos não é uma das obras mais chamativas do plantel. Considerando esses desgaste, é possível que Seitokai não dure por tanto tempo na revista. Já não acho que será tão fácil o mangá passar por 2018, mas caso passe, se desgastará ainda mais no início de 2019.
Página Colorida de Abertura: Kiss and Cry
O décimo primeiro lugar foi para o pilar Nanatsu no Taizai, que pega sua pior posição ranqueável nesse ano editorial. É a primeira vez que o mangá fica de fora do Top 10 entre os mangás ranqueados. Mas Nanatsu segue como o grande pilar da revista, com uma grande popularidade. Pra se ter uma ideia, na época da primeira temporada do anime (em 2014) o mangá teve 1,8 milhão de cópias reimpressas e depois teve 1 milhão de cópias reimpressas com a segunda temporada. Vale lembrar que agosto será um mês especial para a obra, pois não apenas estreará a peça de teatro de Nanatsu como também um filme animado nos cinemas japoneses no dia 18 desse respectivo mês.
Perdendo espaço aos poucos, Tokyo Revengers volta a pegar uma posição medíocre, pegando a décima segunda posição. A chegada de obras mais promissoras não tem facilitado sua estadia. Revengers ainda tem boas chances de se manter a médio prazo, mas a longo prazo há a probabilidade do espaço da obra na line-up diminuir ainda mais, considerando que mais mangás promissores vão estrear.
A décima terceira colocação foi para Hoshino、Me wo Tsubutte。, que não só está perto de seu centésimo capítulo lançado como também entrará em arco final a partir do 11º volume. O mangá desceu uma posição na tabela de mangás ranqueados em comparação com a edição passada, ou seja, continuou na parte da ordem de leitura em que ficam as posições medíocres. Apesar dos resultados satisfatórios/bons que o mangá vem apresentando, parece que o autor e o desenhista vão preferir encerrar a obra antes que ela passe por um desgaste. É uma decisão considerável, pois o rendimento, embora positivo, não é tão fantástico a ponto do mangá se manter a um prazo muito longo. Também contribui para que o mangá tenha mais possibilidades de chegar a um fim redondo.
Após ter ganho página colorida na edição anterior, Daiya no Ace – Act II acaba indo parar na porta do bottom, recebendo a décima quarta posição. Mas Daiya segue com vida bem tranquila: o 11º volume de Daiya vendeu 219.221 cópias em apenas 17 dias, uma quantia muito boa para os padrões da Weekly Shonen Magazine. Fora a boa recepção que o mangá ainda possui, as posições altas que pega na maior parte das vezes em que é ranqueado, a possibilidade do retorno do anime mais pra frente… Enfim, nada de novo no front quanto a esse mangá que continua firme e forte.
Nem deu muito tempo pra curtir o terceiro lugar entre os ranqueados da edição anterior, Senryuu Shoujo já voltou pra turma do fundão, pegando a décima quinta colocação e abrindo o bottom. A situação de Senryuu é estável, pelo menos a médio prazo. Quem também apareceu no bottom mas vive situação ainda melhor é Kishuku Gakkou no Juliet, décimo sexto colocado da vez. Há uma certa expectativa com relação à adaptação em anime, embora por ora maiores detalhes sobre a adaptação não tenham sido revelados. Vale lembrar que o mangá, que mantém a boa recepção dos tempos da Bessatsu Shonen Magazine, as vezes pega posições baixas na ordem de leitura mas segue em alta na revista, ainda mais considerando as vendas de volumes antes do anime (100 mil cópias por volume).
Página Colorida: Fuuka
Se na edição anterior DAYS foi ranqueado em primeiro lugar, nessa edição o mangá de futebol apareceu no bottom, na décima sétima posição. A situação do mangá, vale lembrar, continua tranquila… Isso não é novidade. Mas se vieram pelas novidades, aqui vai uma: a edição limitada do 26º volume de DAYS virá com um OVA, cujo trailer pode ser visto clicando nesse link.
Já a décima oitava colocação ficou para Gotoubun no Hanayome, que pegou uma posição muito baixa após ter sido ranqueado em quarto na edição anterior. Mas convenhamos, nesse momento ver Gotoubun pegar posições baixas não é preocupante, haja visto que o mangá está mostrando uma crescente nas vendas de volumes, mantém uma boa recepção, tem apoio editorial (inclusive, as tiragens também vão aumentando) e de quebra é comum vermos o mangá ganhar páginas coloridas… Aliás, na próxima edição, mesmo com a estreia de um novo mangá, Gotoubun receberá a capa digital e a página colorida de abertura.
E, mais uma vez, 8-jou Carnival ficou em último lugar (décimo nono lugar) entre os ranqueados. Esse novato mal-sucedido, vale esclarecer, não é um mangá especialmente desginado para fechar a revista (na TOC #12, por exemplo, 8-jou ficou acima de Ahiru na ordem de leitura). Trata-se na verdade de mais uma obra que não vinga e que será cancelada em não muito tempo.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (a Longo Prazo): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (a Médio Prazo): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Serem Finalizados em 2018: Fuuka, Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Risco Moderado de Cancelamento: Sensei、Suki desu。
– Risco Grave de Cancelamento: 8-jou Carnival
Bem, pessoal, assim encerro a análise da edição #18 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!