Pouco a pouco estamos a revista está mudando; foram seis mangás que estrearam, e já podemos dividir-los em três duplas; a dupla dos fracassados (Poro e U19), a dupla dos bem sucedidos (Boku-tachi e Marie), e por fim, a dupla dos “em aberto” (Dr.Stone e Robot). E se esses dois mangás em aberto se tornarem um sucesso, podemos dizer que a Shounen Jump lançou uma das levas mais bem-sucedidas da sua história. Talvez, estamos vendo a “história” acontecendo, e devo assumir, estou eufórico. Por isso, não vamos perder mais nenhum segundo, chega de delungas, é o momento de analisar a TOC:
TOC Weekly Shounen Jump #19 (10/04/2017)
Black Clover c105 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Haikyuu!! c249
02 – Yakusoku no Neverland c34
03 – Boku no Hero Academia c133
Robot×Laserbeam (Capítulo 04)
04 – Shokugeki no Souma c210
Harapeko no Marie (Capítulo 07, Pré-Rank)
Kuromori Climb (Página Colorida, One Shot)
05 – Spring Weapon No. 1 c24
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c10 (Página Colorida)
06 – Kimetsu no Yaiba c57
Dr. Stone (Capítulo 06)
07 – Yuragi-sou no Yuuna-san c58
08 – Saiki Kusuo no Sainan c239
09 – Hinomaru Zumou c140
10 – Samon-kun wa Summoner c76
11 – Poro no Ryuugaku-ki c08 (Primeiro Rank)
12 – Gintama c630
13 – U19 c09
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c232
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Yakusoku no Neverland, Harapeko no Marie
Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que como podemos ver já está muito estável na revista. E estou muito curioso para saber o rendimento do seu próximo volume, para ver se suas vendas continuarão a aumentar. A tendência é que aumente, mesmo que em uma proporção menor. Em sétimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que deve restar nessas colocações intermediárias por quase toda a sua vida (até quando será classificado em posições baixas para ser encerrado naturalmente ou até mesmo cancelado). Sabemos muito bem, que por causa do seu gênero, a série mesmo vendendo bem, receberá um destaque dos editores, somente esporadicamente. O que poderia mudar essa sua realidade, é um anime que fizesse a série vender acima de 500 mil cópias por volume, mas sejamos sinceros, isso dificilmente vai acontecer, pois o seu estilo faz com que a série alcance um público muito restrito (que é o público japonês masculino que goste de “ecchi”, tem muitos japoneses que simplesmente não gostam do gênero).
Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que deve continuar nessas zonas intermediárias até o lançamento da sua segunda temporada – aliás, a próxima capa do mangá deve chegar entre a edição #25 e #32, em comemoração ao seu aniversário de cinco anos (tu repara que está ficando velho quando PSI Kusuo Saiki está completando cinco anos de vida) – Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que atualmente não corre risco de cancelamento, pois tem quatro com maior probabilidade de acabar sendo cancelada (U19, Poro, Spring e Samon-Kun), contudo pode ver o mangá sendo encerrado naturalmente nas próximas edições. É sempre triste perceber que Zumou não conseguiu dar certo, pois, lembro quando vimos o mangá conquistando a primeira colocação na sua primeira TOC, Foi uma euforia que dominou a zona de comentários do Analyse It, e meus comentários também foram bem eufóricos. Mas quando saiu o primeiro volume, e vimos a série vendendo tão pouco, toda essa euforia se transformou em dúvida. Não conseguíamos entender o que estava acontecendo, hoje, já sabemos (principalmente por causa do “sucesso” de séries que também venderam bem pouco). Espero que no seu próximo mangá, o autor consiga lançar um grande sucesso.
Em décimo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que corre um pequeno risco de ser cancelado na próxima leva, isso dependerá se os editores irão preferir manter na revista Spring ao invés de Samon – o que seria muito improvável, levando em conta as vendas minúsculas de Spring – Também existe a possibilidade dos editores gostarem tanto do resultado da leva de seis mangás (que parece que tem tudo para entregar quatro séries de sucesso), que decidam lançar mais uma leva com muitos mangás, cancelando U19, Poro, Spring, Samon, e Zumou, estreando assim uma leva de cinco mangás, contudo não é muito conselhável estrear seguidamente levas com muitas séries, pois isso prejudica a estabilização dos novos mangás, que ainda estão conquistando a confiança dos leitores. Por isso, como expliquei na semana passada acredito que veremos somente duas séries sendo canceladas na próxima leva, que chegará quando U19 e Poro alcançarem 16 capítulos, por isso, não serão cancelamento precoces.
Em décimo primeiro lugar tivemos Poro no Ryuugaku-ki, que pela primeira vez é ranqueado efetivamente na revista. A recepção da série nos fóruns japoneses foi realmente baixa, e parece que o público geral da Weekly Shounen Jump teve um parecer igual. O resultado é mais do que previsível, a série teve poucos votos, um feedback negativo nos cartões de votação, resultando assim na sua baixa colocação na TOC (colocações baixas que Poro já vem recebendo da várias semanas, o que significa que desde o primeiro capítulo a série não foi muito bem recepcionada). Por ser uma comédia, podemos dizer que Poro ainda tem uma possibilidade de se recuperar, mas acredito que isso não acontecerá, pois os editores estão precisando de duas séries para serem canceladas, e Poro e U19 são os alvos perfeitos, enquanto os demais novatos, por terem ao menos uma recepção mediana, não seriam os ideias para acabarem sendo cancelados na próxima leva (que como eu já disse mil vezes nessa análise, deve ter dois ou três novos mangás, com a possibilidade de um desses ser uma série que retorna do hiatos).
Em décimo segundo lugar tivemos Gintama que novamente recebeu uma posição baixa, mas não corre risco de cancelamento, pelos motivos já explicados na semanas anteriores (mas que explico novamente para aqueles que estão lendo a minha análise pela primeira vez); a série, que tem boas vendas, já está no seu último arco, e deve ser encerrada naturalmente muito em breve, por isso não corre nenhum risco de ser cancelada. Em último lugar tivemos U19 que, para mim, é um cancelamento certo, eu diria de 99.9%. A única dúvida é, quando será cancelado; tem duas opções (que valem também para Poro), no caso são: 1 – Ser cancelado quando alcança a marca de quatorze à dezesseis capítulos ou, 2 – acabará sendo cancelado precocemente quando tiver de onze à treze capítulos. essa possibilidade em si, é tão grande quanto a primeira, mas acredito que os editores irão preferir cancelar essas duas séries (Poro e U19) somente no mês de junho.