Caso você ainda não tenha visto os mangás que ficaram entre a posição 30-11, recomendo dar uma lida, assim você poderá ver este TOP 10 com um olhar mais apurado e entendendo melhor porque alguns mangás, como por exemplo One Punch-Man não se configura nesta classificação:
Na mesma posição que na classificação do ano passado, Kingdom “conquista” a décima posição – O mangá manteve tudo que já era bom na série: Guerras épicas, briga política, mortes chocantes e principalmente um roteiro fantástico.
Kingdom desenvolve muito bem toda a questão política da época retratada, vai da armadura dos cavaleiros até as questões políticas e sociais – E por mais que o mangá já está muito anos no mercado, com mais de 400 capítulos, continua melhorando e melhorando. Com certeza o mangá mereceu esta décima posição.
Acredito que ano que vem, a obra manterá a sua altíssima qualidade, já no início deste ano teremos mais uma grande batalha, para deixar o mangá muito animado… Se ao longo do ano, ele continuar desenvolver esta guerra fantástica que esta acontecendo, quem não sabe até suba alguns degraus nessa classificação (Logicamente, isso também depende do rendimento dos inimigos).
Caindo da segunda colocação diretamente para a nona, temos Shingeki no Kyojin – O mangá neste ano foi relativamente mais fraco que ano passado, isto porque o autor preferiu “esquecer” um pouco dos titãs e focar mais nas questões políticas da sociedade do mangá, fazendo que muitos capítulos fossem focados em batalhas menos épicas.
De qualquer modo, o mangá continuou ótimo, principalmente agora nesta “reta final” de 2014, onde finalmente vários mistérios começam a ser revelados, o seu ritmo ficou muito, mas muito mais lento, mas em compensação, tivemos diálogos geniais ao longo desses últimos capítulos.
Tudo indica que ao menos o primeiro semestre de 2015 de Shingeki no Kyojin, seguirá o mesmo ritmo, só espero que o segundo semestre nós dê mais ação, mais titãs e capítulos mais elétricos, atualmente Shingeki no Kyojin esta um mangá perfeito para se ler em volume, mas peca em dar uma boa leitura mensal.
08 – Haikyuu!!
Dando um salto digno de Hinata, Haikyuu!! saiu da décima segunda posição e este ano conquistou a oitava – De fato, o mangá teve um ano muito especial, o seu anime (muito bem produzido pela I.G Productions), simplesmente fez que o mangá pegasse uma proporção mundial muito maior, se tornando um claro sucesso.
Ainda por cima, o autor nos entregou um desenvolvimento ótimo do elenco da Karasuno, mostrando desde a vida pessoal de muitos ao duro treino que eles faziam… Ver a determinação de cada personagem para poder melhorar e assim no final das contas vencer o seu arqui-inimigo, o time “Aobajousai” é simplesmente incrível.
Espero que o ano de 2015 seja ainda melhor para Haikyuu!!, é o momento do autor se revolucionar, levar a equipe de Karasuno a caminhos fantásticos, apresentar novos times, novos vilões, logicamente depois de encerrar esta incrível batalha contra Aobajousai – Estou crente que o próximo ano do mangá será ainda melhor.
07 – Gintama
Saindo da vigésima segunda posição diretamente para a sétima, Gintama deu aos leitores uma das sagas mais épicas que o mangá já teve – O primeiro semestre do mangá foi bem tranquilo, com uma boa qualidade, Gintama nos apresentou capítulos divertidos, boas lições e algumas batalhas interessantes, mesmo que nada de espetacular.
A situação começou a mudar no segundo semestre deste ano, com a grande batalha que teve: Decapitação, traição, sangue, explosões, tiros de canhão, comédia e principalmente confrontos que os leitores esperavam a muito tempo – Resumindo, Gintama saiu da zona de conforto e nos entregou uma das melhores batalhas já vistas no mangá.
Próximo ano acredito que o mangá voltará a sua comédia tradicional, pois depois da confusão, sempre vêem a “paz”… Mas de qualquer modo, este arco que acompanhamos neste final de ano, não sairá do coração dos leitores tão cedo. Pelo menos em 2015, Gintama também terá a volta do anime, vamos torcer para que este arco seja coberto com pouca censura.
06 – Tokyo Ghoul
Muitos podem discordar de Tokyo Ghoul/Tokyo Ghoul:Re na frente de mangás como “Haikyuu!!”, mas é inegável que o autor que arriscou mais alto neste ano foi o de Tokyo Ghoul – Mesmo com um anime muito mal feito, que cobriu em 12 episódios, quase 80 capítulos do mangá, cortando várias informações essenciais, a obra conseguiu ter um bom “boost” de vendas, se configurando na quarta mais vendida deste ano.
Deste modo, a obra estava em uma situação muito confortável, vendendo muito e com o arco atual agradando os leitores (Arco com várias batalhas épicas, diga-se de passagem), mesmo com esta ótima situação, o autor decidiu arriscar, terminou a obra “original” em um final que deixou todos de boca aberta e recomeçou ela com um novo nome: “Tokyo Ghoul:Re”, mudando TOTALMENTE o núcleo da história e também o modo de narrar a história.
E não é que Tokyo Ghoul:Re conseguiu agradar mesmo assim? Por sua coragem e competência de trazer uma mudança drástica e mesmo assim agradar a grande maioria, além de nos entregar um arco final muito épico em “Tokyo Ghoul”, com um ótimo confronto entre ghouls e humanos, considero o mangá o sexto melhor de 2014.
05 – Koe no Katachi
Subindo somente uma posição, da sexta para a quinta, temos Koe no Katachi – O mangá foi encerrado este ano, com apenas 62 capítulos, mas nos entregou um roteiro coerente e muito bonito… Era quase impossível ler Koe no Katachi e não se apaixonar pela relação entre os dois protagonistas.
No final das contas, dá uma sensação de vazio pensar que próximo ano não teremos mais o mangá, principalmente depois de um final tão aberto, que deixa claro que a vida dos personagens presentes na série “continuará”, mesmo que de nenhum modo saberemos qual será o rumo tomado por cada um deles.
Em 2015, como o mangá já foi encerrado, será quase “nulo” para a obra, mas para os órfãos da obra, pelo menos sairá um filme do mangá, deste modo só nos resta esperar por este filme que deve conseguir facilmente cobrir todo o romance.
04 – Shokugeki no Souma
Do nono lugar ao quarto temos Shokugeki no Souma – O grande sucesso da Shonen Jump não poderia faltar nesta classificação, este ano a dupla de autores preferiram apostar em combates direitos, mostrando primeiramente os bastidores e depois o grande confronto entre dois chefes de cozinha.
Escolha acertada, pois nos entregou fantásticas batalhas com metáforas fantásticas, o autor aproveitou o momento para fazer também referencias a outras obras, como em uma das batalhas bem recentes, fez como ela fosse uma jogo de “Yu-Gi-Oh”… É inegável que Shokugeki no Souma é um dos melhores mangás do ano.
O ano de 2015 pelo que tudo indica será ainda mais épico para o mangá, principalmente pelo fato de ele ganhar em Abril a sua versão em animação, feito pelo estúdio Lerche. Se a dupla de autores continuar nos entregando batalhas emocionantes, imprevisível e bem desenhadas, o mangá será um forte candidato ao primeiro lugar em 2015.
03 – One Piece
Subindo apenas 1 posição, temos em terceiro lugar One Piece – Mesmo com várias pausas que prejudicaram em vários momentos o ritmo do mangá, pausas justificadas pela doença do autor, Eiichiro Oda, o mangá teve um ótimo ano, com cenas emocionantes, eletrizantes e batalhas simplesmente espetaculares.
Após duas sagas bem fracas que foram Punk Hazard e Ilhas dos Tritões, Oda nos entregou uma saga emocionante, com um ótimo vilão e com uma história de “background” fantástica, seja relacionada a toda a história da cidade ou até mesmo a história de alguns personagens que de algum modo se relacionam ao vilão principal, DoFlamingo. Para melhorar, Oda ainda nos entregou fantásticas cenas de comédia que fizeram quase todo mundo cair na gargalhada.
Acredito que o ano de 2015 será a conclusão deste arco, é claro que Oda adicionou tantos personagens ao bando do chapéu de palha que ele não consegue gerir todos os personagens, Sanji por exemplo neste ano de 2014 não apareceu em nenhum momento no mangá – Somente espero que o arco que virá depois de Dressrosa, que também deve estrear em 2015, Oda consiga desenvolver bem todos os personagens do bando, que nenhum entre no “limbo do esquecimento”, como aconteceu com Chopper, Sanji e Nami.
02 – Hajime no Ippo
Mesmo tendo mais de 1000 capítulos, Hajime no Ippo continua nos surpreendendo, este ano foi a grande prova da capacidade do autor em nos entregar batalhas espetaculares e totalmente imprevisíveis. O capítulo 1069 é a grande prova que Hajime no Ippo merece de todo o modo esta segunda colocação.
A luta que se encerrou no capítulo 1069, contra Alfredo, foi simplesmente chocante para todos os leitores, enquanto Ippo ia perdendo, você acreditava que de algum modo ele ia virar a batalha, vencer o adversário, mas não, o protagonista perde da pior forma possível, deixando todos os leitores de boca aberta… Poucos autores conseguem te surpreender com um mangá de mais de 1000 capítulos!
Torço para que no ano de 2015, Hajime no Ippo mantenha a qualidade e continua a nos surpreender, capítulo após capítulo, batalha após batalha – Seja no modo em Ippo vence o adversário ou seja no modo em que ele perder, independente do resultado final, tudo que queremos que as lutas de boxes continuem muito boas.
01 – Nanatsu no Taizai
Quando decidi fazer o ranking deste ano, para mim, o primeiro lugar da classificação já estava decidido: Nanatsu no Taizai – A obra conseguiu nos entregar um ano fantástico, não somente teve uma ótima versão de anime, mas também teve no mangá uma saga fantástica, com a invasão do Reino, todo o problema de Ban querer tentar matar Melodias e tudo mais.
Nanatsu no Taizai deu um “show” de como se desenvolver um mangá B-Shounen, seja nas lutas que são bem desenhadas, imprevisíveis e emocionantes, seja no roteiro relacionado aos vários reinos presentes da história (Acredito que todos estão ansiosos para ver o reino da Inglaterra), seja a questão dos sete pecados.
O autor esta preparando terreno para algo ainda maior que esta a vir, então é bem provável que o ano de 2015 será tão fantástico quanto este de 2014 – Nanatsu no Taizai ao meu ver foi o melhor mangá de 2014 e tem tudo para conquistar o título também no próximo ano!
Resultado do Analyse It Awards (Votação popular) nos Comentários.
Feliz natal e um ótimo ano novo!