E assim, concluindo o meu projeto de analisar várias TOCs, apresento a última revista que irá aparecer semanalmente aqui no Analyse It: Shonen Sunday. Umas das maiorias revista do japão, a terceira maior revista shonen, perdendo somente para Shonen Jump e Shonen Magazine.
Para quem não sabe, a grade de mangás atual da Shonen Jump é extremamente potente, tendo presente: Magi, Gin no Saji, Detective Conan, Kenichi, Rinne e vários outros mangás. O TOC da revista segue o estilo da Young Jump, não existe votação popular, são os editores que escolhem as posições, porém a popularidade do mangá é levada em consideração e normalmente o mangá cancelado é aquele que sempre esta nas últimas posições:
Sunday #24 (14/05): Heavens Runner Akira (Cover & Lead Color Page, New Series, 58 pg.) 01 – Shijou Saikyou no Deshi Kenichi 02 – Be Blues! 03 – Joujuu Senjin!! Mushibugyo 04 – Keijo!!!!!!!! 05 – Magi 06 – Detective Conan 07 – Kyoukai no Rinne 08 – Character Times Ginpaku no Paladin – Seikishi (Color Page, 23 pg.) 09 – Denpa Kyoushi 10 – Chousuinou Kei 11 – Hyoukyuuhime – Tokiwagi Kantoku no Kajou na Aijou 12 – Chrono Monochrome 13 – Nani mo Nai Kedo Sora wa Aoi 14 – Captain Earth 15 – Nobelu 16 – Fantasista Stella 17 – Kiriwo Terrible 18 – Hayate no Gotoku! 19 – Ane Log 20 – Kokushi Musou!! 21 – Area D Arata Kangatari (Absent) Gin no Saji (Absent) Inubu! – Bokura no Shippo Senki (Hiatus) Zettai Karen Children (Hiatus till Summer)
Não é só o Analyse It que esta vindo com novidades, a Sunday também – Nesta issue tivemos a estréia do mangá Heavens Runner Akira, pelo que entendi será um mangá de esporte (Maratona ?) bem exagerado e com um pouco de comédia – Assim que sair o raw darei uma olhada e formarei uma opinião muito mais concreta.
O primeiro lugar da revista ficou com Kenichi – O mangá é um dos super veteranos da revista, já mais de 50 volumes e é lançado desde 2002 – A Sunday tem muito respeito por Kenichi e continuará dando a ele essas primeiras posições. O mangá merece e a sua atual saga continua com a sua tradicional boa qualidade (e tradicional peitões).
Em segundo lugar tivemos Be Blues! – Ao meu ver a Shonen Jump deveria aprender um pouco com a Jump Square, Weekly Morning e com a Sunday quando o assunto se trata lançar mangás de futebol: Esta mais do que óbvio que mangás exagerados não fazem sucesso, e principalmente mangás de futebol para o público fujoshi também não! A Jump precisa se basear em Be Blues! que pode ser considerado o maior mangá de futebol a ativa da atualidade, e criar uma história SÉRIE, SEM EXAGEROS e com um bom drama!
Em terceiro temos Mushibugyo – O mangá é extremamente bipolar, aparece na revista quando quer, mas por ser bastante popular na revista, quando aparece, esta bem ranqueado pelos editores. O quarto lugar ficou com Keijo!, olha, o mangá tava despencando em posição, mostrando os editores não estavam satisfeitos com o rumo do mangá (E provavelmente o público também não), mas nesta edição decidiram joga-lo para cima novamente, é um recado para os leitores que “por enquanto”, Keijo esta salvo.
Em quinto tivemos Magi, eu sinceramente acho que pelo momento atual, o mangá merecia ser melhor ranqueado – A quinta posição não é ruim, mas os editores deveriam ter mais consideração ao mangá. Por ele ser popular e estar muito “safe”, a Sunday não o joga no TOP 3 por não acharem necessário.
Lembrando que em revista onde os editores escolhem as posições, jogar algum mangá, além de declarar que ele tem o apoio da equipe para os leitores, é um modo de joga-lo em evidência, assim podendo dar um boost em popularidade. Capítulos que são considerados bombásticos pela equipe, podem ser jogados para cima para os leitores lê-los imediatamente (Não vamos esquecer que, nem todos os leitores lêem todas as revista e quem lê, chega no final da revista exausto, assim lendo com descaso os últimos mangás).
Em sexto temos Detective Conan, contagem regressiva para o mangá alcançar a margem dos 1000 capítulos! Não temos dúvida que a Sunday AMA Conan… Se perguntarmos a qualquer japonês um mangá que defina a revista, vão responder Conan. Eu acho Detective Conan super simpático, gosto de assistir o seu anime (Não vi todos os 700 episódios, lógico…) mesmo que seja voltado ao público infantil e coleciono os volumes dos mangás. Detective Conan é fantástico, posição mais do que merecida.
A sétima posição ficou para outros super clássico da revista, Rinne… Podemos dizer que a Sunday tem a incrível capacidade de conseguir manter os mangás sendo lançados por muito tempo. Muitos mangakás consideram a Shonen Sunday a melhor revista para se trabalhar, já que a revista é bem descontraída e também o seu mangá terá um bom destaque no mercado, já que a Sunday é uma revista de respeito, acompanhada por mais de 500 mil japoneses semanalmente.
Em oitavo tivemos o gag manga de tirinhas curtas, Character Times – Acho simplesmente hilário este mangá, só o raw já te fazer rir litros, se alguém traduzisse de fato aposto que vocês cairiam da cadeira de tanto rir. Em nono e décimo temos respeticamente Denpa Kyoushi e Chousuinou Kei. A décima primeira posição ficou para Hyoukyuuhime (Sou contra a qualquer nome grande, seja em inglês ou em japonês… O nome deste mangá é um exagero sem fim, pior que os albums do My Chemical Romance: “I Brought You My Bullets, You Brought Me Your Love” ou “Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys”… Piedade né? Nomes tão grande que até em sigla fica chato de se escrever. Se continuarem a lançar mangás com estes nomes gigantesco, vou começar a campanha: “NãoVaiTerDedo” em protesto a todos os editores que devem escrever diariamente este nome gigantesco na revista.
Em décimo segundo tivemos Chrono Monochrome, tirando o nome extremamente sem graça: Caso você crie um mangá não use nenhuma destas palavras/frases: Monogatari, Koi no ou Chrono, são clichês demais! De qualquer modo, tirando o nome sem graça, o mangá é bem interessante e vem conquistando o público japonês. É um mangá de xadrez que tem um bom toque de fantasia, muito interessante.
Logo após temos na décima terceira posição mais um mangá “NãoVaiTerDedo”, porque não vou ser louco de chama-lo pelo nome inteiro e vou fingir que o nome dele se resume a “Nani” (Em português “O que”). Captain Earth ficou em décimo quarto lugar, o mangá faz um daqueles projetos de “dominação mundial”, onde é lançado o anime e ao mesmo tempo um mangá sobre o anime. Se o anime parece que não conseguiu ser o estouro que os produtores esperavam, o mangá conseguiu agradar tantos o público quanto os editores. Mas não sei se sobreviverá por muito tempo, tudo indica que não (Por estar muito atrelado ao anime).
Nobelu (Não é um japonês falando “Nobel”, calma) é uma drama muito interessante, completou a pouco tempo 1 ano na revista e já vem se mostrando um pouco desgastado. A possibilidade do mangá completar 2 anos da revista esta cada vez mais irreal, já que sua popularidade só tende a cair. Mas por enquanto, não é um dos favoritos ao cancelamento.
Fantasista Stella é outro mangá de futebol, podemos dizer que diferente de Be Blues que tenta focar mais no drama real, Fantasista vai mais ao “fantástico”, se aproximando muito a Tsubasa (Melhor mangá de futebol ever, pena que não passa da regra dos 12 anos, hahaha). A Sunday vem gostando muito do desempenho de Fantasista, esta posição podemos considerar até atípica, já que o mangá tende a ficar mais na décima primeira ou décima segunda posição. Baixas chances de cancelamento.
Kiriwo Terrible é o primeiro mangá da lista com chances de real cancelamento: Lembrando que demora em média 4 ou 5 semanas para os editores terem uma ideia real da popularidade de um mangá, por isso nas suas primeiras semanas Kiriwo se manteve no topo da revista, quando os editores viram a real popularidade do mangá, o jogou lá para baixo. As chances de Kiriwo Terrible ser cancelado é alta, mas o mangá ainda pode se salvar desta rodada.
Hayate no Gokotu! (Mangá em homenagem ao escritor do Gekkou Gears -q) conquistou uma péssima posição, atípica para o mangá que tende ficar no TOP 10 – O motivo dos editores terem jogado o mangá tão lá para baixo não sei dizer ao certo, mas isso é muito estranho. De qualquer modo Hayate tem quase 10 anos de revista e não deve ser cancelado.
Logo após temos Ane Log que acabou de vim de uma página colorida e não deve ser cancelado. O mangá vem pegando péssimas posições, mas os editores tem uma boa relação com o autor e deve continuar mantendo o mangá o máximo possível. Em vigésimo temos o praticamente cancelado Kokushi Musou, o mangá tem tudo para ser cancelado em breve… As chances de ser salvar são quase nulas.
E por último temos Area D que vem pegando PÉSSIMAS posições, a popularidade não deve estar boa, mas ainda vende relativamente bem no seu volume individual – Tudo indica que será salvo, mas se continuar com este desempenho vergonhoso, a Sunday poderá cancelar. Area D tem sorte de estar na melhor revista shounen em termo de tranquilidade para trabalhar, a Sunday é extremamente flexível e tenta ao máximo ajudar o mangá a pegar posições melhores… Diferente da Weekly Shonen Jump que lança o mangá, e só se importa para ele se der dinheiro, se não…
Foi este o TOC da Weekly Shonen Sunday, espero que vocês tenham gostado. Foi revelado que o mangá Imawa no Kuni Alice – Spade of King será terminado na edição 29… O mangá não fez parte desta edição, por ter uma publicação atípica, com períodos próprios.
PS: Kokushi Musou já foi cancelado e deverá terminar nas próximas issues, hehe.