02 – To LOVE-Ru Darkness
Wonder Rabbit Girls (Página Colorida)
Capa e Página Colorida de Abertura: Platinum End (Nova Série, 69 páginas, de Obata e Ohba)
Capa e Página Colorida: Kekkai Sensen
FIM: Ultimo.
Na segunda colocação tivemos To LOVE-Ru Darkness que além de conquistar uma ótima posição nesta semana, também continua vendendo muito bem nos seus volumes, vendendo em média 350 mil cópias por volume – Acredito que de nenhum modo a SQ quer perder SQ, principalmente porque atualmente ainda está fortalecendo suas obras, tentando fazer-las vender mais. Quem pode ser o futuro substituto da obra é justamente Wonder Rabbit Girl que vem tendo muito apoio dos editores e ao menos o primeiro volume teve uma venda boa. Não acredito que chegará a vender 350 mil cópias por volume, como To LOVE-Ru Darknessa atualmente, mas o mangá tem potencial de alcançar a faixa das 200 mil cópias se tiver um bom anime. Em terceiro lugar tivemos Happy Milly, mas como é o terceiro capítulo podemos dizer que é “normal” estar tão bem classificado.
Sousei no Onmyouji ficou na quarta colocação, venho percebendo que os editores vem dando cada vez menos publicidade para a obra (Que ganha várias capas antigamente), isso mostra que eles já não estão acreditando tanto assim no potencial da obra, provavelmente estão decepcionados com as vendas baixas dos volumes. Isso também pode atrasar a adaptação da obra para o “anime”, já que com os editores dando menos destaque para a obra, provavelmente os estúdios que já não estão animados com as vendas, ficarão menos ainda animados. Pelo menos editores continuam dando páginas coloridas e colocando Sousei em boas posições no TOC. Em quinto lugar tivemos Omori Satisfaction, que está no mesmo caso de “Happy Milly”, por ser o terceiro capítulo, os editores colocam em posições boas.
Na sexta colocação tivemos Ao no Exorcist, que mesmo com o grande sucesso de Owari no Seraph continua o mangá soberano da revista – Não é enganem com o mangá pegando posições “medianas”, isso é uma técnica muito usada por várias revistas, incluindo a Sunday com Magi e Ultra com JoJolion. Quando tu quer fazer com que mangás com menos destaque tenham mais sucesso, vale mais a pena colocar os seus grandes sucesso com leitores já garantidos em posições intermediarias, só colocando-os em posições altas quando se tem um capítulo de extrema importância. Exorcist entra naquele grupo de mangás que não precisa de publicidade para um anime e faz um sucesso tão grande que tem leitores garantidos, então, tirando os capítulos chocantes, é melhor coloca-lo em posições mais intermediárias.
Na sétima colocação tivemos Gakumon!, após duas edições pegando posições relativamente baixas, o mangá teve uma pequena melhora, mesmo que ainda pegue posições como os dos seus primeiros capítulo. O importante é saber que a série está segura na revista, podemos dizer facilmente que Gakumon! é a oitava mais popular da revista, superando obras como: 7th Garden, Wonder Rabbit Girls e Parman no Jounetsuteki – Deste modo, podemos dizer que a série está mais do que segura na revista, pena que por ser uma comédia bem tradicional dificilmente ganhará um anime, no máximo ganhará aqueles curtos com uma qualidade bem duvidosa. Em oitavo lugar tivemos Taishou Wotome que pegou uma posição preocupante, principalmente por ser somente seu quarto capítulo, mas devemos ver se foi só uma posição ruim ou a série foi mal recebida mesmo, provavelmente saberemos nas próximas duas posições, vendo se o mangá piorou as suas posições ou não.
Pulando para a décima colocação tivemos Kono Oto Tomare! que por mais que tenha pego uma colocação baixa, tenho a certeza que foi um “rank” temporário, por isso na próxima edição já estará de volta entre os primeiros colocados. Devemos lembrar que a SQ é uma revista voltado para público masculino, justamente por isso as séries contém muito ecchi ou fanservice, o que faz o sucesso de Kono Oto Tomare! ainda mais fantástico, já que a obra é um romance/slice of life que trata de um grupo de praticantes de música tradicional japonesa, o que normalmente agrada muito mais o público masculino. O autor, inteligentemente, consegue fazer um mangá que consegue tratar a vida de forma bem romântica e dramática, porém ao mesmo tempo conseguindo agradar tanto o público dominante da revista quanto o público feminino que compra os seus volumes. Acredito que Kono Oto Tomare! se tornará um grande sucesso quando ganhar uma versão em anime.
7th Garden ficou na décima primeira colocação e parece estar seguro na revista, pelo menos nas próximas três edições – A série esta conseguindo vender relativamente bem, porém ao mesmo tempo não são vendas fantástico. O que me faz acreditar na segurança de 7th Garden é o fato de duas obras estarem sendo encerradas nessa e na próxima edição, e ter outros mangás que provavelmente correm um pouco mais de risco de serem cancelado, são eles: Mu & I e Taishou Wotome, deste modo não acredito que veremos 7th Garden partindo antes dessas duas obras. Mas ao mesmo tempo, também devo assumir que a situação em longo prazo para 7th Garden não está muito segura e a obra pode sim terminar dançando daqui a quatro ou cinco edições. Devemos ver como será as vendas do seu próximo volume (Que deve ser lançado em Dezembro ou Janeiro).
Em décimo segundo colocado tivemos Mu & I que só ficou acima de duas obras que sempre são colocadas em últimos (Parman e Teichii no Kuni) e de duas que já estão encerradas (Tegami Bachi e Nigthmare Funk), isso me faz crer que a obra está correndo sérios risco de poder ser cancelada nas próximas edições, dependendo de quando os editores querem estrear novas séries. Suas vendas não são ruins, mas também não são boas suficientes para garantir sua sobrevivência, além disso, a revista tem um novo ecchi de sucesso (Wonder Rabbit Girl), assim o cancelamento de Mu & I de nenhum modo seria um grande sacrifico da para revista, muito pelo contrário, seria uma boa decisão, já que poderiam estrar uma nova série que tenha muito mais potencial de vendas. Em penúltimo lugar, na décima quinta colocação tivemos Tegami Bachi que será encerrado naturalmente na próxima edição, inclusive farei minha despedida à série nela.
Em último lugar, sendo encerrado (Naturalmente ou não) tivemos Nightmare Funk, que tentou com todas as suas forças se tornar um sucesso na revista, porém ficou claro que o público da SQ não gostou tanto assim na série. No início suas posições foram até medianas, mostrando que o público estava dando uma oportunidade na série, mas quanto mais os capítulos passavam, mais os japoneses iam largando a obra. As vendas dos seus volumes também foram bem baixas, não justificante a sua permanência revista e nessa edição aconteceu o que eu já havia anunciado, os editores parece que decidiram que a série seja “encerrada” (Logicamente existe a pequena possibilidade de que foi um final natural, já que nunca é dito oficialmente que a série foi cancelada, só encerrada). Acredito que o autor encontrará a possibilidade de lançar um novo mangá, já que é bastante talentoso, se não for na SQ, com certeza será em uma outra revista, de pequeno ou grande porte.
Na próxima edição teremos o lançamento de “Platinum End”, uma nova série de Obata que claramente eu farei minhas primeiras impressões – Não só os brasileiros estão ansiosos, como a SQ está fazendo uma grande publicidade em torno do mangá, inclusive o seu próprio site está com uma abertura totalmente relacionada à nova obra. Se o mangá será um sucesso, isso só poderemos saber após o seu lançamento, mas é quase impossível não ficar ansioso pela obra, já que a dupla tem no histórico duas ótimas obras (Death Note e Bakuman). Com certeza, Platinum End está vindo para fortalecer a Monthly Jump Square.