Os quatro novatos em risco.
Pare tudo que você está fazendo, pois nessa semana eu realmente tivemos muito sobre o que comentar. Por isso não vou escrever uma introdução longa, vamos ver a TOC:
Weekly Shonen Jump #23 (05/05/2018)
Hinomaru Zumou c191 (Página Colorida de Abertura, Aniversário de 4 anos)
01 – Yakusoku no Neverland c85
02 – One Piece c903 (Capa)
03 – Dr. Stone c56
04 – Black Clover c155
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c61 (Página Colorida)
05 – Kimetsu no Yaiba c108
06 – Haikyuu!! c300
Rika no Jikan de Nakama Ryou (One-Shot, Página Colorida)
Ziga c07 (Pré-Rank)
07 – Noah’s Notes c08 (Primeiro Rank)
08 – Gintama c680
09 – Boku no Hero Academia c181
Boruto: Naruto Next Generations c23 (Página Colorida)
10 – Jujutsu Kaisen c09
11 – Act-Age c15
12 – Robot x Laserbeam c55
13 – Shokugeki no Souma c261
14 – Yuragi-sou no Yuuna-san c109
Tomatoypoo no Lycopene c27
Saiki Kusuo no Sainan 4-koma c08
Hunter × Hunter c381 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)
Weekly Shonen Jump #24 (14/05/2018)
Nova Série, Capa e Página Colorida de Abertura: “Momiji no Kisetsu” de Masayoshi Satoshou
Página Colorida Dr. Stone, Haikyuu!! e Yuragi-sou no Yuuna-san
Weekly Shonen Jump #25 (21/05/2018)
Nova Série, Capa e Página Colorida de Abertura: “Kimi wo Shinryaku seyo!” de Kazusa Inaoka
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como página colorida de abertura Hinomaru Zumou, que está completando 4 anos na revista. Como eu disse na semana passada, os editores decidiram não dar uma capa de aniversário para a série, um sinal negativo (mas não terrível, pois seria bem pior se recebesse somente uma página colorida ou nada). Parece que o grupo editorial não está acreditando muito na possibilidade da série dar certo. Também tivemos página colorida para Boku-tachi wa Benkyou ga Dekina e BORUTO, que continua sendo lançado semanalmente e por incrível que pareça, começa a conquistar algumas pessoas. ZIGA também não foi classificado, mas na próxima edição, será.
Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que muito em breve deve trazer um grandíssimo anúncio. O motivo dessa suspeita são dois: foi registrado no dia 20 de abril, por uma empresa japonesa desconhecida, o site “neverland-anime.com”. Além disso, a Shueisha também criou um site perfil oficial para a série, que mesmo não sendo um sinal analisado individualmente, se combinarmos que a criação do site, pode realmente ser um sinal de um anime chegando. Mas quando seria anunciado esse anime? Eu diria que é quase impossível que os editores anunciem o anime com só uma página colorida. Isto pode acontecer somente se usarem a estratégia que fizeram com “World Trigger”, que deram uma página colorida de anúncio, mas na edição seguinte já deram uma para a série a profundir esse anúncio. Levando em conta que provavelmente Yakusoku no Neverland receberá uma capa para anunciar o seu anime, podemos concluir que o anuncio do anime será realizado somente DEPOIS da edição #26, mas antes muito provavelmente antes da sua edição de aniversário, que é a 36#, daqui a 3 meses.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que recebeu uma capa. Eu normalmente classifico os mangás que recebem capa e não recebem página colorida de abertura, pois o fato que eles foram a capa da revista, normalmente não interfere na posição da TOC. O motivo pelo qual a série recebeu uma capa foi bem simples: ONE PIECE está começando um novo arco que é MUITO esperado pelo público e pode trazer de volta vários personagens amados pelos leitores. Mas ao mesmo tempo, os editores perceberam que não era necessário entregar uma página colorida, aumentando o esforço do autor, que já teve problemas de saúde nos anos precedentes. A solução mais simples é realmente entregar somente uma capa, que é mais do que o suficiente, para deixar a grande maioria dos leitores eufóricos pelo novo arco e pela volta da Vivi (por estar na capa, não acredito que seja um spoiler mais), personagem tão amada e querida.
Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone que continua com seus problemas de vendas, mas os leitores não devem se preocupar, Dr.Stone não está correndo nenhum risco de cancelamento, a série se encontra segura e deve restar na revista até quando ganhar o seu anime. Caso o anime não dê certo, podemos começar a cogitar seu lançamento. Dr.Stone só será cancelado antes do anime, caso tenha um grande queda de vendas, que não está acontecendo atualmente. A série só não está aumentando de vendas como o esperado, o que é uma pena, pois tinha tudo para se tornar um sucesso nacional. O nome dos editores, principalmente de Inagaki Riichiro não está fazendo efeito (Aqui no Ocidente falam mais de BOICHI que Inagaki, mas no Japão, Inagaki com Eyeshield 21, vendeu bem mais que qualquer outra de BOICHI). Uma diminuição da publicidade em cima da série por parte dos editores pode ser possível. Em quarto lugar tivemos Black Clover, que continua entre as primeiras colocações.
Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que provavelmente verá um outro mangá passando na sua frente na “fila dos animes”, estamos falando de Yakusoku no Neverland. Mas não considero muito preocupante. Os seguidores da WSJ mais novos que não analisam a revista como uma totalidade temporal (por isso se baseando na história e situação atual da revista), acreditam que a WSJ não está achando nenhum sucesso, mas entre 2017 e 2016, os editores conseguiram achar em 1 ANO, seis grandes sucessos: Kimetsu no Yaiba, Yuragi-Sou no Yuuna-San, Yakusoku no Neverland, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Dr.Stone e Robot x Laserbeam. Resultando assim em uma revista inchada que não dá espaço para nenhuma série nova, mas explicarei isto quando falarei sobre Jujutsu Kaisen daqui à alguns paragráfos. O problema dessa explosão de novas séries, é que também a Shueisha se vê obrigada a bancar seis animes novos de uma vez só.
A decisão acabou sendo produzir primeiro o anime de Yuragi-Sou no Yuuna-San, que até alguns meses atrás, era o novato que mais vendia, perdendo somente para Yakusoku no Neverland. Por isso, escolheram a série mais velha e uma das que mais vendia. A decisão sucessiva é bem provável que seja escolher o mangá que está tendo uma popularidade enorme e tem uma capacidade imediata de atrair novos leitores a revista: Yakusoku no Neverland. Os editores não podem perder tempo e devem aproveitar que todos estão falando de Yakusoku no Neverland, quem sabe deste modo, não conseguem criar um novo Death Note. Com essas duas decisões, é bem provável que o próximo anime seja anunciado entre Novembro de 2018 e Fevereiro de 2018, quando o trio sobrevivente da leva de seis, completará dois anos de vida, e teoricamente deveriam ter seus animes anunciado. Mas os editores deixaram pendente o anime de Kimetsu no Yaiba, que seria a escolha mais natural depois do anime de Yakusoku no Neverland, já que no mesmo mês de o trio completa dois anos, Kimetsu no Yaiba estará completando três anos. Mas se os editores anunciarem o anime de Kimetsu Yaiba, ao menos dois, dos três mangás do trio, lançará seu anime tarde. Os editores se encontram em uma situação complicada e bem confusa. Muitos novatos de sucesso. Em sexto lugar tivemos Haikyuu!! que continua sendo o super pilar da revista.
Em sétimo lugar tivemos Noah’s Notes que recebeu uma posição intermedia, como eu tinha previsto na semana passada. Os editores parecem que não estão mais utilizando o oitavo capítulo para definir o futuro de uma série, somente se essa série acabou sendo MUITO mal recebida. Por isso, atualmente as séries começam a ser classificadas realmente de acordo com sua popularidade a partir do nono ou décimo capítulo. Contudo, este ranking de Noah’s Notes significa que a série provavelmente não teve uma recepção muito ruim e ainda tem chances de sobreviver na revista. Lembrando que o mangá teve uma recepção positiva nos fóruns japoneses, por dois motivos: o autor ser já bem conhecido pelos leitores da revista e também pelo fato que a história parece ser agradável de se ler, mas a recepção, mesmo sendo boa, não chega a ser “explosiva” e “eufórica”. Em oitavo lugar tivemos Gintama que continua firme e forte na revista, e sobreviveu por mais uma leva.
Em nono lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua recebendo posições baixíssimas por partes dos editores, mesmo a série tendo a sua terceira temporada em exibição. A decisão por parte do novo editor chefe é realmente muito estranha, pois atualmente Haikyuu!!, mesmo não recebendo o tratamento de pilar (como recebeu com o editor chefe precedente), se encontra constantemente entre os primeiros colocados. Já Boku no Hero Academia se encontra constantemente na zona intermediária, nessa semana mesmo quase chegou a estar entre os cinco últimos colocados. A série também vem recebendo muito menos página coloridas e capas, enquanto Haikyuu!! ainda recebe tal regalias constantemente, como por exemplo na próxima semana. Então, o que realmente os editores estão pensamentos com essas colocações estranhas? Será que colocam Hero no meio da revista para deixar a Weekly Shonen Jump mais equilibrada? Não dá para saber exatamente. Eu tenho certeza de uma coisa, não estão sabotando a série, pois não são loucos em perder uma das maiores minas de ouro criadas nos últimos anos, mas mesmo assim, devemos tentar entender o real motivo pelo qual os editores não dão mais tanto destaque para Boku no Hero Academia. Não digo ficar sempre entre os primeiros colocados, mas receber mais constantemente capas e ficar ao menos entre os seis primeiros colocados, como acontece com Haikyuu!!.
Em décimo lugar tivemos Jujustsu Kaisen e em décimo primeiro lugar tivemos Act-Age, as duas séries conseguiram posições ruins, mas que não são de cancelamento. Como eu tinha comentado a algumas semanas atrás, existia a possibilidade do cancelamento de Bozebeats ser solitário, e provavelmente será. Os editores darão mais tempo para Act-Age pode provar que consegue sobreviver na revista. Enquanto Jujutsu Kaisen também deve conseguir sobreviver por mais várias decisões, antes que os editores decidam realmente se cancelam o mangá ou não. A verdade é que teremos quatro novatos da revista, sendo que todos eles podem ser cancelados na próxima leva. É muito provável que os editores escolherão dois ou três desses para serem cancelados. Por isso, podemos ver uma luta real pela sobrevivência entre Jujutsu Kaisen, Act-Age, Noah’s Notes e Ziga. Sendo que atualmente aqueles que parecem ter mais chances de dar certo é, respectivamente, Noah’s Notes e Act-Age, mas a situação pode mudar ao longo das semanas. Esses são os quatro novatos em risco. É importante reparar que justamente por a revista estar muito cheia, acredito que os editores estão evitando lançar séries de autores veteranos, acredito que veremos a nova série de Kishimoto, Kubo ou de Shimabukuro, somente quando Gintama realmente estiver muito próximo de terminar, faltando no máximo 10 capítulos.
Nas últimas três colocações tivemos respectivamente várias séries que não devem ser canceladas, ma não gostam nem um pouco de estar em uma colocação tão baixa: Robot x Laserbeam em décimo segundo lugar. Shokugeki no Souma em décimo terceiro lugar. Yuragi-Sou no Yuuna-San em décimo quarto lugar. Os editores colocaram essas séries entre os últimos colocados, para deixar os novatos, que eles ainda estão decidindo se irão cancelar ou não, em uma colocação um pouco melhor. Quando decidirem quais novatos irão dar a adeus a revista, Robot, Souma e Yuragi voltarão a ficar em uma posição um pouco mais. É importante reparar uma coisa: Shokugeki no Souma voltou a ficar entre os últimos colocados. A série não corre risco de cancelamento, mas é uma comprovação que os editores não tão mais tanta importância para a série, como davam anos atrás.
*Como a WSJ acabou vazando, irei adiar a maratona de novas séries para a próxima semana. Lembrando que próxima semana CERTAMENTE não teremos WSJ.