Armário Errado.
Em uma TOC diferente, os novos editores decidiram se vestir como os editores antigos e voltaram a entregar para uma série veterana a primeira colocação: o sortudo acabou sendo o nosso pilar Haikyuu!!. Porém esse não acabou sendo a única surpresa da TOC, também tivemos a estreia de Jujustsu Kaisen, um grande tropeço por parte de Robot x Laserbeam e muitos outros elementos que merecem ser comentados. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shonen Jump #21-22 (23/04/2018)
CAPA: Jump Cast
One Piece c902 (Página Colorida de Abertura)
01 – Haikyuu!! c299
02 – Dr. Stone c55
03 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c60
04 – Boku no Hero Academia c180
Yakusoku no Neverland c84 (Página Colorida)
05 – Kimetsu no Yaiba c107
06 – Shokugeki no Souma c260
Build King (Página Colorida, One Shot de Mitsutoshi Shimabukuro, criador de Toriko)
07 – Jujutsu Kaisen c08 (Primeiro Rank)
Noah’s Notes c07 (Pré-Rank)
Black Clover c154 (Página Colorida)
Ziga c06
08 – Gintama c679
09 – Hinomaru Zumou c190
10 – Yuragi-sou no Yuuna-san c108
11 – Act-Age c14
12 – Robot×Laserbeam c54
Tomatoypoo no Lycopene c26
Saiki Kusuo no Sainan 4-koma c07
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c23, Hunter × Hunter c381 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)
Weekly Shonen Jump #23
Capa: ONE PIECE
Página Colorida de Abertura: Hinomaru Zumou
Página Colorida: BORUTO, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Rika no Jikan (One-Shot de Nakama Ryou, criador de Isobe Isobee Monogatari)
Começando pelos mangás não ranqueados tivemos uma capa “grupal” muito interessante. Já a página colorida de abertura ficou com ONE PIECE, que quase sempre recebe esse “presente” quando temos as famosas capas da “WSJ Cast”. Próxima edição (que será lançada daqui a duas edições) o mangá continuará recebendo a regalia máxima por parte dos editores, a diferença é que será somente a capa. Também tivemos página colorida para Yakusoku no Neverland e Black Clover. Além da página colorida para “Build King” nova série B-Shounen do criador de Toriko. O autor já confirmou que tem planos em serializar este mangá, e sinceramente, se for realmente uma história de boa qualidade, levando em conta o “hype” que estão colocando sobre o mangá, Build King tem boas chances de ser serializado em no máximo 1 ano. Lembrando que o fato de Shimabukuro ser um autor veterano não garante que a série seja um sucesso.
Em primeiro lugar tivemos uma grandíssima surpresa: Um dos principais pilares da revista voltou a conquistar o topo. Estamos falando do mangá de vôlei Haikyuu!!. A série não conseguia estar entre os primeiros lugares à muito tempo, pois os editores estavam priorizando os mangás novatos: Kimetsu no Yaiba, Dr.Stone e Yakusoku no Neverland. Somente ONE PIECE conseguiu quebrar esse trio e conseguir se manter entre os primeiros colocados. Por isso, ver o pilar voltando entre os primeiros colocados, mesmo não sendo um sinal que a série voltará a estar mais constantemente em primeiro, mostra que os editores ainda estão disposto, a de vez em quando, colocar a série de vôlei em uma colocação alta. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone que está sofrendo com um pequeno problema de vendas e acredito que talvez daqui a alguns meses, quando os editores encontrarem novas séries mais promissoras, suas posições irão piorar um pouco. Para saber mais sobre suas vendas, leia minha análise sobre as vendas de Abril da WSJ.
Em terceiro lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que vem recebendo posições bem altas ultimamente, mas isto vem acontecendo mais pela constante ausência do verdadeiro TOP 5 no Ranking. Os editores estão sempre dando páginas coloridas para dois dos quatro mangás que sempre estão entre os quatro primeiros colocados – Essa semana tivemos ONE PIECE e Yakusoku no Neverland, por exemplo -. Contudo é um grande feito estar acima de Kimetsu no Yaiba. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que não conseguiu ficar entre os três primeiros lugares… na capa. Sim. para muitos as posições no mangá na capa de grupo é importante para notar os pilares, e de certo modo é verdade, mas nem sempre é um real sinal da preferência editorial. Se repararmos, por mais que Boku no Hero Academia não tenha ficado entre os três primeiros, o seu uniforme recebeu um destaque ENORME, pois está sendo usado por um dos personagens mais amados do Japão atualmente, Luffy, protagonista de ONE PIECE.
Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que pode estar perdendo um pouco a força na revista, em comparação a alguns meses atrás, mas continua sendo um dos principais novatos, e deve ser o próximo a ter seu anime anunciado. Talvez seja superado somente por Yakusoku no Neverland, que pode ter seu anime anunciado a qualquer momento, pois a série já superou a marca de 80 capítulos e é o novato sem anime que mais vende. Em segundo lugar temos Kimetsu no Yaiba e em terceiro lugar Yuragi-Sou no Yuuna-San, que receberá seu anime em Julho deste ano. Em sexto lugar tivemos Shokugeki no Souma que está com seu anime em exibição, mas mesmo assim os editores não estão dando muita publicidade interna ao mangá, o motivo pode ser dois: não acreditam que pode adiantar muito a ajudar a popularidade do anime, pois quem continua seguindo Shokugeki no Souma é realmente fã da série e já sabe que foi lançada a segunda parte da terceira temporada. O segundo motivo é que talvez essa seja realmente a última temporada do anime, assim não acreditam que vale muito a pena fazer uma grande propaganda, como estão fazendo com a terceira temporada de Boku no Hero Academia.
Em sétimo lugar tivemos o primeiro ranking de Jujustsu Kaisen, que estreou em uma posição relativamente boa, mas muito parecida com Act-Age. Talvez os editores estão sendo mais bonszinhos nos seus primeiros ranking, e não revelando a verdadeira popularidade dos mangás imediatamente – isto explicaria o motivo pelo quais os mangás estão atualmente estreando na zona intermediária -. Jujutsu Kaisen mesmo assim teve uma boa estreia, e com certeza foi melhor recepcionado que ZIGA, que deve estrear nos últimos colocados (mesmo com os editores adotando uma nova estratégia, se realmente estão adotando uma nova estratégia). Jujutsu Kaisen ainda tem chances de se tornar um sucesso na revista. As próximas semanas nos responderá. Em oitavo lugar tivemos Gintama, que eu comentei que poderia durar até 2019, mas como uma piada relacionada ao fato que a mais de um ano estamos dizendo que a série “terminará na próxima leva”. A verdade é que Gintama MUITO provavelmente será encerrado ainda no ano de 2018 (mas existe a possibilidade de ir além, o autor ao menos tem essa liberdade).
Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que deve receber uma página colorida de abertura para comemorar o seu aniversário de quatro anos, mas não receberá uma capa, que ficará nas mãos de ONE PIECE. Os editores parecem que realmente não querem dar para a série uma grande publicidade, talvez por não acreditarem tanto assim no seu anime. Porém, é muito provável que quando for estrear o seu anime os editores deem a merecida capa para Hinomaru Zumou. Sinceramente, eu não acredito que o estúdio produzirá um anime de sucesso, mas a Shonen Jump deve fazer o mínimo necessário para que o anime ao menos tenha uma pequena possibilidade de dar certo. Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que também está tendo problemas com suas vendas físicas, mas comentei mais sobre a situação da série na análise das vendas de Abril, recomendo dar uma lida. As posições de Yuragi-Sou no Yuuna-San continuam baixas, e acredito que até o mês de Junho, quando o anime estiver realmente muito próximo de estrear, os editores vão manter a série entre os últimos colocados.
Em décimo primeiro lugar tivemos Act-Age que deu uma pequena respirada e não ficou entre os últimos colocados. Os editores provavelmente irão cancelar o mangá, mas como sua recepção não foi realmente ruim, tendo muitas pessoas que gostaram do mangá, não estão dando o mesmo tratamento que deram a “Bozebeats”. Act-Age deve sobreviver até quando a nova leva estrear, o que deve acontecer entre a edição #24 e 27 (aumento a minha previsão). Em último lugar tivemos Robot x Laserbeam que pegou uma posição terrível. Estar debaixo de Act-Age faz aumentar as chances dos editores realmente estarem cogitando o cancelamento da série. Continuo achando que Robot x Laserbeam se encontra seguro na revista, porém, cada ranking baixo que o mangá pega, me torno mais inseguro sobre a situação da série. Sim, talvez os editores não estejam satisfeitos com a popularidade série, mesmo ainda dando um pouco de publicidade ao mangá.