É um TOC relativamente normal, tivemos algumas posições que serviram para comprovar certas situações – Uma delas, foi por exemplo a de Shokugeki no Souma que voltou ao primeiro lugar, após pegar algumas posições consideradas fracas pelos que acompanham a série.
PSI Kusuo Saiki (Cover, Lead Color)
01 – Shokugeki no Souma
02 – Ansatsu Kyoushitsu
Kuroko no Basket (Poster Color)
03 – Naruto
04 – Isobe Isobee Monogatari
05 – Haikyuu!!
06 – Toriko
00 – Hinomaru Zumou
07 – World Trigger
Soul Catcher(s) (Color Page)
08 – Nisekoi
09 – Gintama
10 – Hunter x Hunter
11 – Bleach
Katsutoshi Murase x Takahito Andô / Okazaki Shinji Monogatari – Isshoô Diving Head!! (Oneshot, Color, 47p)
Kochikame
12 – IShoujo
13 – Illegal Rare
14 – Stealth Symphony
One Piece (Absent)
#30 (23/06) :
One Piece (Cover, Lead Color)
Isobe Isobee Monogatari, Itsuki Furuya / Takujô no Ageha (Oneshot, 47p) – COLOR PAGE
Haikyuu!! (Poster Color)
Toriko (Absent)
Comecemos, como sempre com as páginas coloridas – Nesta edição tivemos uma capa, em comemoração aos 2 anos de publicação, de PSI Kusuo Saiki – Um grande feito para um mangá de comédia que tendem a perder muito rendimento após 1 ano de estréia. O autor de PSI vem demonstrando que consegue fazer um ótimo humor, sem cair na mesmice.
Indo ao TOC, tivemos o primeiro lugar merecidíssimo de Shokugeki no Souma. Muitos dizem que já é normal ver o mangá na primeira colocação, mas se não me engano esta é a quinta vez, desde seu lançamento que o mangá alcança o primeiro lugar. Deste modo, não podemos dizer que foi “comum” a sua primeira colocação, ainda.
Fico feliz em ver que o novato que estreou com outros dois mangás, que pareciam mais promissores pelas previews (Kiruko-San e Hungry Joker) conseguiu se tornar um verdadeiro hit e tem tudo para vender MUITO após uma possível animação. Lembrando que a scans preferiram pegar Hungry Joker (Na época muito hypado) e Kiruko-San, esquecendo de Souma, que consideraram que seria somente mais um ecchi exagerado de ruim qualidade. Atualmente, o mangá é traduzido semanalmente no Brasil, pelas Mangasproject!
Fechando em quinto temos Haikyuu!!, a posição continua ótima, como a da semana passada, porém também devo declarar que ultimamente o mangá já vinha conseguindo conquistar quintas posições… Para considerarmos que o mangá ganhou um boost no TOC (Em vendas já é claro que ganhou), precisamos ter, no minimo, um terceiro lugar nas próximas 8 issues.
Sexto lugar para Toriko, ele não esta presente na preview da próxima issue da Jump, pode ser que ele esteja ausente, mas nada confirmado por enquanto.
Nono lugar para Gintama, o mangá tem bem estável mesmo… É bem capaz que na próxima semana também fique em nono ou oitavo lugar, o importante é estar na porta do bottom! Em décimo, abrindo o bottom temos Hunter x Hunter, o mangá que veio fazer companhia a Bleach no fundo da revista.
Muitos dizem que o TOC não importa para um autor como Kubo, de fato não importa diretamente, pois o mangá vende MUITO BEM, mas o TOC também existe como parâmetro para ver a aceitação do público sobre o mangá, isto demonstra que o público japonês NÃO ESTÁ GOSTANDO das diretrizes que Bleach tomou, e como qualquer autor, ele procure agradar o público… E atualmente ele não está agradando tanto assim. Deste modo, podemos dizer que, graça a deus, Bleach não será cancelado, mas Kubo, por causa do TOC deve estar ciente que deve mudar algumas coisas do futuro da série para dar ao leitor, uma saga que final mais agradavel (Eu acredito que Bleach ainda consegue voltar a ser TÃO FODA quanto era antes, eu acredito mesmo).
Em último, temos o já morto feat enterrado, Stealth Symphony… As chances do mangá ser renovado é a mesma da Bósnia-Herzegovina ganhar a copa.
98% – IShoujo (Mais fácil eu ganhar na loteria que este mangá ser renovado)
60% – Illegal Rare (Vendas medianas e Posições no TOC “sustentável”, deve ser renovado, mas não sobreviverá por muito tempo assim)
15% – Soul Catcher (A página colorida com posição alta vem só comprovando o apoio dos editores, baixas chances de ser cancelado)
01% – World Trigger (Anime vindo aí e boas posições)
E um One-Shot de um autor novato, que nunca teve uma série publicada, porém, já teve um mangá seu publicado na Jump Next de 2011, a muito tempo atrás!
Atualização 01 (12/06 – 04:00h): Illegal Rare vendeu 38 mil cópias no seu primeiro volume, um debut superior ao de Soul Catcher (S) e World Trigger… Vendas boas, que aumentam suas chances de renovação.
Atualização 02 (12/06 – 04:00h): O volume 1 de iShoujo irá ganhar vendas digitais no seu volume, com direito a todas páginas serem coloridas. É interessante ver a Jump fazendo de tudo para o mangá ganhar mais popularidade (Lançou até app). O volume 01 será lançado em Julho.
Atualização 03: (14/06 – 02:20h): A newsmangajapon soltou um rumor que em breve pode ser anunciado um anime de Shokugeki no Souma, uma ótima notícia para o mangá, que é um pouco mais velho que World Trigger. Estranho, é perceber que ainda não tem nenhum rumor sobre um anime de Ansatsu Kyoushitsu.
Atualização 04: (16/06 – 00:45h): Todas as páginas coloridas da edição adicionadas. E a capa de PSI Kusuo Saiki atualizada para uma com uma qualidade MUITO melhor, dando assim para ver mais claramente essa bela e colorida capa de PSI.