Capa e Página Colorida de Abertura: Kochikame (FIM)
Em segundo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que após três semanas ficando, teoricamente, fora do TOP 05, voltou com tudo ao seu trono. Sobre o anime da série, muito dificilmente veremos ganhar uma terceira temporada, já que suas vendas não sustentam tal, mesmo que ainda é possível que a revista acabe bancando mais uma temporada, para assim manter a série em alta – Normalmente não fazem isso, mas levando em conta as grandes perdas que a revista teve nos últimos meses, obras como Shokugeki no Souma, World Trigger e Toriko, que não vendem “absurdos”, mas vendem bem, se tornaram ainda mais importantes. O problema da Jump é que está perdendo muitos mangás de “renome”, e com menos mangás famosos, a revista acaba perdendo leitores e prestígio. Deste modo, é necessário manter obras que por mais que não sejam pilares, agregam na biblioteca da revista, como é o caso de Gintama, Shokugeki no Souma, World Trigger e Toriko. Esses mangás antigamente eram importante pelo mesmo motivo, mas agora se tornaram ainda mais. Em terceiro lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que deu um belo pulo do gato, como uma boa comédia faz, mas na próxima semana deve já retornar na zona intermediária ou mesmo entre os últimos colocados.
Em quarto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que após ficar em colocações intermediárias na semana passada, essa semana deu um belo “pulo do gato” – Muitos devem estar percebendo que Yuragi-Sou está recebendo o mesmo tratamento que uma comédia de sucesso, por isso, não tanta publicidade e suas posições sendo verdadeiras montanhas russas. O motivo desse tratamento, não é porque a série, além de ser uma comédia, tem um elemento que é bastante polêmico: o “ecchi”, deste modo, os editores não se sentem confiantes em classificar o mangá sempre nas primeiras colocações, pois podem acabar desagradando muitos leitores. É melhor que Yuragi-Sou seja classificado na grande maioria das vezes nas posições intermediárias, e nos capítulos mais importantes ou cativantes, seja colocados entre os primeiros colocados. Com To LOVE-Ru utilizavam a mesma estratégia, a diferença é que To LOVE-Ru era classificado muito mais vezes entre os últimos colocados, do que Yuragi-Sou está sendo. Em quinto lugar tivemos Haikyuu!! que deu uma grande tropeçada essa semana, com a ausência de Boku no Hero Academia e ONE PIECE, era a semana perfeita para conquistar a primeira colocação, mas infelizmente, o mangá não conseguiu e acabou ficando só com a quinta colocação.
Em sexto lugar tivemos KochiKame que está aproveitando a sua penúltima edição na revista. O anúncio do encerramento NATURAL da série acabou surpreendendo todo mundo, e também acabou modificando toda a nossa expectativa para a próxima leva. Acredito que alguns mangás estão praticamente salvos, enquanto outros estão correndo ainda mais risco de cancelamento – Aproveitarei essa TOC para comentar sobre essa situação, pois a próxima irei praticar focar no adeus a KochiKame, que é de longe, um dos mangás mais importantes da revista – Um dos mangás está praticamente salvo do cancelamento é justamente Kimetsu no Yaiba, que ficou na sétima colocação. Acredito na próxima leva teremos três mangás estreando, por isso, com o encerramento de KochiKame, os editores não tem mais nenhuma razão para cancelar Kimetsu no Yaiba (na verdade tem, mas comentarei isso no parágrafo de Sesuji wo Pin! to). Ainda não acredito que veremos a série sobrevivendo por muito tempo, já que suas vendas são baixas e não parecem estar aumentando, mas pelo menos, existe uma possibilidade real do mangá ser estendido por mais algum tempo, acabando sendo cancelado como Mononofu, no seu quinto volume.
Em oitavo lugar tivemos Gintama que está chegando ao seu fim, como todo mundo sabe. Acredito que os editores estejam implorando para o autor prorrogar o encerramento da série, assim evitando que a revista perca mais um mangá que vende bem. Logicamente, levando em conta o ritmo que a obra está tomando, é bem provável que o mangá seja encerrado no primeiro semestre de 2016, mas pelo menos, isso vai dar tempo o suficiente para os editores lançarem entre cinco a oito mangás, dependendo de quantas levas fazem antes do encerramento de Gintama. Se decidem lançar oito mangás, existe uma possibilidade real de encontrarem ao menos um novo sucesso. Logo após em nono lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que com o encerramento de KochiKame, se junta a a Kimetsu no Yaiba, e parece estar seguro por enquanto. Além disso, o novo volume da série conseguiu superar Hinomaru Zumou em seu primeiro dia de vendas, demonstrando que ainda está crescendo em vendas e que tem capacidade de alcançar uma boa marca para uma comédia. Para mim, é um erro os cancelarem a série antes de obras como Kimetsu no Yaiba e Hinomaru Zumou, que tem um apelo comercial muito mais baixo. Ainda é incerto o futuro da série, pensando em longo prazo, já vimos que os editores não tem medo de cancelar o mangá (já que anteriormente planejavam fazer isso), mas o importante é que por enquanto, a obra parece estar a salvo.
Em décimo lugar tivemos Toriko que teve o seu ritmo bem diminuído, e parece que não será mais encerrado nesse ano, quem sabe, no começo de 2017, entre a edição #07 e #12 (que devem ser lançadas entre janeiro e fevereiro). O encerramento do mangá, como expliquei no parágrafo de Shokugeki no Souma, será uma grande perda para a revista, que está realmente precisando de novos grandes sucessos em vendas para poder mostrar aos seus leitores que a revista continua firme e forte. Sejamos sinceros, fazia tempos que a Shonen Jump não passava por um momento tão tenso. Em décimo primeiro lugar tivemos World Trigger que essa semana ficou em uma colocação bem baixa, mas não vejo como um acontecimento preocupante, justamente por causa da situação da revista. Levando em contas as vendas e popularidade de World Trigger, seria uma loucura pensar em cancelar o mangá atualmente, aliás, para mim os editores deveriam aumentar a propaganda sobre a série, para ao menos deixarem claros aos leitores, que mesmo com Nisekoi, Bleach, KochiKame, Gintama e Toriko terminando, a revista ainda tem mangás veteranos de boa qualidade (Além dos mangás óbvios que são ONE PIECE, Boku no Hero Academia, Haikyuu!! e Shokugeki no Souma). Devo dizer, a revista está realmente precisando da volta de HUNTER X HUNTER, a situação está muito feia.
Em décimo segundo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que se encontra em uma situação realmente delicada. Eu realmente vejo o mangá sendo cancelado ou transferido na próxima leva. Existe uma grande possibilidade dos editores decidirem estrear de uma vez só três mangás, caso percebam que essa nova leva não teve nenhum fruto, e assim o cancelamento de Sesuji wo Pin! to seria mais do que natural. Ainda acho injusto cancelar o mangá de dança ao invés de Kimetsu no Yaiba, pois, mesmo a diferença de vendas serem baixíssima, Sesuji wo Pin! to é realmente mais popular que Kimetsu no Yaiba, mas são os editores a terem a palavra final. A obra de dança só se salvará, caso os editores decidam estrear somente duas obras na próxima leva, assim, cancelando somente Takuan to Batsu, que essa semana ficou na última colocação novamente. O mangá vendeu muito mal no seu primeiro volume e não tem nenhuma previsão de melhora em vendas para os próximos, por isso, não se tem nenhuma razão para manter a obra na revista. O seu cancelamento seria uma das ações mais inteligentes e justas tomadas nos últimos meses pelos editores da Shonen Jump.