Indo além do básico.
Há um bom tempo que eu havia prometido desta matéria, assumo, mas acredito que finalmente postei ela no momento correto – Na semana em que Haikyuu!!, mangá de vôlei da Shonen Jump, conseguiu após 2 anos do seu lançamento, um merecido primeiro lugar. Em paralelo na mesma revista temos Hinomaru Zumou, um mangá de sumô que vem conquistando vários fã por todo o mundo.
Mas é nesses momentos que me vêem na cabeça, o que faz tão especial um mangá de esporte? Então, começamos primeiramente a discutir, porque o ser humano em geral gosta tanto do esporte: Seja ele futebol, basquete, tênis, vôlei, sumô, boxe ou até mesmo o automobilismo, que já entra em uma categoria um pouco mais diversa.
Existe dois tipos de paixões por esporte, a primeira é de pratica-lo, neste caso acredito que esta “paixão” é causada pelo fator do esporte em sí te levar ao limite, deste modo, por mais problemas que você tenha, quando você esta praticando um esporte sua cabeça, por aquele momento se concentra unicamente nesta atividade, todos os seus problemas, todas as suas duvidas são esquecidas – Você se concentrar em praticar aquela única atividade da melhor forma possível, retirando do seu corpo, o melhor. É por isso, que muitos gostam de praticar o esporte como lazer, pois é o momento que você se torna genuinamente você e dá o seu melhor, sem se preocupar com demais questões, além da atividade em questão.
Quando você vai além nesta atividade, levando-a ao lado competitivo, e não mais de simples lazer, o esporte continua sendo um modo de você “esquecer do mundo” e “esfriar sua cabeça”, mas acima de tudo se torna um modo de você se desafiar e desafiar o concorrente. Deste modo você encontra um motivo a mais para estar “correndo atrás da bola” ou mesmo “pedalando na sua bicicleta”… Você aciona o lado competitivo do ser humano, o fato do ser humano sempre querer ser o melhor.
O segundo tipo de paixão pelo esporte, é o fato de assisti-lo – Ao meu ver este fator é estimulado por dois motivos: O primeiro, a imprevisibilidade da competição. Quando você assiste uma partida de futebol, por mais que haja um time favorito, o resultado continua imprevisível… Deste modo você fica ansioso e curioso em saber quem vai ganhar. O outro motivo é o fator emocional, caso você assista muito um esporte, você passa a apreciar uma equipe, ter uma ligação emocional por aquela equipe, ao ponto de torcer loucamente. Sou assim, por exemplo, com o piloto de F1, Kimi Raikkonen.
Mas então, após essa rápida introdução, porque gostamos tanto de ler um mangá esporte? E porque tanta gente que não gosta de um determinado esporte, gosta do mangá sobre aquele esporte? As duas perguntas tem uma resposta simples e ao mesmo tempo complexa… Respondendo da forma simples, eu poderia: Pois mangás de esportes, não tratam do esporte, e sim das pessoas que o circundam.
No final das contas, quando lemos um mangá de esporte, estamos lendo sobre um personagem (Ou mais) que encontra naquela atividade física e mental, um modo de revelar-se, de descobrir quem ele realmente é. No caso de Kuroko no Basket, por exemplo, vemos Kuroko que pratica basquete por simples amor ao esporte, e passamos a acompanhar a jornada dele com a sua equipe, mas principalmente SUA JORNADA COM O BASQUETE.
O mesmo vale ao mangá genial Kokou no Hito, onde vemos a relação de Mori Buntarou com o alpinismo, o modo que ele utilizar aquele lazer para se “destacar do mundo”, simplesmente se isolar da humanidade e encontrar-se.
Por isso, quando lemos um mangá de esporte, estamos indo muito além do próprio esporte, muito além do básico que assistir uma simples partida de futebol ou mesmo uma simples corrida de carros… Estamos vendo a jornada de um homem (No sentido humano da palavra) e o seu desenvolvendo, tendo como principal pretexto para este desenvolvimento personal o esporte em questão.
Talvez, seja por isso que muitas vezes vemos animes como Haikyuu!! e não conseguimos assistir uma partida inteira de vôlei. Porque, como já dito e redito, não estamos falando sobre o esporte, e sim sobre as pessoas que o circundam.
No final, um mangá de esporte é muito menos imprevisível que uma partida real – Na verdade é infinitamente muito menos imprevisível, já que sabemos que na grande maioria das partidas o time do principal irá ganhar (Tirando algumas partidas de exceção). Porém, o que nos deixa curioso para ver jogos após jogos, é saber como cada personagem daquele equipe ou mesmo nos esportes “individuais” como o personagem X irá se superar para conseguir vencer aquele adversário.
O jogo, é o campo de batalha do mangá esporte, o equivalente as grandes batalhas do battle shounen… Em grande parte das vezes sabemos que o protagonista irá ganhar, mas queremos uma luta emocionante, que seja vencida na técnica e na inteligencia, ou para alguns com super poderes e cenas exageradas mesmo, dependendo do seu gosto. Para assim, dar um gostinho na boca, quando vemos o protagonista vencendo o tão temido vilão.
Deste modo um mangá de esporte deve entregar ao público jogos eletrizantes que fazem o herói ou grupo de heróis se superar da melhor forma possível, para no final nos dar aquela alegria de vemos ganhando um jogo que parecia impossível de se vencer… É uma bela história de superação, que felizmente, podemos até ver no próprio esporte real.
Para mim, os melhores mangás de esportes de todos, os que mais me deixaram presos para ver a jornada de determinados personagens foram: Slam Dunk, Kokou no Hito e o eterno Hajime no Ippo… Este três mangás conseguiram superar a barreira do esporte, e me apresentaram uma história emocionante, cativante e simplesmente ESPETACULAR. Tem vários outros mangás muito bons, como por exemplo o já citado Haikyuu!! (Vôlei), Super Campeões (Futebol), Giant Killing (Futebol), Initial D (Corrida de rua), Capeta (F1), Touch (Boxe), Yowamushi Pedal (Ciclismo), Kuroko no Basket (Basquete), Mix (Beisebal) e até o exagerado, mas incrível, Prince of Tennis (Logicamente, sobre tênis).
Recomendo você perder esse preconceito com mangás de esporte, e ir curtir este ótimo genero que sofre tanto preconceito, já que muitos tem na cabeça que, por não gostar do esporte, não irá gostar do mangá sobre ele. Mas então, como já está virando de costume no final das reflexões, faço a minha famosa pergunta a vocês… Quais são seus mangás de esporte favoritos? E porque?