A Jump NEXT! é uma revista spin-off da Weekly Shonen Jump onde é lançado vários capítulos de mangás que foram “cancelados” da Shonen Jump, como Beelzebub e Soul Catcher (S), além de lançarem muitos e muitos One Shots, onde alguns desses se tornam séries da Weekly Shonen Jump, séries que vieram da Jump NEXT são: Hinomaru Zumou, Stealth Symphony, iShoujo, entre outras.
Nesta análise irei comentar TODOS os One Shots da revista, inclusive comentando como foi a recepção do One Shot e as suas chances de no final se tornar uma série – Também comentarei o segundo capítulo de Beelzebub NOT! e a nova série do autor de Hachi, Mamono Kanteishi. Caso você não tenha lido a Jump NEXT, deixarei na área de comentários o link para vocês poderem baixar a raw! Sem mais delongas, vamos ao que interessa:
Mamono Kanteishi (Yoshiyuki Nishi)
Tendo direito até ser uma das capas da Jump NEXT!, Nishi, criador de Muhyo to Roji (18 volumes) e Hachi (3 Volumes), lançou o primeiro capítulo da sua nova série. Sinceramente, gostei bastante do que eu vi, e acredito que foi um desperdício de talento ter lançado esta série na Jump NEXT! e não na Shonen Jump. O capítulo tem um desenvolvimento super rápido, porém bem coeso, a apresentação dos objetos mágicos foram fantástico, e vê o protagonista enlouquecendo aos poucos com esses objetos foi simplesmente fantástico.
Mas o ponto positivo maior deste primeiro capítulo foi justamente a garota que inferniza a vida do principal, esta loira que está na capa – Ela é simplesmente louca, e você fica esperando qual é a próxima maldade que ela irá fazer com o tadinho. Foi um ótimo primeiro capítulo, e repito, deveria ter sido lançado na Shonen Jump.
Nota: 5/5
Beelzebub NOT!, Capítulo 02.
Estou decepcionado com este Beelzebub NOT!, sinceramente, tanto o primeiro capítulo quanto o segundo me dão uma leve impressão que são simplesmente inuteis… Como não houvesse uma necessidade do autor continuar desenhando Beelzebub, já que elas não dão uma continuação direta ao final da série (Ainda estou esperando aquele segundo bebê que apareceu no final de Beelzebub). São fillers, simplesmente fillers.
Mas analisando o capítulo como um filler inútil, é até divertido – Esta saga dele estarem perdidos em uma ilha pode ser muito divertida, o autor Ryuhei Tamura tem tudo para nos entregar várias cenas engraçadas, mesmo que inúteis para o desenvolvimento da história. Então, vamos ver como será este Beelzebub LOST!… Ainda prefiro que ele se dedicasse a um novo projeto, mas como ele não quer, só nos resta aceitar este novo filler de Beel.
Nota: 2/5
One Shots levados a Votação:
Estes foram os One shots que poderão ser votados pelo público, relembrando que comentarei cada One shot, dizendo a minha opinião, dando a minha nota, e logo após citando as chances dele ser serializado levando em conta a recepção do mesmo nos fóruns japoneses. Tentei traduzir o nome de todas as séries, mas não é uma garantia que estejam corretas, por isso, deixarei o nome em Kanji e também em Romaji, “traduzido” por mim.
Os comentários serão feitos na ordem que os mangás foram colocados na Jump NEXT – Por isso, X-REX mesmo recebendo página colorida e também páginas extras, assim tendo um destaque maior na magazine, ficará no meio, pois foi colocado no meio da revista, após vários outros One Shots! É isso aí, vamos aos meus comentários:
Momeru Hito (もめるひと)
O simples fato de estarmos começando com um ecchi, já me deixa animado, não por ser um ecchi, mas sim porque isso significa que não teremos uma revista focada somente em B-Shounens, como foi a edição número 02. Momeru Hito é uma história que mistura Ecchi com um pouco de terror, focado praticamente em dois personagens, mesmo que aparece outras personagens femininas.
Sinceramente, o capítulo é até bem interessante, o autor soube colocar as cenas de ecchi, inclusive tem umas bem pesadas onde a protagonista chora enquanto é apalpada pelo protagonista. Logicamente não é uma história politicamente correta, onde temos uma criança sendo molestada por um tarado fantasma, mas para quem gosta de um ecchi bem feito é um prato cheio.
Nota: 4/5
Chances de Serializado: Altas,O mangá dividiu a opinião nos fóruns, muitos gostaram, outros odiaram, mas isto é normal em ecchi pesados como é Momeru Hito. Acredito e torço para que seja serializado, a Shonen Jump esta precisando de um bom ecchi na revista, e o fato de ser o primeiro One shot da revista demonstra que a Shonen Jump tem vontade de serializa-lo.
Kandata (カンダタ)
Kandata entra naquela grupo de B-Shounens bizarros, com várias cenas chocantes e caretas muito, mas muito estranhas. Na verdade, o fato dele ser um mangá bem bizarros, com personagens estranhos, loucos, psicopatas e lutas sangrentas é o ponto forte do One Shot, porque no total é um capítulo muito fraco.
Ele comete o erro em não desenvolver bem os personagens, aplicar lutas atrás de lutas sem nenhum proposito real, várias cenas extremamente sangrentas que não soam parte essencial da história, e sim um modo que o autor encontrou para surpreender o leitor, conseguir votos – Mais ou menos o que Yoakemono fez, e por isso teve uma rejeição enorme da grande parte dos leitores. Ao meu ver, foi um ruim One Shot, mesmo que o autor parece ter futuro se aprender a focar um pouco mais na história e menos em chocar por chocar.
Nota: 2/5
Chances de Serialização: Baixas, o capítulo não foi muito bem aceito pelo público, levando em conta os comentários nos fóruns, por isso não acredito que receberá votos ao ponto da Shonen Jump decidir transforma-lo em uma série da Shonen Jump.
Po Po no Futoshi-Kun (ポポん太くん 千客万来!)
Então, este mangá é bem bizarro, mas no final conseguiu me agradar – Para quem não entendeu, o mangá fala de um grupo de animadores infantis que precisam encontrar um modo de alegrar a criançada em uma festa, só que parece que eles são um pouco atrapalhados, assim fracassam nos seus truques de magia, resultando em uma apresentação bem bizarra. – A ideia é até legal, mas não vejo funcionando muito bem na Shonen Jump, conseguiu me agradar.
O problema é que não vejo o mangá funcionando muito bem na Shonen Jump, primeiro por já existir três gag mangás tradicionais que usaram do mesmo estilo de comédia e traço na revista, são eles Isobe Isobee, PSI Kusuo Saiki e logicamente Kochikame… Futoshi-Kun não demonstrou estar no nível destes três mangás para conseguir sobreviver na revista, faltou algo.
Nota: 3/5
Chances de Serialização: Baixíssimas. O mangá foi uma montanha russa de opiniões, mas a grande maioria foram negativas, as positivas gostaram, mas não elogiaram ao extremo o mangá, como fizeram com algumas outras obras, então, não deve ganhar muitos votos no final das contas.
Tokusetsu Busou Ka (特設武装課)
Primeiramente gostaria de dizer que esta edição da Jump NEXT! esta variando bem, colocando um Ecchis, Gags, Battle Shounens, por aí vai. Tokusetsu Busou Ka é mais um B-Shounen da revista, e até agora foi o que mais me agradou… Ele passa um clima de Jak & Daxter da época do Playstation 2 misturado aos clássicos Tokusatsu como Kamen Rider (Parece loucura, mas o clima espacial misturado com esses protagonistas àla super heróis me trouxeram essa sensação).
No final, curti muito o One Shot, principalmente os dois personagens principais que são muito carismáticos – Ainda não acredito uqe a obra esteja pronta para uma serialização, ao meu ver precisam re-lançar o One shot na Weekly Shonen Jump, como fizeram com Hinomaru Zumou, pois tem muitos problemas básicos que precisam ser sanados.
Nota: 4/5 Chances de Serialização: Medianas, a maioria dos leitores gostaram do capítulo, mas não viram nada de fantástico, deste modo tem grandes chances de não receber muitos votos, porém, no final das contas foi até bem aceito pelo público.
Moromono no Jijou (モロモノの事情)
Primeiramente gostaria de dizer que não sei o mangá se chama “Moromono” mesmo, fiquei com uma dúvida mortal se o nome estava certo, já que deve ser um trocadilho em japonês com o fato da principal ter só um olho… De qualquer modo, acho que saberemos no futuro, pois acredito profundamente que este One shot será serializado.
É uma comédia com uma temática bem interessante, adotando o mundo futurístico, cheio de robôs. A protagonista é talvez o ponto mais forte do mangá, ela além de ser hilária, principalmente por causa do seu “olho dinâmico”, e ainda por cima tem um grande potencial para ecchi, caso o autor decida adicionar elementos ecchi. Se não bastasse, o mangá tem capacidade de trazer lutas bem engraçados e emocionante, ao meu ver, é uma das obras de comédia mais completas que já foram lançadas na Jump NEXT!
Nota: 5/5
Chances de Serialização: Altíssima, vi vários comentários positivos aos mangás, principalmente a protagonista. Vi muita gente disposta a votar no mangá, e até na própria 2ch que tem uma grande rejeição a mangás de comédia, “Moromono” foi bem aceito.
X-REX
Finalmente chegamos ao One shot de página colorida, X-Rex é uma obra bem interessante, tem seus claros problemas, um deles é o fato do One Shot ser apressado demais, luta atrás de luta, sem o autor fazer uma pausa para desenvolver os personagens. Outro fator negativo é o fato do personagem principal ser muito “Natsu”, por isso esta na cara que o autor constantemente irá apostar no protagonismo, não nos entregando lutas sérias, e sim exageradas.
Mas tirando esses pontos negativos, é um One Shot com várias qualidades, uma delas é a própria personalidade do personagem principal que é muito carismático – Além do design de todos os personagens que apareceram na história serem muito interessante, as lutas são bem feitas, mesmo que ele precise dar uma limpeza no traço, para trazer batalhas menos confusas, e por fim a ambientação do mangá também é interessante, e te dá vontade de ler o capítulo seguinte.
Nota: 4/5
Chances de Serialização: Altíssima, ganhou página colorida, por isso esta no patamar de Best Blue de Masahiro (Kiruko-San) e Black Cover de Tabata Yuuki (Hungry Joker). O mangá não foi muito bem aceito na 2ch, discordei demais da opinião deles em relação a este mangá, mas nos demais fóruns foi bem aceito, inclusive no Blog Rankings foi o segundo mangá mais votado.
SALTO
Logicamente não teriamos uma verdadeira Jump NEXT! sem ao menos 1 mangá de esporte, desta vez tivemos uma obra sobre ginastica olímpica que me chamou bastante atenção – Conta a história de um garoto que sonha em ser um grande ginasta. O One Shot é bem interessante, e tem várias cenas belíssimas.
Seu ponto forte é a interação que o protagonista tem com o esporte… Quando o protagonista finalmente consegue fazer o impulso corre na barra, é fantástico, porque você também se sente como estivesse “voando” juntamente com o personagem principal. Foi uma obra que me surpreendeu, e ainda por cima me fez rir. Uma das minhas preferidas desta edição da Jump Next!
Nota: 5/5
Chances de Serialização: Altas. O mangá foi muito bem aceito, até na 2ch, onde tem os leitores mais chatos, o mangá foi elogiado – Porém acredito que a Shonen Jump precise fazer outro teste de popularidade antes de lança-lo… Deste modo acredito que ele não sairá da Jump Next direto para a Shonen Jump como uma série (Aconteceu isso com Tokyo Wonder Boys e olha no que deu), acredito que primeiramente lançarão na Shonen Jump como One shot, para assim depois lançarem como uma série mesmo.
Bachan
Este e o próximo mangá tem nomes grandinhos, principalmente este em questão, então só passei para Romaji o comecinho do nome dos mangás – De qualquer modo, esta história não me convenceu muito, não é que é ruim, só tem one shots bem mais engraçados na revista, simples. Além do mangá não dá uma boa perspectiva de continuação, significa, não consigo vê-lo como uma série.
O seu ponto positivo, mesmo que é quase impossível de se notar, é o protagonista – Que por ser medroso nos entrega as únicas poucas cenas engraçadas do one shot, uma delas é o final quando ele termina desmaiando.
Nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixíssima. Não foi muito bem aceito na 2ch, único dos poucos lugares que vi comentando do mangá, já que a grande maioria preferiu simplesmente ignorar sua existência, por considerarem um One Shot bem, mas bem fechadinho.
Usagi To Kuma (兎と熊)
O One shot mais bem aceito na 2ch, e achei bem interessante, assumo. O jeito que o mangaká conta a história do mundo selvagem que faz parte o coelho, o personagem principal – É hilário, e já comentei na análise de TOC da Jump Square que gostaria de ver mangás estilo tirinha também na Shonen Jump, sinceramente acredito que poderia dar certo (Na Jump Square ao menos dá, alguns conseguem ficar até no TOP 03 mais votados em certas semanas).
No final, Usagi to Kuma é um mangá muito divertido, não achei o melhor One Shot da Jump Next, como a 2ch achou, mas assumo que é um mangá que pode proporcionar boas risadas, e eu aceitaria de braços abertos ser serializado na Shonen Jump – Caso não consiga, quem sabe na Jump Square, ao menos a revista já comprovou que aceita tranquilamente mangás estilo “tirinha”.
Nota: 4/5 Chance de Serialização: Sinceramente não sei, vai depender muito se a Shonen Jump esta disposta a serializar um mangá deste estilo… Se tiver disposta, acredite com certeza Usagi to Kuma virará uma série, e quem sabe, uma série de sucesso!
Fighter’s High!!!
Quando eu percebi que era um mangá sobre Kickboxing me chamou muita atenção, já que gosto bastante do estilo, mesmo não sendo um fã – Li todo animado o mangá, e me decepcionou, a história é muito confusa, o autor não soube posicionar muito bem os flashbacks.
Os personagens principais são sem graça demais, no final você consegue se simpatizar com eles, talvez também porque boa parte do drama venha do flashback, e como já dito, o flashback é muito confuso. De qualquer modo, ao meu ver a luta entre os dois foi emocionante, conseguiu me cativar e fiquei curioso quem venceria o combate, em um certo momento até acreditei no embate, o que não aconteceu. Acho que foi uma boa proposta, se eu fosse um dos editores da Jump daria uma chance ao mangaká, pediria para ele re-fazer este One Shot, deixa-lo mais limpo e depois relança-lo na própria Jump Next.
Nota: 2/5
Chances de Serialização: Baixíssima. Foi muito mal aceito nos fóruns japoneses, o mangá simplesmente não conseguiu convencer o público em geral – Não foi odiado, só não conseguiu convencer, acho que o autor deveria trabalhar um pouco mais no One Shot antes de lança-lo.
Deadman Killer
O terceiro mais bem aceito na 2ch, o mangá tem uma temática de “Hitman”, só que com um pouco mais de coração – Ao meu ver, é a obra mais madura desta Jump NEXT!, é de fato muito séria como obra. O autor conseguiu colocar uma dose certa de drama, melancolia e também uma dose correta de “sangue”, fazendo que as cenas soassem parte da temática do mangá, e não uma estratégia para ganhar votos usando o choque, como o já citado Yoakemono fez.
No final das contas, Deadman Killer foi um ótimo One Shot que para mim tem um problema básico, não sei se esta pronto para a Shonen Jump atual, já que é um mangá muito maduro – Preferiria vê-lo sendo lançado na Jump Square, onde o autor haveria em sua disposição 50 páginas para desenvolver o “caso da semana”. Mas vamos ver, achei a história muito interessante, não gostaria que fosse jogada fora pelo fato de não combinar tanto assim com a revista.
Nota: 5/5
Chance de Serialização: Mediana. Se depender da aceitação do público, tem chances reais… Porém se analisarmos que a Shonen Jump atual tem cada vez menos mangás “sangrentos” e com temáticas tão sérias, fica difícil acreditar em uma serialização.
Bone Head
Ficarei ao lado da 2ch em relação a este mangá, vi várias pessoas elogiando Bone Head em vários outros fóruns, mas ao meu ver não convenceu. O personagem principal tenta passar uma ideia de psicopata, mas a sua loucura não consegue me prender – Talvez seja a arte do autor, que diferente da de Kandata consegue transmitir uma psicopatia no personagem, o de Bone Head não consegue. Achei o mangá bem fraco, sem boas perspectiva de continuação.
Nota: 1/5
Chances de Serialização: Mediana. Claramente a arte ainda não está pronta para uma serialização, mas caso o autor trabalhe duro, pode conseguir já que parece que o mangá teve uma altíssima aceitação do público em geral.
Shiro Same-Kun (白鮫くん)
A história do garoto tubarão, olha, se fosse um B-Shounen, a história poderia até ser interessante, onde haveríamos um garoto que podia se transformar em tubarão dentro da água, e fora dela batalharia mantendo vários vantagens de ser um tubarão, mas como foi só uma história de romance, tudo foi muito mal desenvolvido
O modo em que ele ganhou os super poderes, os seus problemas na sala de aula e até o próprio final foi mal desenvolvido, quando ele descobre que sua amiga é uma orca… Repito, se fosse um B-Shounen o mangá poderia dar certo, mais pelos poderes que o protagonista poderia ter, mas pelo fato de ser um romance, e também o fato do autor não saber desenvolver o one shot, foi em minha opinião, o mangá mais fraco da edição. Único ponto forte é o desenho, a cena da orca é belíssima.
Nota: 1/5 Chance de Serialização: Baixíssima, não foi bem aceito em quase nenhum fórum, na 2ch foi o mangá com a media mais baixa, no Blog Rankings recebeu somente 1 voto, então podemos dizer que suas chances de se tornar séries são bem baixas, mas como a Jump gosta de surpreender…
Esta foi a análise da Jump Next! Vol.03 – Volume 04, que teve como capa Soul Catcher (S) será analisado na próxima semana, por isso fiquem preparado para próximo sábado ou domingo terem mais um super combo de One Shots da Jump Next.