Idas, vindas e novidades.
escrito por Diego Felipe
Em tanto tempo analisando as edições da Weekly Shonen Magazine, creio que estamos perto do período mais agitado da revista nos últimos três anos, falando no sentido positivo. Muitos novatos promissores, um plantel com obras com bom apelo comercial (alguns vão ganhar anime, inclusive), futuros estreantes que podem atrair o público… Também não podemos nos esquecer dos mangás que estão em reta final e irão sair da line-up em breve (por fim natural ou não). Bem, sem mais delongas, eis o índice, seguido da análise.
TOC Weekly Shonen Magazine #17 (2018):
Saito Asuka (Capa Física)
Daiya no Ace – Act II (Página Colorida de Abertura) (capítulo 118)
01. DAYS (capítulo 241)
Bakemonogatari (Pré-Rank) (capítulo 03)
02. Domestic na Kanojo (capítulo 181)
03. Senryuu Shoujo (capítulo 75)
04. Gotoubun no Hanayome (capítulo 31)
05. Fuuka (Capa Digital) (capítulo 194)
06. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulos 28 e 29)
07. Seitokai Yakuindomo (capítulo 465)
08. Hajime no Ippo (capítulo 1217)
09. Nanatsu no Taizai (capítulo 260)
10. Ahiru no Sora (capítulo 576)
11. Fumetsu no Anata e (capítulo 61)
12. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 92)
13. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 50)
14. Tokyo Revengers (capítulo 55)
15. Real Account (capítulo 156)
16. Tsurezure Children (capítulo 179)
17. Kanojo、Okarishimasu (capítulo 36)
18. Runway de Waratte (capítulo 41)
19. En En no Shouboutai (capítulo 121)
20. Sensei、Suki desu。 (capítulo 13)
21. 8-jou Carnival (capítulo 17)
TOC Weekly Shonen Magazine #18 (2018):
– Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Kiss and Cry (por Yuuki Ikeda) (67 p.)
– Página Colorida, Último Capítulo: Fuuka
TOC Weekly Shonen Magazine #19 (2018):
– Novo Mangá: Título não-identificado (por Hideki, autor de Chari ni Norenai!)
TOC Weekly Shonen Magazine #21-22 (2018):
– Novo Mangá: This Man (por Kouji Megumi, desenhista de Acma:Game)
TOC Weekly Shonen Magazine #26 (2018):
– Novo Mangá: Orient (por Shinobu Ohtaka, autora de Magi ~ The Labyrinth of Magic, Sumomomo Momomo)
Numa edição em que nenhum mangá ficou ausente, a capa física foi estampada por Saito Asuka, atriz, cantora e idol do grupo Nogizaka46. Já a capa digital da vez foi para Fuuka, que nessa edição teve seu penúltimo capítulo lançado. O mangá chegará ao fim na próxima edição, no lançamento de seu 195º capítulo. Como o mangá só ganhou a capa digital, mas nenhuma página colorida, Fuuka está sendo ranqueado… pela última vez. Somente duas obras não foram ranqueadas nessa edição: Daiya no Ace – Act II e Bakemonogatari. Daiya recebeu a página colorida de abertura (a única página colorida da edição, aliás). Já o mangá de Bakemonogatari ainda está em seu terceiro capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo. Falando em Bakemonogatari, recentemente o editor confirmou via Twitter que o desenhista, o bem-sucedido Oh! Great, está fazendo o storyboard tendo como base as novels de Nisio Isin, que, por sua vez, somente checa o trabalho mas não faz o storyboard.
O primeiro lugar entre os ranqueados da edição foi para o mangá de futebol DAYS, que segue com fôlego na revista. A obra ainda goza de boa popularidade, ganhando páginas coloridas com certa frequência e apresentando um bom nível de vendas de volumes: seu 26º volume vendeu 104.664 cópias em apenas 10 dias e tem fôlego pra vender mais de 160 mil cópias em mais ou menos 30 dias. Se não chega a ser um dos pilares da revista, DAYS não deixa de ser uma obra bem rentável. Prosseguindo com a montanha-russa que tem sido a sua variação de posições, Domestic na Kanojo pegou a segunda posição, dando o pulo do gato em comparação à décima segunda posição da TOC anterior. DomeKano continua em situação tranquila por enquanto e por ora só será finalizado se assim desejar a autora Kei Sasuga. Enfim, sem novidades para esse mangá, não é mesmo?
Ausente na edição anterior, Senryuu Shoujo volta pegando a elevadíssima terceira colocação entre os ranqueados. Após algumas edições com posições baixas, enfim o mangá é colocado bem lá em cima na ordem de leitura. Esse gag mangá, cuja média de vendas de volumes é de 60 mil cópias por volume em pouco mais de um mês, segue firme e sem riscos de cancelamento. O quarto lugar foi para Gotoubun no Hanayome, que não poderia viver fazer melhor após 30 capítulos lançados: sua recepção interna é muito boa, os editores apoiam bastante o mangá e o mangá está melhorando comercialmente: em dez dias (entre 16 e 25 de março), o terceiro volume vendeu 48.565 cópias. O segundo volume, nessa mesma quantidade de dias, tinha vendido 31.824 cópias. Ou seja, por ora, parece que a cada volume o nível de vendas de volumes vai subindo.
Como eu já tinha explicado, Fuuka foi ranqueado por ter ganho uma capa digital mas não ter ganho páginas coloridas. Apesar do desgaste, ao menos o último ranqueamento do mangá é numa posição honrosa (quinta posição). O mangá está em seu penúltimo capítulo e será encerrado já na próxima semana. Fica o desejo de boa sorte ao autor Kouji Seo para suas próximas empreitadas… Se bem que, ouvi dizer de que Kouji já teria planos para lançar um novo mangá no mês de junho desse ano na Weekly Shonen Magazine, onde um personagem importante seria um editor de uma revista de mangás. Dizem minhas fontes que isso seria confirmado no lançamento da edição #18. Até onde se sabe, Kouji declarou no Twitter que estava desempregado pela primeira vez em 10 anos: ele lançou Kimi no Iru Machi entre 2008 e 2014 e já emendou o fim desse mangá com a estreia de Fuuka (2014-2018).
A sexta colocação foi para Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, novato que vinha variando suas posições na ordem de leitura, mas que dessa vez permaneceu no Top 10, sendo ranqueado apenas algumas posições abaixo com relação à edição anterior. Mako-san ainda teve dois capítulos lançados nessa mesma edição. Se até aqui Mako-san mostrou que tem chances de se firmar, elas serão postas à prova em breve: o primeiro volume do mangá será lançado no dia 17 de abril (ou seja, daqui a duas semanas). As vendas de volumes serão determinantes para que Mako-san conquiste seu espaço no plantel.
O sétimo lugar foi para o veterano Seitokai Yakuindomo, que embora não esteja recebendo tanto destaque por parte dos editores, ainda tem um espacinho garantido na line-up. O décimo sexto volume desse gag mangá vendeu 65.416 cópias em 10 dias, um nível superior ao de muitos novatos. Já a oitava posição foi para outro mangá que consegue vender bem mesmo após o desgaste (no caso, um desgaste de quase três décadas): Hajime no Ippo. Seu 120º volume (você não leu errado) vendeu 100.783 cópias em 10 dias, podendo chegar a mais de 150 mil em 30 dias. Em suma: são duas obras que apesar de perderem destaque para mangás mais recentes, continuam com um bom rendimento comercial.
Na nona colocação, quem deu as caras foi o pilar Nanatsu no Taizai, que continua em ótima fase na line-up. E por ora o mangá continua mantendo o “tabu” de não ter sido ranqueado em nenhum momento fora do Top 10. Com o anime atualmente em exibição nas telinhas e um filme animado a estrear em agosto nas telonas, ainda veremos Nanatsu render comercialmente por um tempão. O veterano Ahiru no Sora pegou a décima posição, conseguindo sair do (último lugar do) bottom. Ahiru continua em situação estável, uma recepção positiva e uma bela média de vendas de volumes (200 mil cópias em um mês), embora a obra tenha perdido um pouco de espaço recentemente. E por ora ficamos no aguardo por mais informações importantes sobre a adaptação em anime. A décima primeira posição foi para Fumetsu no Anata e, que apareceu no meio de tabela dessa vez, sendo que a obra costuma variar mais entre ficar entre os dez primeiros e ficar no bottom diretamente. O importante é que Fumetsu continua firme e forte.
Página Colorida de Abertura: Daiya no Ace – Act II
O décimo segundo lugar foi para Hoshino、Me wo Tsubutte。… e gente, preciso fazer uma retificação da situação desse mangá: apesar dele não estar correndo riscos de cancelamento, parece que o roteirista e o desenhista optaram por não protelar a duração da obra por muito tempo e, pelo que me informaram, parece que o mangá entrou em seu arco final. Ainda não se sabe por quanto tempo esse arco se estenderá, mas não são pequenas as chances da obra chegar ao fim no segundo semestre desse ano. Embora não seja uma obra com grande apelo comercial, o mangá vende bem seus volumes (60 mil cópias em até um mês, além de uma soma de 750 mil cópias impressas dos dez primeiros volumes) e mantém uma boa recepção. Se for pra se despedir, não será em baixa, ao menos por ora.
A décima terceira colocação foi para Kishuku Gakkou no Juliet, que chegou ao seu 50º capítulo publicado. Juliet está em alta, ainda mais com um anime anunciado, e tem chances de ver seu rendimento se expandir. Rendimento esse que já é muito bom: Em 10 dias, seu sétimo volume vendeu 69.738 cópias, tendo fôlego para vender pelo menos 110 mil cópias em pouco mais de 30 dias. Fica a torcida para que o anime faça sucesso, pois isso seria uma ótima notícia não só para o mangá, como para a própria Weekly Shonen Magazine.
Em décimo quarto lugar está Tokyo Revengers, que talvez esteja começando a entrar em uma situação desfavorável. Parei pra pensar recentemente e, com o fim de Fuuka e Tsurezure e a estreia de vários novatos muito chamativos, pode ser que Revengers comece a perder espaço. E pra completar, obras trazidas para a revista no ano passado (como os novatos Gotoubun no Hanayome e Runway de Waratte e o transferido Kishuku Gakkou no Juliet) já apresentaram desempenho comercial superior. Se Revengers for superado por muitos outros novatos, os editores vão encarar que não vale a pena mantê-lo no plantel. O possível alento, porém, pode ser a já citada probabilidade de Hoshino、Me wo Tsubutte。ser finalizado naturalmente em breve, o que contribuiria para aumentar um pouco suas chances de permanência.
Mais uma vez Real Account apareceu numa posição baixa na ordem de leitura, sendo ranqueado na décima quinta colocação. Olhando pelo lado meio cheio, ao menos a obra ficou fora do bottom dessa vez. Mas verdade seja dita, eu diria que Account está praticamente no limbo do esquecimento, uma vez que os editores mantém a obra mas não lhe dão destaque ou a consideram como um mangá que render mais comercialmente, mesmo com a live-action anunciada. E dessa vez quem ficou na porta do bottom foi Tsurezure Children, no décimo sexto lugar. Apesar dos resultados pouco expressivos do anime, Tsurezure se despedirá em breve com um rendimento satisfatório: seu décimo primeiro volume vendeu 42.562 cópias em 10 dias, algo positivo para um gag mangá. Apesar da perda de espaço com o passar do tempo, Tsurezure ao menos será finalizado antes que perca por completo sua relevância na line-up.
Quem abre o bottom é Kanojo、Okarishimasu, na décima sétima colocação. Digamos que, entre os novatos que conseguiram estabilidade recentemente, Okarishimasu é um dos que menos se garante a longo prazo. Trata-se de um mangá que tem uma recepção boa mas não ótima. Seu nível de vendas é razoável, mas caso a revista encontre vários mangás mais promissores, Okarishimasu pode perder espaço aos poucos. Mas por ora, o mangá ainda consegue se manter. E depois de ter sido ranqueado em primeiro lugar na edição anterior, Runway de Waratte acaba aparecendo bem no bottom na décima oitava posição, graças à variação da ordem de leitura. Runway continua em situação estável, sem riscos de cancelamento por ora, considerando sua boa recepção e suas vendas razoáveis. Isso não significa que Runway está seguro por um prazo muito longo, mas sim que o mangá ainda não corre tantos riscos em sua luta para permanecer.
Após algumas boas posições na ordem de leitura em edições anteriores, En En no Shouboutai fica apenas na décima nona posição. Apesar de baixa, a posição não chega a ser tão surpreendente considerando que o mangá aparece com relativa frequência no bottom, embora costume aparecer mais no Top 10 (é a rotina da maioria dos mangás estáveis da line-up). O importante é que En En segue em alta e continuará sendo publicado por um bom tempo. E foi só falar na análise da edição anterior que Sensei、Suki desu。 teve, na pior das hipóteses, um início de ranqueamentos melhor que o de 8-jou Carnival, e nessa edição seguinte esse novato afunda no bottom na ordem de leitura, pegando a vigésima colocação. Sensei ainda briga por espaço, vale lembrar… Mas não arrisco dizer que o mangá está conseguindo o tão sonhado espaço no plantel. E se a situação não melhorar, o risco de cancelamento crescerá cada vez mais. E o vigésimo primeiro lugar foi justamente para 8-jou Carnival, que já está condenado ao cancelamento. É apenas questão de tempo para a obra ser encerrada devido ao seu insucesso.
OS PRÓXIMOS NOVATOS
Galera, parece que a Weekly Shonen Magazine não quer mesmo correr os riscos do ano editorial anterior, em que passou um tempão ser ver um mangá emplacar, até que Gotoubun no Hanayome, Runway de Waratte e Kanojo、Okarishimasu se firmaram e salvaram o ano… isso sem contar na transferência de Kishuku Gakkou no Juliet. Em 2018, já tivemos a estreia impactante de um mangá baseado na franquia Bakemonogatari, com direito a roteiro do autor original (Nisio Isin) e arte do talentosíssimo Oh! Great (Air Gear, Biorg Trinity, Tenjho Tenge). Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai tem boas chances de apresentar um nível de vendas de volumes pelo menos razoável. Mas as coisas não vão parar por aí, de forma alguma.
Imagem prévia de Kiss & Cry
Na próxima edição, além do fim de Fuuka, teremos a estreia de Kiss & Cry, novo mangá de autoria de Yuuki Ikeda. A julgar pela imagem da capa digital da edição, parece que será um mangá de patinação no gelo. Uma boa aposta, a meu ver.
Capa digital da TOC #18
Na edição #19, teríamos a estreia de um mangá (cujo título ainda não identifiquei) de autoria de Hideki, autor do gag mangá Chari ni Norenai!, que chegou a ser completamente traduzido para o inglês, pelo menos pelo que se vê no site da Manga Rock. No MangaHelpers, esse mangá é referido como “o mangá da Onee-san”.
Imagem prévia do novo mangá de Hideki
Na edição #21-22, teremos a estreia de This Man, novo mangá de Kouji Megumi, desenhista de Acma:Game e dos mangás de Bloody Monday). Ainda não soube de maiores detalhes sobre o novo mangá.
Imagem prévia de “This Man”
Na edição #26, uma surpresa muito bem-vinda: Orient, novo mangá da autora de Magi ~ The Labyrinth of Magic e Sumomomo Momomo. Pelo que consta a sinopse, a história se passa na era Sengoku e tem como protagonista um menino de 15 anos de nome Musashi, que lutará contra uma força maligna que está dominando o Japão.
Anúncio da estreia de “Orient” para a TOC #26
E ainda há a expectativa de que, nessa semana, sejam liberadas mais informações sobre o novo mangá que Hiro Mashima (autor de Fairy Tail e Rave Master) pretende lançar ainda esse ano na Weekly Shonen Magazine. Ele já havia declarado isso tempos antes, mas parece que um anúncio oficial será realizado no dia 5 de abril, se as informações que encontrei estiverem corretas (algumas citavam o dia 11 de abril, mas parece que Mashima fez uma antecipação).
Imagem prévia dos próximos novatos
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (a Longo Prazo): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (a Médio Prazo): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Serem Finalizados em 2018: Fuuka, Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Risco Moderado de Cancelamento: Sensei、Suki desu。
– Risco Grave de Cancelamento: 8-jou Carnival
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #18 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, galera!