A Despedida, a Aposta e o Retorno
Com relação ao título dessa matéria vou explicar por etapas. A despedida, como já era previsto, está relacionada ao último capítulo do bem-sucedido Baby Steps, que termina nesta edição. A aposta é uma referência a Kishuku Gakkou no Juliet, mangá recém-transferido para a Weekly Shonen Magazine e que é uma das apostas dos editores para expandir a rentabilidade comercial. Já o retorno… é para anunciar que Ahiru no Sora pode ter data para voltar.
TOC Weekly Shonen Magazine #48 (2017):
Kishuku Gakkou no Juliet (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 31)
01. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 09)
02. En En no Shouboutai (capítulo 102)
03. DAYS (capítulo 222)
04. Fuuka (capítulo 178)
05. Tsurezure Children (capítulo 161)
Baby Steps (Página Colorida, 24p, Fim) (capítulo 455)
06. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 74)
07. Daiya no Ace – Act II (capítulo 100)
08. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 17)
09. Runaway de Waratte (capítulo 22)
10. Seishun Soukanzu (capítulo 09)
11. Gotobun no Hanayome (capítulo 12)
12. Domestic na Kanojo (capítulo 162)
Living Iron (Página Colorida, Minissérie) (capítulo 01)
13. Nanatsu no Taizai (capítulo 231)
14. Senryuu Shoujo (capítulo 57)
15. Tokyo Manji Revengers (capítulo 35)
16. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 26)
17. Fumetsu no Anata e (capítulo 44)
18. Real Account (capítulo 138)
19. Seitokai Yakuindomo (capítulo 446)
20. World End Crusaders (capítulo 20)
21. Kessen no Kuon (capítulo 13)
Hajime no Ippo (Fora da Raw Digital) (?)
Ahiru no Sora (Em hiato, Retorna na edição #52) (pausado no capítulo 561)
TOC Weekly Shonen Magazine #49 (2017):
– Página Colorida de Abertura: Tokyo Manji Revengers
– Páginas Coloridas: Real Account, Living Iron (Minissérie, parte II)
– Capítulo Especial: HiGH&LOW g-sword
TOC Weekly Shonen Magazine #52 (2017):
– Retorno do Hiato: Ahiru no Sora
Página Colorida de Abertura: Kishuku Gakkou no Juliet
Como já expliquei acima, Kishuku Gakkou no Juliet ganhou a capa e as duas páginas coloridas de abertura, recebendo um destaque mais amplo após sua transferência da Bessatsu Shonen Magazine para a Weekly Shonen Magazine. Fica a torcida para que essa transferência traga resultados ainda melhores para o plantel. O veterano Baby Steps também recebe página colorida para o lançamento de seu último capítulo. A obra, que terminou após uma década de publicação, fará falta ao plantel pelo seu bom rendimento nas vendas de volumes. Fica o desejo de boa sorte ao autor em sua próxima empreitada.
A outra página colorida foi para o primeiro capítulo da minissérie Living Iron. É raro ver minisséries sendo lançadas na Weekly Shonen Magazine (embora eu considere HiGH&LOW g-sword uma minissérie). E o veterano mangá de basquete Ahiru no Sora segue em hiato, mas dessa vez posso dizer que ele tem previsão de retorno. Se as prévias não me enganarem, a obra retorna na edição #52, bem a tempo para o fim do ano editorial.
O primeiro lugar da vez foi para o novato Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que após uma posição mediana na edição anterior (quando foi ranqueado pela primeira vez), dá o pulo do gato nessa TOC #48. A obra ainda brigará por sua estabilização. Enquanto isso, En En no Shouboutai também surpreende pegando uma posição elevada na ordem de leitura e se mantendo em alta na revista. En En tem uma média de vendas de pelo menos 100 mil cópias por volume, o que pode aumentar caso a obra ganhe uma adaptação em anime.
Página Colorida de Abertura: Kishuku Gakkou no Juliet
Em terceiro está o mangá de futebol DAYS, que continua bem na revista, com média de vendas de 160 mil cópias por volume em um mês. A quarta posição, por sua vez, ficou para Fuuka, que volta a pegar uma posição alta, mas segue dentro do limbo do esquecimento, de onde não sairá até o último capítulo ser lançado. A quinta colocação foi para Tsurezure Children, que teve uma adaptação em anime exibida recentemente nas telinhas japonesas. Esse anime, embora simpático e divertido de assistir, infelizmente não contribuiu tanto assim para expandir Tsurezure comercialmente, pelo menos por ora. Mas o investimento deve ter sido baixo, então o prejuízo (caso tenho havido) deve ter sido curto.
Quem fica com a sexta posição é Hoshino、Me o Tsubutte。, que continua apresentando um bom desempenho nas vendas de volumes e mantendo uma boa recepção interna. Em sétimo está o pilar Daiya no Ace – Act II, que enfim chegou ao seu centésimo capítulo… mas a regalia da página colorida comemorativa foi recebida na edição anterior. Mas isso não importa: o que vale ressaltar é que Daiya está em alta e alcançou uma marca bacana, ainda que fácil de ser alcançada pela esmagadora maioria dos mangás de sucesso (e até algumas obras de sucesso mais razoável).
Entre a oitava e a décima primeira colocações vemos quatro novatos serem ranqueados: Kanojo, Okarishimasu (em oitavo lugar), Runaway de Waratte (em nono lugar), Seishun Soukanzu (em décimo lugar) e Gotobun no Hanayome (em décimo primeiro lugar). Kanojo apresentou um nível satisfatório nas vendas do primeiro volume e tem chances de se estabilizar sem grandes dificuldades, ainda que sem um grande desempenho também. Runaway de Waratte segue com uma recepção positiva, dependendo de um desempenho satisfatório nas vendas de volumes para se manter. Seishun Soukanzu ainda não teve seu primeiro volume lançado e busca sua estabilização. E, por fim, Gotobun no Hanayome alcançou um nível razoável de vendas de volumes que, se aumentar no segundo volume, pode garantir a estabilização do mangá.
Página Colorida: Baby Steps
A sequência de quatro novatos seguidos é quebrada por Domestic na Kanojo, que pegou o décimo segundo lugar. DomeKano continua em situação bastante confortável na revista, sem riscos de cancelamento. Já a décima terceira posição foi para o pilar Nanatsu no Taizai, que volta a pegar uma posição baixa na ordem de leitura. Recentemente a Bandai Namco confirmou que um jogo para PlayStation 4 Nanatsu no Taizai chegará aos continentes americano e europeu no dia 09 de fevereiro (ou seja, daqui a dois meses). Um vídeo do game foi disponibilizado (e pode ser conferido clicando aqui). Quanto ao mangá, este continua sendo o com maior nível de vendas da revista, firme e forte mesmo em seu arco final.
Ausentes na edição anterior, Senryuu Shoujo e Tokyo Manji Revengers retornam pegam a décima quarta e a décima quinta colocações, respectivamente. Com vendas satisfatórias, Senryuu Shoujo conseguiu se firmar na revista, ainda que não esteja tão estável a longo prazo. Já Tokyo Manji Revengers tem um bom apoio editorial e uma boa aceitação interna, mas ainda precisa apresentar resultados mais expressivos nas vendas de seus volumes.
Quem aparece na porta do bottom é Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, que fica na décimo sexto lugar. Tsue Petit ainda briga por sua estabilização e tentará se firmar na ordem de leitura, o que não será fácil, mas também não é impossível. A décima sétima posição ficou para Fumetsu no Anata e, que já nem surpreende mais com suas aparições no bottom (no caso, abrindo o bottom). Fumetsu não chega a vender horrores, mas seu nível de vendas é mais que suficiente para a obra se manter pelo tempo que a autora considerar necessário.
Página Colorida: Living Iron (Minissérie)
Na décima oitava colocação ficou Real Account. A obra não corre riscos de cancelamento, mas ficou um bom tempo sem receber páginas coloridas, tabu que se encerrará na próxima edição de acordo com as informações prévias. Real Account recebeu página colorida pela última vez na edição #27 e de lá pra cá vinte edições se passaram sem ganhar essa regalia. E antes da edição #27 já ficava há umas 20 edições sem receber página colorida… É, agora é esperar para ganhar página colorida para o meio do ano que vem depois da que receber na próxima edição, não é mesmo?
Outra vez vemos Seitokai Yakuindomo aparecer no bottom, ficando na décima nona colocação. Mas essas posições baixas não tornam a situação de Seitokai nem um pouco preocupante na line-up, ainda mais considerando as vendas dos volumes e a recepção interna que a obra ainda possui. Seitokai ainda vai se manter por um bom tempo na Shonen Magazine. No vigésimo e no vigésimo primeiro lugares ficaram os novatos mal-sucedidos World End Crusaders e Kessen no Kuon, que devem ser cancelados em não muito tempo. Os dois mangás não alcançaram o sucesso e devem ser finalizados em breve.
Página Colorida: Living Iron (Minissérie)
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tsurezure Children
– Aparentemente Seguros: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Tokyo Manji Revengers
– Em Busca de Estabilização: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Runway de Waratte, Seishun Soukanzu
– Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, World End Crusaders
– Aparentemente Seguros: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Tokyo Manji Revengers
– Em Busca de Estabilização: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Runway de Waratte, Seishun Soukanzu
– Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, World End Crusaders
– Fim Natural na Próxima Edição: Baby Steps
LEMBRETE
Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que aconteceu dessa vez e, por isso, não foi possível saber qual a posição de Hajime ou mesmo se teve capítulo lançado na edição.
Bom, pessoal, chegamos ao fim da análise da edição #48 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!