Em uma TOC normal na parte superior da tabela, tivemos algumas surpresas na parte inferior, o que pode deixar ainda mais confusa minha previsão de quais séries serão canceladas na próxima leva. Por isso, nesse clima de “qual mangá irá dançar” juntamente com esse clima de estreia (temos uma nova série e a chegada aos cinemas do live-action de PSI). Vamos analisar mais uma TOC, que por mais que não seja histórica, entregou vários dados importantes nesse quebra cabeça chamada Shonen Jump.
TOC Weekly Shōnen Jump #48 (30/10/2017) Golem Hearts c01 (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série) 01 – One Piece c883 02 – Dr. Stone c33 Full Drive c02 (Página Colorida) 03 – Haikyuu!! c276 04 – Boku no Hero Academia c158 Shokugeki no Sōma c237 (Página Colorida) 05 – Black Clover c131 06 – Kimetsu no Yaiba c84 Tomatoypoo no Lycopene c05 Gintama c657 (Página Colorida e Resultado da Pesquisa de Popularidade) 07 – Yakusoku no Neverland c61 08 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c37 09 – Hinomaru Zumou c167 10 – Saiki Kusuo no Sainan c265 11 – Spring Weapon No. 1 c50 12 – Yuragi-sou no Yuuna-san c85 13 – Shudan c20 14 – Robot × Laserbeam c31 15 – Cross Account c19 Tomatoypoo no Lycopene c06 Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c18 (Mensal), Hunter x Hunter c371 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)
Weekly Shōnen Jump #49 (06/11/2017) Capa e Página Colorida de Abertura: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai Página Colorida: Golem Hearts, Shokugeki no Soma e Grim Reaper (One Shot de Taisei Tsujita, autor de 19 anos)
Começando pelos mangás não ranqueados tivemos a estréia de Golem Hearts, a estreia mais esperada dessa nova leva. O autor conseguiu convencer o público com um bom One Shot, e muitos estavam ansiosos para ver o mangá virar uma série, e finalmente aconteceu. Agora vamos ver se como série continua a agradar o público. Também tivemos página colorida para Shokugeki no Souma, Gintama e Full Drive. Além dos comuns dois capítulos de Tomatoypoo que está recebendo o mesmo tratamento que recebia Isobe Isobee no início da sua estádia na revista.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que atualmente está ficando quase sempre na primeira colocação. Mesmo esse último arco não agradando tanto assim os leitores (vamos ser sinceros, tiveram muitas mais criticas a esse arco que aos precedentes), isso acontece, pois a série sempre será colocado nas primeiras colocações, já que é o carro-chefe da revista. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone que deve estar ansiando pela primeira colocações, após várias semanas sem conquista-la, mas acredito que isto acontecerá muito em breve, já que essa publicidade entregue pelos editores está surgindo muito efeito – a popularidade da série só vem aumentando, semana após semana – Deste modo, os editores não tem nenhum motivo para começar a classificar mal Dr.Stone, muito pelo contráiro, enquanto as vendas estiveram aumentando, a série continuará entre os cinco primeiros (ao menos que apareça um novo novato de sucesso).
Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!! que após uma semana ruim, voltou a ficar entre os primeiros colocados – o local da série deve ser as zonas intermediárias, mas como comentei duas semanas atrás, os editores parecem estar gostando dessa sequência de capítulos, por isso a série atualmente está constantemente entre os primeiros colocados. Assim que essa sequência terminar, voltará a ficar na zona intermediária tendo seus picos (isso não muda o fato da série ser um pilar). Em quarto tivemos Boku no Hero Academia que teve uma pequena melhora nas suas posições, mas não vejo voltando ainda a ter a força que teve anteriormente. Levando em conta o número de novatos promissores é muito provável que os editores adotem a estratégia que usam com Souma, e estão usando com Haikyuu!! nesse exato momento: variar entre período no qual a série fica sempre em posições altas e períodos com posições intermediária.
Em quinto lugar tivemos Black Clover que parece não estar tendo um bom boost em vendas nos volumes antigos, e isso começa a me preocupar muito. Animes com recepção muito negativa dificilmente conseguem recuperar a popularidade, por isso aquele discurso: “com X arco a popularidade deslancha” já ouvimos em MUITAS OUTRAS séries, e sejamos sinceros, não vímos isso acontecer. A situação de Black Clover está complicada. Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que continua confortável na revista. E em sétimo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que está variando um pouco de colocação, mas não acredito que seja preocupante. Os editores continuam a dar muita publicidade para a série e sua popularidade continua a crescer. A verdade é que o mangá já tem mais de 1 ano de vida e bem afirmado com os leitores da revista, por isso não precisa etar constantemente entre os primeiros.
Em oitavo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que vai receber na próxima edição sua primeira capa pós-lançamento. Um grande feito para a série, que entre os três que sobreviveram, foi aquela com o começo mais lento, contudo, por mais que seja em grande parte positivo a série ganhar uma capa (é a demonstração que o mangá é um sucesso e os editores o estão apoiando), provavelmente isso significa que o mangá terá sua capa de aniversário adiada – já que ela seria lançada em Fevereiro -. Levando em conta a agenda cheia nesse período (tem muitas séries fazendo aniversário em Fevereiro e ainda por cima devem ter novas estreando), é até natural, mas esse atraso não deixa de ser um ponto a ser relevado. Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que continua variando entre os últimos colocados e a zona intermediária, mas sem correr nenhum risco de ser cancelado, por enquanto.
Em décimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que continua indo relativamente bem. No dia 21 de outubro estreou o seu live-action, e foi o segundo filme mais visto do fim de semana (perdeu para Mix) e teve um lucro de 1.8 milhões de dolares, um bom resultado para o primeiro fim de semana. Se pegarmos os últimos live-action que estrearam, por exemplo Ajin fez 2.4 milhões e Gintama 6 milhões, levando em conta que a série faz menos sucesso que esses dois mangás, por isso seria muito complicado conseguir supera-los em vendas, podemos dizer que o resultado da estreia de PSI Kusuo Saiki foi muito bom. Agora devemos ver se isso resultará em um aumento nas vendas do mangá, lembrando que live-action raramente dá um grande boost, por isso de nenhum modo esperem ver PSI explodir em vendas, é mais realista esperar um pequeno aumento. PSI Kusuo Saiki já tem sua segunda temporada confirmada, e deve estrear próximo ano.
Em décimo primeiro lugar tivemos Spring Weapon Number One que vem conquistando posições um pouco melhores que o normal, contudo é só um modo que os editores estão encontrando para dar um pequeno apoio a série. Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que foi classificada em uma colocação ruim, está entre os últimos colocados, contudo isso não é uma notícia ruim obrigatoriamente. Sabemos que os editores tendem a esconder séries do gênero, por isso essa série a posição “natural” de Yuragi-Sou. O que estava acontecendo, e acredito que continuará a acontecer, é que a série tem um bom apoio editorial, e mesmo o “normal” é classificar o ecchis entre os últimos colocados, com Yuragi-Sou decidiram fugir do normal. Próxima semana o mangá voltará a zona intermediária. Em décimo terceiro lugar tivemos Shudan! que deve ser cancelado na próxima leva, que estreará muito provavelmente em Fevereiro.
Em décimo quarto lugar tivemos Robot x Laserbeam – tudo que bem os editores decidiram que não vale a pena classificar tão bem a série, mas estão exagerando nas colocações ruins – Os últimos capítulos da série foram importantes e não dar um destaque ao mangá em momentos como esses pode trazer consequências negativas e acredito que os editores tem total consciencia disso. Talvez essas posições baixas podem estar realmente significando uma situação nem um pouco confortável do mangá na revista – pode ser que por mais que as vendas estejam boas, a recepção interna esteja péssima -. Descobriremos mais sobre a verdadeira situação de Robot x Laserbeam na próxima semana. Em último lugar tivemos o nosso querido e amado Cross Account, que também deve acabar sendo cancelado justamente com seu companheiro de leva, Shudan!
PS: O “S” do meu teclado não está funcionando corretamente. Dei uma revisada no texto para ver não estava faltando nenhum “S”, mas pode ser que eu tenha deixado passar alguns erros. Peço desculpas.