Na edição passada eu tinha falado: apesar da promessa de mais one-shots na revista com a chegada do novo editor-chefe, pouquíssimos one-shots foram lançados desde então. Um deles, numa competição parecida com a Gold Future Cup, da concorrente Weekly Shonen Jump, rendeu à revista o promissor Komi-san wa、Komyushou Desu。.
Mas eis que nessa edição tivemos dois one-shots e o primeiro capítulo de uma minissérie. Na próxima edição teremos um one-shot e a segunda parte dessa minissérie. E na edição #51, mais um one-shot. Será que agora vai ou é fogo de palha? Só o tempo dirá.
TOC Weekly Shonen Sunday #49 (2017):
Yuuri Ota (Capa)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida de Abertura) (capítulo 100)
01. Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 66)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 108)
03. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 75)
04. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 97)
05. Major 2nd (capítulo 116)
06. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 77)
07. Dagashi Kashi (capítulo 165)
08. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 310)
09. Shinobino (capítulo 16)
10. Kyoukai no RINNE (capítulo 392)
Desu Kama Kiri (One-shot) (*)
11. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 29)
12. Zettai Karen Children (capítulo 485)
Shuukan Shounen Shoujo Kankei (One-shot)
Death Kamakiri (One-shot)
13. Tenshi to Akuto!! (capítulo 139)
14. Saike Mata Shite Mo (capítulo 96)
15. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 42)
16. Tenshou no Quadrable (capítulo 29)
17. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 77)
18. Daiku no Hatou (capítulo 27)
19. K・O・I – King of Idol (capítulo 22)
20. Inseki Shoujo – Meteor Girl (capítulo 24)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 35)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1006)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #50 (2017):
– Páginas Coloridas de Abertura: K・O・I – King of Idol
– Página Colorida: Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari
– Minissérie: Kanojo no Umi Tate Nama Tamago
– One-shot: Sannin no Koroshiya
– Páginas Extras: Inseki Shoujo – Meteor Girl
– Ausente: Youkai Giga
– Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko
TOC Weekly Shonen Sunday #51 (2017):
– Páginas Coloridas de Abertura: Be Blues! ~ Ao ni Nare
– Páginas Coloridas: K・O・I – King of Idol, Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
– One-shot: Tochinokigi Nodoka no Idol Nichijou
– Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko
Após um tempinho, a capa da edição volta a ser estampada por uma garota popular na mídia japonesa. A moça da vez é Yuuri Ota, jovem idol de 17 anos e integrante do time BII do NMB48. A única página colorida da edição foi justamente a página colorida de abertura para Hatsukoi Zombie, que chegou ao seu centésimo capítulo lançado, marca positiva para um mangá que começou com um desempenho apenas satisfatório mas foi melhorando sua recepção com os editores a ponto de passar a pegar posições melhores na ordem de leitura. E que venham mais capítulos de Zombie…
E, como eu disse acima, para minha surpresa mais one-shots foram lançados nessa edição: Shuukan Shounen Shoujo Kankei e Death Kamakiri (o nome do outro one-shot foi identificado como Desu Kama Kiri, mas o nome correto provavelmente não é este). Não foram one-shots longos, mas pelo menos a Sunday voltou a dar mais atenção à parte dos one-shots (ao menos por essa e pelas próximas duas edições). Também termos o primeiro capítulo da minissérie Kanojo no Umi Tate Nama Tamago na próxima edição. O novato Youkai Giga, como é importante lembrar, quase sempre é colocado na última posição da ordem de leitura e, portanto, nunca é ranqueado.
O grande pilar Detective Conan segue em hiato sem previsão de retorno, assim como Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko, que estão em hiato há mais tempo. Conan e Gin no Saji vão voltar a ter capítulos lançados cedo ou tarde, com Conan voltando para vários capítulos lançados e Gin no Saji tendo provavelmente três capítulos lançados antes de voltar pro hiato, mas Arata e Ryoko talvez nem voltem a ter capítulos lançados.
O primeiro e o segundo lugares ficaram para Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari e Komi-san wa、Komyushou Desu。. Aozakura continua em uma situação tranquila, com vendas razoáveis e uma recepção acima do razoável. Os editores estão satisfeitos com o desempenho da obra e o mesmo vale para Komi-san, que aos poucos vê sua média de volumes vendidos subir para 150 mil cópias por volume.
Quem tira uma soneca na terceira posição é Maou-jou de Oyasumi, que segue em situação tranquila na line-up. Maou-jou costuma variar suas posições, mas sua situação é tranquila e sem riscos de cancelamento. A quarta colocação ficou para Amano Megumi wa Suki Darake!, que está perto de bater a mesma marca batida por Hatsukoi Zombie nessa edição: a do centésimo capítulo lançado. Amano segue com um rendimento favorável e não são pequenas as chances de ganhar uma adaptação em anime futuramente.
Obra mais promissora lançada na revista nos últimos anos, Major 2nd ficou na quinta posição. Com uma adaptação em anime anunciada para o ano que vem, fica a torcida para que isso provoque um grande aumento nas vendas de volumes. O sexto lugar é de Souboutei Kowasu Beshi, que volta a pegar uma posição elevada na ordem de leitura, algo que tem se tornado cada vez mais raro. Souboutei pode não receber tanto destaque na revista, mas situação é muito boa, as vendas são acima da média de boa parte dos mangás da revista.
Página Colorida de Abertura: Hatsukoi Zombie
A sétima colocação foi para o gag mangá bem-sucedido Dagashi Kashi, que está só esperando para a chegada da segunda temporada de seu anime, que será lançada no ano que vem. Dagashi Kashi continua sendo uma obra bastante rentável comercialmente e está em situação tranquila demais. E o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare ficou na oitava posição. A obra, que continua firme e forte na line-up, receberá as páginas coloridas de abertura da edição #51. O desempenho da obra a faz merecer uma adaptação em anime. Porém, está difícil crer em uma adaptação por ora. Espero ser surpreendido.
Após ter ganho as páginas coloridas de abertura da edição anterior, Shinobino volta a ser ranqueado e pega o nono lugar, posição satisfatória para um novato que ainda está brigando por espaço, por lugar ao sol em uma revista que, apesar dos critérios não muito exigentes em comparação à concorrentes mais fortes, anda bem mais concorrida. A décima colocação foi para Kyoukai no RINNE, que está cada vez mais perto da marca de quatrocentos capítulos publicados. RINNE, de quebra, ainda consegue apresentar um desempenho razoável nas vendas de seus volumes, o que garante sua permanência pelo tempo que for necessário.
Na décima primeira posição, Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ consegue pegar uma posição relativamente mais alta, mas não retorna ao Top 10. O mangá vai se estabilizando, mas pegando poucas posições elevadas na ordem de leitura. Isso pode mudar mais pra frente, caso a média de vendas de volumes de Hoankan Evans mantenha-se satisfatória. A décima segunda colocação foi para o veterano Zettai Karen Children, atualmente em seu arco final e a quinze capítulos da marca de quinhentos capítulos publicados. Zettai permanece em situação estável e com vendas satisfatórias, o que indica que o fim de Zettai é natural. Tenshi to Akuto!! ficou com o décimo terceiro lugar, mantendo seu desempenho satisfatório e continuando em situação bastante confortável na Weekly Shonen Sunday.
E na décima quarta posição quem dá as caras é Saike Mata Shite Mo, que segue no limbo do esquecimento da revista, não se destacando muito mas também não correndo grandes riscos de cancelamento. Aliás, vale lembrar que Saike, que é publicado irregularmente, está perto de ter o seu centésimo capítulo publicado. Após ter pego uma posição altíssima na ordem de leitura na edição anterior, Maiko-san chi no Makanai-san despenca na ordem de leitura e fica na porta do bottom, na décima quinta colocação. Maiko-san se encontra em situação estável na ordem de leitura, não correndo riscos de cancelamento.
Abrindo o bottom, no décimo sexto lugar, está Tenshou no Quadrable, o primeiro a estrear na leva de seis novos novatos que saíram no meio do ano… As chances de Quadrable ser cancelado em não muito tempo são muito grandes. E, como é de praxe, Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 também aparece no bottom, na décima sétima colocação. Hiiragi-sama tem vendas razoáveis, o que não garante a permanência da obra a um prazo muito longo. Mas por enquanto acho que a Shonen Sunday tem opções mais evidentes para cancelamento na line-up. A décima oitava posição foi para o novato mal-sucedido Daiku no Hatou, que infelizmente não deve se manter na revista por muito tempo. Boa sorte ao autor, que aliás é o mesmo de Fantasista e Fantasista Stella.
Ausente na edição anterior, K・O・I – King of Idol volta à revista pegando uma posição baixíssima (ficou na décima nona colocação). Mas a obra não está em situação instável, felizmente. Inclusive, K・O・I vai receber a página colorida de abertura da próxima edição e uma página colorida na edição #51. Em vigésimo lugar está o novato Inseki Shoujo – Meteor Girl, cujo cancelamento é apenas questão de tempo. Se Meteor Girl conseguir passar do ano editorial de 2017 (que acaba em dezembro) será um grande feito. Se conseguir passar do ano de 2017 em si, já seria um feito incrível.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto do fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Aparentemente Seguros: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, K・O・I – King of Idol, Youkai Giga
– Em Busca de Estabilização: Shinobino
– Em Risco Grande de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
– Em Risco Grande de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, galera, assim termina a análise da edição #49 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima.