Entre sonhos e pesadelos.
A reflexão semanal desta semana é na verdade uma “ressurreição” de duas antigas matérias do Analyse It – Quando o blog foi fundando, com parceria com Seiti (Que continua me apoiando e ajudando, mesmo que não seja mais escritor), havia um objetivo de fazer análises de mangás, músicas e jogos… Porém, o projeto não deu muito certo, assim o blog acabou sendo abandonado, até quando foi “ressuscitado” em 2013.
Uma das matérias que havia feito um grande sucesso, foi “Onde esta o terror?” uma crítica aos jogos de terror da geração atual – Se passaram cerca de 3 anos daquelas duas primeiras parte da matéria, o que é bastante tempo, e percebi que um dos temas que pouco toquei no Analyse It foram os mangás de terror, um estilo que sinceramente sou louco.
Seja em filme, livros, jogos ou quadrinhos em gerais (Pode ser americanos ou japoneses), podemos dizer que o terror é um dos estilos mais difíceis de se escrever, pois tem que entrar na mente da pessoa para conseguir de fato deixa-la horrorizada. Nos filmes ou nos jogos, alguns diretores ainda podem apostar no fator “susto”, deste modo escapando do horror psicológico, temos como exemplo nos mundos dos jogos Dead Space, que utiliza do “susto”, já Silent Hill aposta no terror psicológico.
Mas o que é o terror psicológico? É bem simples, você tem dois modos de deixar seus amigo assustado – O primeiro é ficar de baixo da cama, e no momento certo pega-lo no seu pé, gritando um “BOOO”, neste caso, de forma relativamente tosca, você esta dando um “susto” no seu amigo. É mais ou menos o que acontece nos filmes quando de repente aparece um cadáver gritando como estivesse sendo espancando por um urso polar, te dando aquele susto enorme.
Já o terror psicológico, você apagaria o gerador de energia da casa, em plena 3 horas da manhã, e colocaria no quarto do seu amigo, um ruido irritante, parecendo de uma pessoa se movendo pela casa… O seu amigo, assim ficaria com um medo tão grande, mas tão grande que não teria coragem nem de sair do quarto, imaginando se um ladrão ou mesmo um fantasma na casa.
Como os mangás e livros não podem apostar no terror de susto, só lhe resta entrar na mente dos seus leitores – Para isso, devem apostar em imagens inquietantes, como os desenhos de Junji Ito, onde só de olhar te dá um grande reboliço no estomago. Trazer uma história que soe crível, mesmo que seja em um mundo imaginário. E por último, também apostar em sequencias de quadrinhos evolutivos, onde a tensão seja criada lentamente, aos poucos… e em NENHUM, digo, NENHUM momento “caia” – A tensão deve se manter por todo mangá alta, sufocante o leitor de tanto medo.
Por isso é tão dificil criar um mangá de terror, o autor deve ter um conhecimento enorme dos medos humanos, para assim passa-lo de forma original ao leitor. Nos jogos por exemplo, ainda temos como vantagem a dinâmica dos cenários, monstro e principalmente a trilha sonora, o que pode ser adicionado nos animes. Uma obra de horror com uma trilha sonora fraca, podemos considera-la uma obra fraca.
Mas, você deve estar se perguntando, porque vemos tão poucos mangás de terror atualmente? Vamos ser sinceros, atualmente o terror esta um pouco em decadência, por causa do público esta fugindo deste tipo de conteúdo… Além da sociedade esta se tornando mais “light”, aceitando cada vez menos cenas que podemos julgar chocante e gore. Atualmente quando falamos de horror, muitos pensam em Tokyo Ghoul, um mangá que por mais seja de alta qualidade, não podemos considerar um dos melhores expoentes do estilo.
Querendo ou não, a sociedade aos poucos vai matando o terror… Com os autores não podendo mais apostar em cenas de impacto mental, com medo de repressão dos leitores e também dos editores, que querem um produto mais comercial, só lhe resta apostar em um horror visualmente mais fraco, não dando assim o medo que deveria dar. Nos filmes e jogos, lhe resta mesmo é apostar nos sustos, já que ao menos, isso ainda é aceitável.
Então, respondendo a pergunta do tópico: Onde esta o terror? Esta escondido, por não ser mais um produto mainstream só lhe sobrou se esconder nas sombras de magazines e produtores pequenos, que ainda prezam pela bizarrice da mente humana… Porque é isso que o terror é, O PIOR DA MENTE HUMANA.
Para encerrar, deixo aqui alguns mangás do estilo que me agradam muito: Shinrei Tantei Yakumo, Shio no Koe, Ibitsu, Elfien Lied… As obras incríveis do mestre Junji Ito, como por exemplo: Voices in the Dark, Flesh e talvez o melhor mangá de terror atual, Uzumaki. Também recomendo ler Shiki, que é uma obra muito interessante, já encerrada que atualmente teve seu prologo traduzido pela Blade Scans (Que inclusive também esta traduzindo ST&RS, para quem quer saber o final do antigo mangá da Shounen Jump). Outra Scan que tem muito o costume de lançar jogos de terror é a Chrono Scanlator, vale a pena dar uma olhada nas suas listas de projetos. Mas então, o que vocês acham dos mangás de horror? E quais são seus favoritos?