Após uma leva extremamente fraca, a Shonen Jump não economizou esforços nessa nova. Apostando em uma combinação de séries totalmente diferentes, a revista tenta fazer um feito raríssimo, que só conseguiu em 1993, ter três séries de sucessos. Mas antes de continuar este discurso, vamos ao tão esperado TOC:
Weekly Shonen Jump #51 (17/11): Takujou no Ageha (Capa & Página Colorida de Abertura,Nova série, 54 pg.) 01 – Ansatsu Kyoushitsu 02 – One Piece Shokugeki no Souma (Capítulo com todas páginas coloridas) 03 – Haikyuu!! 04 – Boku no Hero Academia Hinomaru Zumou (Página Colorida) 05 – PSI Kusuo Saiki 06 – Toriko 07 – Gintama 08 – World Trigger Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida) 09 – Nisekoi 10 – Bleach Moto Youkai Pochimaru (One Shot, 17 pg.) 11 – Juudouzu Kochikame 12 – Hi-Fi Cluster 13 – Sporting Salt Hunter x Hunter (Ausente)
#52: Capa &Página Colorida de Abertura: E-Robot by Yamamoto Ryouhei(Nova Série) Página Colorida: Boku no Hero Academia, Nisekoi, Takujou no Ageha
Takujou no Ageha, Lead Color Page.
Começamos com um outro pequeno aviso, caso você ainda não tenha visto duas matérias bem interessantes que publiquei nesses dias, recomendo irem ler, pois podem adicionar bastante a este TOC, o primeiro é a análise desta nova safra da shonen Jump, e o outro o Podcast, Kyodai Cast, onde juntamente com a Kyodai falamos sobre os últimos três anos da Jump. Eles não são essenciais para entender este artigo, mas podem adicionar bastante ao conhecimento de vocês.
Esta semana tivemos ao todo 4 mangás não ranqueados, Takujou no Ageha de Furuya Itsuki que é um dos novatos desta leva. A série tem como tem o esporte Ping Pong de forma bem mais profissional do que quando praticamos no colégio e promete se tornar a terceira força em esporte da Shonen Jump, acompanhando Hinomaru Zumou e Haikyuu. Porém o mangá é de um autor novato, por isso sua inexperiência na Shonen Jump pode prejudica-lo por essa caminhada até a fama, espero que o mangá de certo, pois o último mangá com o tema de ping pong na Jump foi P2!, em 2007 e fracassou miseravelmente.
Shokugeki no Souma também ganhou página colorida, nesta mesma edição o mangá teve o anuncio do seu cast: O estúdio responsável pelo anime será a J.C Staff que é um estúdio bom, mas não tão fantástico quanto esperávamos para Souma, de qualquer modo acredito que para a Jump entregar o projeto para J.C Staff, o estúdio deve ter apresentado uma “certeza” que irão entregar um bom resultado para os fãs do mangá e principalmente um bom resultado para Shueisha, então confiarei no estúdio. O novo volume de Shokugeki no Souma vendeu praticamente 200 mil cópias na sua primeira semana, um ótimo resultado.
Outro mangá que ganhou página colorida foi Isobe Isobee Monogatari, que vem ganhando muitas páginas coloridas, inclusive já superou World Trigger neste quesito, demonstrando uma clara preferência por Isobe dos editores da Jump, já que o mangá vêem pegando piores posições e tem vendas menores, mas preferem dar mais páginas coloridas para ele. Para aqueles que temiam um cancelamento de Isobe, essas sequências de páginas coloridas devem deixar vocês mais tranquilos.
E também temos página colorida para Hinomaru Zumou que vendeu somente 28 mil copias, desta vez não podemos culpar a falta de publicidade, já que a Shonen Jump entupiu o mangá de páginas coloridas e deu inclusive um capa, provavelmente Zumou se tornará um novo Kuroko no Basket só que com posições melhores no TOC e vendas um pouco mais baixas. Vejamos se no futuro com um anime a situação não melhore, mas de qualquer modo é muito tensa sua situação, já que se tiver um período de queda nos TOCs, suas vendas não conseguem de nenhuma jeito sustentar o mangá, já que por enquanto, vende menos que Soul Catcher (S) e praticamente o mesmo que Illegal Rare.
Shokugeki no Souma, Color Page.
Chegando a classificação, temos em primeiro lugar Ansatsu Kyoushitsu, do mesmo modo que One Piece esta em uma saga incrível, Ansatsu Kyoushitsu entrou em uma saga incrível também, fazendo que as próximas TOCs fique mais centrado neste dois mangás. Acredito que o mangá mais capaz de conseguir roubar o primeiro lugar deste é Boku no Hero Academia, mas o mangá precisa de um capítulo muito chocante para realizar este feito… Os mangás Souma, Zumou e Haikyuu!! também tem essa possibilidade, mas com uma chance um pouco menor.
O segundo lugar ficou com One Piece, o mangá como visto só tem um real inimigo no TOC, que é Koro-Sensei, já que infelizmente Naruto já terminou, aliás, o fim de Naruto pode ajudar muito a obra de Oda, já que os votos dos fãs do loirinho ninja pode ir para a pirata da cicatriz mal cuidada. Porém, só saberemos qual mangá de fato pegarão os votos de Naruto a partir da edição #05-06 do ano 2015, quando esta edição, a número 51 vai ser ranqueada, lembrando que o ano fiscal da Shonen Jump termina na edição 52, por isso o “Ano 2014” para a WSJ terminará já na próxima semana.
Terceiro lugar para Haikyuu!!, uma ótima posição para o mangá. O mangá vêem vendendo muito bem, conseguindo alcançar no final das contas 700 mil copias vendidas, e seus Gadgets também estão sendo um sucesso de vendas, por mais que o mangá não tenha o mesmo incrível desempenho de Kuroko no Basket no TOC, já que o povo esta preferindo votar em outros mangás do que de fato Haikyuu!!, as suas vendas continuam altíssimas, fazendo que dele o mangá de esporte mais lucrativo da revista atual e o segundo mais lucrativo em geral, só perdendo para o soberano One Piece.
Capa do Vol.02 de Zumou, Clique aqui para ver as demais capas de Novembro
Boku no Hero Academia conquistou um quarto lugar, estão colocando muita fé neste mangá para ser substituto de Naruto, e se o autor não fizer nenhuma besteira, é bem provável que isto aconteça mesmo. O seu primeiro volume vendeu 71 mil cópias, se tornando a terceira melhor estréia de mangás desde 2008, perdendo somente para Bakuman, com 154 mil cópias e Ansatsu Kyoushitsu com 121 mil cópias. E provavelmente o mangá só não vendeu mais cópias porque o estoque terminou em somente 4 dias, por isso o mangá poderia ter vendido muito mais (Foram impressas 75 mil cópias, venderam 71 mil, por mais que não todas tenham sido vendida, provavelmente as 4 mil restante deviam estar no interior japonês, ninguém ia viajar até a cidade da bisavó para conseguir uma cópia de mangá não é?). Como Hero é o xodó do Analyse It, já que usamos até como icone, estou na torcida para se tornar uma grande sucesso.
E fechando o TOP 05, temos em quinto lugar PSI Kusuo Saiki que vêem se recuperando de um período bem preocupante em que frequentava o bottom 05. Diferente de Sket Dance ou Gintama que eram mangás de comédias, PSI Kusuo Saiki segue um estilo mais tradicional de comédia, com um desenho que não combina muito bem com o anime e também não combina com as comédias que os fãs de animes costumam assistir, por isso é bem provável que os estúdios estão evitando pegar o projeto. O que é uma grande pena, mas ainda acredito que cedo ou tarde PSI será passado nas televisões japoneses, eu ainda acredito.
Em sexto lugar temos Toriko que teve uma melhora de posições comparadas a semana passada, é um fato que o mangá não tem mais o apoio popular que havia antes, mas ainda consegue sobreviver na revista, não vejo ele sendo cancelado no próximo ano, ao menos que comece a surgir várias novas séries de sucesso, o que pode muito bem acontecer – Se várias novas séries surgirem a situação ficará bem feia para Toriko, World Trigger e Nisekoi, um pouco menos Nisekoi porque vende relativamente bem. Falando em vendas, trago a vocês os números preocupantes das quedas de vendas recentes de Toriko:
Toriko Vol.28: 315 mil cópias. Toriko Vol.29: 315 mil cópias (Fim do Anime)
Toriko Vol.30: 281 mil cópias.
Toriko Vol.31: 267 mil cópias.
Dá para ver a clara decadência dos números de vendas de Toriko, o que é muito, mas muito preocupante. O mangá ainda consegue vender bem, mesmo que já tem vários na Shonen Jump que vendem muito melhor, como Shokugeki no Souma que mesmo sem anime já consegue ter um rendimento melhor. O volume 32 de Toriko vendeu nesta semana 180 mil cópias, devemos ver se irá conseguir melhorar as vendas ou não, torço para que consiga. Na caixa de comentários deixarei todo o Ranking Oricon desta semana, juntamente com os dados de vendas de Toriko do Volume 22 até o 31.
Hinomaru Zumou, Color Page.
Em sétimo temos Gintama que vêem mantendo o seu bom rendimento, logicamente a sua posição é um pouco mais baixa que o de semana passada, mas continuar melhor daquelas que o mangá tinha antes deste novo arco. Em oitavo lugar temos World Trigger que conquistou uma posição boa, lógico que as três novas almofadas ajudaram, mas já é uma vitória estar fora do bottom. A partir da próxima edição começarão os seus rankings pós anime, mesmo que nesta edição 51 ele já ganhou capa e página colorida, por isso tinha um hype enorme em cima da série.
Em nono temos Nisekoi, o mangá é uma montanha russa, por isso fica nesse incrível sobe e desce de posições, mas retiro um argumento meu que acho que Nisekoi conseguirá sobreviver ao próximo ano da revista, tem total capacidade de conseguir isto, porém já vejo o mangá em uma situação de risco pelo fato de suas vendas já estarem começando a cair e suas posições estarem muito instáveis, a instabilidade de posições é um dos sinais de que uma série esta começando a não ser muito bem recebida pelo público. O ano de 2015 será uma luta por sobrevivência para World Trigger, Nisekoi e Toriko, boa sorte para todos esses três mangás.
Em décimo temos Bleach, não coloco o mangá entre os que irão lutar para sobreviver, porque tem boas vendas e suas vendas caem lentamente, se Kubo arrastar a série até 2016, suas vendas já não devem ser tão altas (Levando em conta que mantenha a constante de queda) e aí sim sua situação começará a ficar mais preocupante. Este ano Bleach teve 32 bottoms, um record absoluto para o mangá, e talvez até para a Shonen Jump.
Isobe Isobee Monogatari, Color Page.
Juudouzu conquistou o décimo primeiro lugar, o mangá por incrível que pareça foi o melhor aceito dos novatos, mas suas chances de sobrevivência ainda são bem baixas. Pode ser que ele se torne um novo Illegal Rare, sobrevivendo a duas levas de cancelamento, mas sendo cancelado na terceira (Lembrando que Juudouzu teoricamente sobreviveu já a uma, que foi essa que dançou Yoakemono e Condor), mas acho bem difícil, vendo o rendimento dos três novatos e o fato de que provavelmente venderão muito mal, estou achando que a Jump preferirá cancela-los todos de uma vez só.
Hi-Fi Cluster ficou em penúltimo lugar e Sporting Salt em último, diferente de Juudouzu que ainda tem uma esperança de melhoras, esse dois provavelmente já devem ter sido escritos no “Death Note” editorial da Shonen Jump, por isso estão mortos, só falta enterrar mesmo. O que é uma pena, principalmente para Sporting Salt que estava sendo traduzido pela Seikou Scan, uma tradução de altíssima qualidade e pontualidade por parte dela, uma pena mesmo.
Na próxima semana teremos a estréia de E-Robot que se pronuncia Eru Robot, a série é do novato vencedor da Jump NEXT Summer 2013 Yamato Rouhei e também temos a estréia de Gakkyou Houtei de Enoki Nobuaki e Takeshi Obata na edição 01# de 2015 que terá seu TOC divulgado em 27 de Novembro… Aliás, tenho boas notícias relacionados a edição #01, ela será SORTEADA, isso mesmo o Sorteio do Analyse It esta de volta, e agora com a edição de estréia da nova série de Obata. Fiquem atento que o sorteio será aberto na próxima semana.
Despedida do criador de Yoakemono, imagem foi postada no seu Twitter. Ranking 2ch
Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista… Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem “aceito” da Edição.
Edição 48, capa de Shokugeki no Souma
Color Page: Haikyuu!! e Musume Iki Bako (One Shot, Nisio Isin e Akatsuki Akira) FIM: Mitsukubi Condor Ausentes: Hunter x Hunter e One Piece
#Posição – Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos
#01 – Mitsukubi Condor (171) 3.80 E assim termina Condor T.T #02 – Hinomaru Zumou (169) 3.76 #03 – Boku no Hero Academia (147) 3.27 #04 – Naruto (146) 3.24 #05 – Gintama (137) 3.04 #06 – Musume Iki Bako (133) 2.96 Foi bem aceito, boas notícias. #07 – Isobe Isobee Monogatari (130) 2.89 #08 – World Trigger (123) 2.73 #09 – PSI Kusuo Saiki (121) 2.69 #10 – Shokugeki no Souma (120) 2.67 #11 – Haikyuu!! (108) 2.40 #12 – Juudouzu (100) 2.22 #13 – Ansatsu Kyoushitsu (96) 2.13 #14 – Kochikame (94) 2.09 #15 – Bleach (78) 1.73 #16 – Toriko (72) 1.60 #17 – Hi-Fi Cluster (71) 1.58 Melhorou… Quase nada. #18 – Nisekoi (64) 1.42 #19 – Yoakemono (63) 1.40 #20 – Sporting Salt (46) 1.02
Achei muito legal essa homenagem que a 2ch deu para Condor, quando uma série que eles gostam terminam, mesmo que o capítulo final seja ruim, dão muitos votos bons para ela, como fosse um agradecimento e para demonstrar também a injustiça que foi cancelar o mangá. O final de Condor foi bem legal, como não foi traduzido, direi: O principal é morto na batalha final, tendo metade do seu corpo cortado, e como última ação passada o seu poder a sua fiel amiga que vinga a sua morte e mata o vilão… Foi bem legal o autor “matar” o principal no finalzinho, bem legal mesmo.
Outro fato interessante é que o one shot de Nisio Isin foi bem aceito, conseguindo uma ótima posição, as chances de se tornar uma série agora são bem altas, dependerá mais se Nisio Isin vai querer dar continuidade ao projeto, e principalmente, se os três primeiros capítulos que ele terá que apresentar aos editores serão convincentes.
E por último gostaria de falar dos novatos que estão na mesma coisa de sempre, todos mal… Juudouzu é o único que mantém posições relativamente aceitaveis. Esta edição será ranqueada somente daqui a 2 semanas, por isso no TOC #51, trarei o Ranking 2ch com a recepção de Takujou no Ageha.
Extras
– A partir desta semana irei fazer o upload de todas as imagens especiais da Weekly Shonen Jump neste album, como por exemplo, o poster de World Trigger que saiu na Jump V. Não se preocupe, as páginas coloridas e páginas super importantes ainda serão postada no POST do TOC, mas aquelas imagens que servem mais como curiosidade, sem grande importância serão postada neste album (Será um album para cada semana), faço isso porque não tenho espaço o suficiente para colocar no Blogger, mas quero trazer mais informações e curiosidades possível a vocês:
Atualização 01 (14/11 às 9:03): Agradeço a Lucas Felipe por trazer parte do Cast nos comentários, agora a lista de todo o Cast de dublagem de Shokugeki no Souma:
Nakiri Erina será dublada por Taneda Risa (Kyoukai no Kanata’s Mirai, Gokukoku no Brynhildr’s Neko, Shinsekai Yori’s Saki, Kin iro Mosaic’s Aya) Tadokoro Megumi será dublada por Takahashi Minami (Aikatsu’s Sora, Magimoji Rurumo’s Masako, Wixoss’ Midoriko, Genei wo Kakeru Taiyou’s Lymro) Mito Ikumi será dublada Ishigami Shizuka (Seirei Tsukai no Blade Dance’s Ellis, Daimidaler’s Kiriko, Nagi no Asukara’s Akira, Magimoji Rurumo’s Sumiko)
Full Color Chapter: Shokugeki no SoumaPrimeira Prévia do Anime de Shokugeki no Souma (Trazido pelo nosso leitor e colega, Lucas Felipe):