Este TOC confirmou de uma vez por todas que ser uma série novata em uma revista como a Shonen Jump que esta bem fechada e com grupos de votos definidos, esta cada vez mais dificil – Se algumas destas séries estreasse à 2 anos atrás, TALVEZ tivessem alguma chance de sobreviver com decência.
Shonen Jump Issue #21 ToC 00 – Gintama (Lead Color/Cover) 01 – Naruto 02 – Kuroko no Basket 03 – Ansatsu Kyoushitsu 04 – Toriko 05 – Nisekoi 00 – Abaremashira (One-Shot) 00 – Shokugeki no Soma (Color Page) 06 – Isobe Isobee Monogatari 07 – Haikyuu!! 08 – Saiki Kusuo no PSInan 00 – World Trigger (Color Page) 09 – Illegal Rare 10 – Soul Catcher(S) 11 – Bleach 12 – iShoujo 00 – Kochikame (Nunca é Ranqueado) 13 – Stealth Symphony 14 – Tokyo Wonder Boys
00 – One Piece (Ausente)
00 – Hunter x Hunter (Hiatus eterno)
Issue 22-23 (Dupla) Lead CP/Cover One Piece Center Color Kuroko no Basket
Ranking de “Popularidade” em Gintama (Na verdade foi um ranking para quem ficaria ao lado do Gintoki na capa). . Surpreso pelo personagem que ficou em primeiro?
O primeiro lugar ficou com Naruto, acho que este é o momento ideal para comentar sobre um problema claro na Jump – A falta de Battle Shounens com grande apelo popular. Todas as revistas conseguiram lançar recentemente vários BS com um bom apelo popular (Temos na Jump Square “Sousei no Onmyouji”, na Shonen Magazine “Nanatsu no Taizai”, na Sunday “Magi”), porém na Jump o último battle shounen que conseguiu conquistar de forma massiva o japão foi o Toriko… Um mangá lançado em 2008 que não vende mais do que 400 mil cópias.
Naruto esta chegando ao seu fim, podendo terminar até nos próximos 20 capítulos se Kishimoto quiser. O público que em todos este anos que Naruto conquistou é gigantesco (Não é por nada que o mangá vende em média 1 milhão de cópias por volume só no Japão) e este público se sentirá órfão quando o seu mangá preferido terminar.
É nestas horas que a revista precisa ter um outro battle shounen, de alma nova e já bem estabelecido para conquistar este público que esta à procura de um novo mangá semanal para preencher esta vaga que Naruto deixou… Mas a Jump não tem esse mangá! A Jump não tem NENHUM battle shounen para substituir Naruto!
É por isso que acredito profundamente que poderemos ter 3 estreias na próxima safra, e não 2 como o tradicional – A Jump já esta correndo contra o tempo, tentando achar de qualquer modo um BS que possa conseguir sustentar a ausência de Naruto (E também futuramente de Bleach que esta na sua reta final). A situação esta bastante feia para magazine (Bom para os inimigos que podem aproveitar isso para roubar o público).
As posições de Kuroko no Basket, Ansatsu Kyoushitsu e Toriko foram o de habitual, talvez Ansatsu teve uma leve queda, mas nada para se preocupar, foi só causado pelos bons capítulos de Kuroko e Naruto.
Em quinto temos Nisekoi – Eu sinceramente não consigo entender como os japoneses gostam desta enrolação eterna, este filler ambulante – Faz mais de 1 ano que o mangá não vai a lugar NENHUM, mas mesmo assim os japoneses continuam dando boas posições a obra. É só o autor colocar um dos personagens preferidos do público como o centro da história que o mangá sobe 800 mil posições e chega no TOP 5.
Em sexto temos Isobe Isobee Monogatari, o maior concorrente de PSI Kusuo Saiki – O mangá segue um estilo bem interessante na revista, são dois capítulos por edição, cada um de 5 à 10 páginas. O primeiro capítulo é localizado na sua posição oficial de TOC, por isso onde os japoneses votaram para ele estar, o segundo capítulo fica no final da revista, fechando a edição.
Claramente este modo de publicação deixa que o mangá tenha mais dificuldade de conseguir votos… Isto só comprova a popularidade do mangá, que talvez se tivesse os capítulos todos unidos, poderia se configurar constantemente no TOP 5.
Página colorida de Abaremashira
Em sétimo temos Haikyuu!!, sem grandes surpresa nas posições. O oitavo lugar ficou com PSI Kusuo Saiki, o grande inimigo de público de Isobe, já que também segue um gag bem tradicional… A posição de PSI não foi fantástica, o mangá já conseguiu colocações melhores, porém não deixa de ser boa o suficiente para se manter na revista por vários anos.
Em nono temos Illegal Rare, sinceramente esperava mais do mangá – IR não deixa de ser o melhor mangás dos novatos, isto é um fato, porém devo assumir que seu desempenho é MUITO medíocre… Pelo menos será o suficiente para conseguir se salvar do cancelamento por algumas rodadas.
Abrindo o bottom temos Soul Catcher (S), a situação do mangá após a estreia dos novatos se tornou muito mais tranquila, as chances de cancelamento, que antes eu dizia que eram de 20%, diminuíram para 10%. O único motivo que a revista tem para cancelar SC(S) é o fato dele a um bom tempo não sair do bottom 5, se mantendo constantemente nos últimos lugares.
Bleach vem logo após, décimo primeiro… Olha, o mangá de Tite Kubo não seria cancelado, isso estava bastante óbvio, mas suas posições no TOC estavam bem vergonhosas, pelo menos com a chegada dessa nova safra, o mangá pode até ter continuado no bottom, mas com posições menos ridículas.
Logo após temos iShoujo… Vejamos bem – A verdade é que o mangá começa a pegar um bom ritmo a partir do capítulo 04 (O próximo a ser ranqueado), por isso só poderemos ter certeza se ele se manterá entre os últimos ou se conseguirá chegar no meio da tabela a partir do próximo capítulo. Mesmo assim, suas posições não são tão ruins, dando-o a possibilidade de conseguir sobreviver ao cancelamento, até mesmo se for 3 mangás à estrearem na próxima leva.
Quem ficou com a situação bem braba é Stealth Symphony e Tokyo Wonder Boys – TWB esta praticamente cancelado, o mangá não conseguiu nenhum apelo com o público fujoshi, que inclusive é extremamento baixo dentro da revista, uma pequena minoria leitora. Além de também não conseguirem conquistar o público masculino, resumindo, um grande fracasso.
Stealth Symphony dependerá exclusivamente da vontade da Jump, se a revista decidir estrear somente 2 mangás, ele estará salvo, porém levando em conta que a Shonen Jump esta DESESPERADA por um novo battle shounen de sucesso, é bem capaz que ela estreie 3 mangás na próxima leva, sendo dois deles Battle Shounens.
Não estou dizendo que a revista da Shounen Jump esta com um “setlist de mangás” fracos, muito pelo contrário esta com um ótimo setlist, porém, devemos assumir que ela não tem nenhum battle shounen novo que conseguiu fazer sucesso. Seria um grande ponto negativo para revista, com a saída de Naruto só haver 3 grandes B-Shounens – One Piece, Toriko e Bleach. Sendo um deles nem anime tem mais e já está preste a terminar.
Tokyo Wonder Boys ainda tem espaço para melhorar, o problema é que o mangá apela demais para um público fujoshi, espantando o público masculino… E em uma revista tipicamente masculina, isso se tornou simplesmente fatal ao mangá. Já Stealth Symphony pode até melhorar após o capítulo 7, mas tudo indica que em Maio já começará a estreia na nova safra, pode ser que SS nem chegue vivo até Maio.
Próxima semana teremos uma Issue dupla com direito a volta de One Piece com capa (Depois ele ficará mais uma semana ausente, por causa da Golden Week que não haverá a Jump lançada) e Color Page para Kuroko no Basket.
Após a Golden Week em qualquer momento pode estrear novas safras, sendo mais provável que isso aconteça no final de Maio, começo de Junho – Mais tarde atualizarei o post com o Ranking Oricon, e ao longo da semana irei colocar as páginas coloridas de: World Trigger e Shokugeki no Souma.
Página colorida de Shokugeki no Souma
Ranking Oricon (07/04/2013 até 13/04/14) 01. Shingeki no Kyojin #13 (1,130,508) 05. Haikyuu!! #10 (132,471 / 256,250) 07. To Love-Ru Darkness #10 (120,146 / 251,711) – JUMP SQUARE 08. Shokugeki no Souma #7 (114,922 / 247,325) 16. Beelzebub #26 (59,003 / 114,749) 22. Saiki Kusuo no Sainan #8 (46,409 / 88,410) 27. World Trigger #5 (35,295 / 83,676) 30. One Piece #73 (33,336 / 2,726,752) 32. Shingeki no Kyojin #12 (32,602 / 1,682,363) 33. Ginga Patrol Jaco Special Edition (31,370 / 78,852) 37. Haikyuu!! #1 (26,911 / 435,001) 38. Haikyuu!! #2 (25,024 / 417,782) 45. Haikyuu!! #3 (22,427 / 405,972) 48. Soul Catcher(S) #4 (20,941 / 49,510) Vamos ao Ranking Oricon – Primeiramente gostaria de falar da venda monstruosa de Shingeki no Kyojin, é bem capaz que o mangá consiga chegar aos seus 1,5 milhões facilmente. Mas como Shingeki no Kyojin NÃO É da Shonen Jump (Porque os editores não aceitaram o One-Shot do criador de SnK, consideraram ruim), não é uma boa notícia para a nossa revista favorita.
Haikyuu continua vendendo bem, mas só poderemos considerarmos que o anime deu um verdadeiro boost no mangá, devemos esperar que o Volume 10 passe das 400 mil cópias vendidas… O que pode ser possível se continuar vendendo mais de 100 mil cópias por semana (O anime pode estimular que as vendas continuem tão altas assim, semana após semana).
De qualquer modo o mangá já conseguiu um boost relativamente bom nos seus três primeiros volumes, nada fantástico, mas de bom tamanho. Para quem quer uma prévia do desempenho do segundo episódio (Por isso após o dia 13), terça-feira o mangá volume 10 foi o oitavo mais vendido, tendo inclusive todos os seus volumes já lançado no TOP 50, tendo a pior posição como o 34°, do volume 8.
Já na quarta-feira (Lá no Japão já terminou a quarta, lembrando) – O volume 10 ficou na 10° posição dos mais vendidos. Com quase todos volumes no TOP 50, menos o volume 6 e 7 que ficaram respectivamente na 51° e 53° posição. Isso mostra que o Hype dado pelo segundo episódio foi MAIOR que o do primeiro, levando a crer que os volumes continuaram a vender muito bem. Peguei as informações no site que revela as posições diárias dos animes (Mas não o número de vendas), o shosekiranking.
Shokugeki no Souma continua vendendo muito bem, para nossa alegria. Beelzebub vende relativamente bem para um mangá já cancelado, mostrando que não teve uma queda de vendas mesmo com o fim da sua serialização… Ainda faltam ser lançado mais um volume para Beel. PSI Kusuo Saiki para um gag tradicional também está vendendo bem, mas na sua média.
Já World teve um leve aumento de 9% nas vendas, enquanto Soul Catcher (S) teve uma grande queda de vendas comparada ao volume anterior, chegando a ser quase 30% menor as vendas do volume 04 em comparação ao seu antecessor. Isso é uma queda gigantesca, só comprovando que as más posições no TOC “afastaram” os leitores do mangá (Como já disse, muitos deixam de comprar mangás que eles crêem que será cancelado). World Trigger ainda deve conseguir entrar no ranking próxima semana, mas Soul Catcher (S) mais não.
PS: Acabaram de chegar do Japão meus Soul Catcher (S) até a edição 4, farei uma super maratona de leitura do mangá e depois postarei no domingo o Unboxing de todos meus novos mangás, que incluem também: Iron Knight 1, Hachi 01 e 02 e Koi no Cupid 01. Além de um vídeo super longo de 20 minutos mostrando a edição de Maio da Jump Square (Que também chegou do Japão) e explicando como funciona a revista (Que é um pouco diferente da Shonen Jump).
PS²: Já está programado para Sexta-Feira as primeiras impressões do novo mangá da Jump Square, Gakumon! e para o Sábado as primeiras impressões de Tokyo Wonder. Fiquem atento que esse final de semana de pascoa o site ficará lotado de artigos!