É até vergonhoso levar em consideração uma TOC dessas…
O fato de termos 4 mangas ausentes (Porque não podem ser ranqueados) na revista esta fazendo muita falta, cada dia que passa as TOCs ficam menores, nesta semana chegamos ao cumulo do ridiculo, onde a posição intermediária era unicamente a sexta posição, já que a sétima posição já era o Bottom 5.
De qualquer jeito, devemos fazer jus a esta página bem interessante de Kuroko no Basket e analisar, detalhadamente a posição de cada mangá no TOC da edição 17 da Weekly Shonen Jump!
Issue 17 de 2015
00 – Kuroko no Basket (Cover and Lead Color Page)
01 – Ansatsu Kyoshitsu (Assassination Classroom)
02 – Shokugeki no Souma
00 – Peach Pluck (Color Page, One Shot)
03 – Naruto
00 – Illegal Rare (Sem Rank)
00 – Tokyo Wonder Boys (Sem Rank)
00 – Funny Honey (One Shot)
00 – Bleach (Color Page)
04 – Isobe Isobee Monogatari
00 – iShojo (Sem Rank)
05 – PSI Kusuo Saiki
00 – Stealth Symphony (Sem Rank)
06 – Haikyuu!!
07 – World Trigger
08 – Nisekoi
09 – Gintama
00 – Kochikame (Nunca é Ranqueado)
11 – Soul Catcher(s)
12 – Iron Knight
00 – One Piece (Ausente)
00 – Toriko (Ausente)
00 – Hunter x Hunter (Hiatus)
Issue 18 de 2015:
Cover & Lead CP: Haikyuu! CP: Shokugeki no Souma, Eikyuu Fumutsu Devil Point (One Shot, 49 pg, do criador de Sket Dance: Kenta Shinohara)
Voltemos a normalidade – Em primeiro lugar ficou Ansatsu Kyoshitsu, devo repetir, muitos diziam que AK seria um sucesso momentâneo, estamos quase alcançando 2 anos de publicação, o capítulo número 100 e o mangá continua firme e forte, em vendas e também no TOC. AK é um verdadeiro hit da Jump!
Em segundo lugar temos um outro hit, que é Shokugeki no Souma, o mangá em 1 ano de vida conseguiu conquistar um primeiro lugares e várias vezes ficou entre os três primeiros – Esta semana, pelo segundo TOC consecutivo consegue uma segunda posição, se colocando entre Naruto e Ansatsu Kyoshitsu!
Em terceiro lugar temos Naruto, sem nenhum comentário em especial – Em quarto fica Sibe Isobee Monogatari, que já demonstrou ser um mangá que agradou bastante os japoneses, não é um hit como Ansatsu ou Souma, mas é um mangá que conseguiu um relativo sucesso e merece todas salvas de palmas possíveis.
Em quinto temos PSI Kusuo Saiki, que depois de muito tempo volta ao TOP 05 – Mas vamos ser sincero, nem dá para levar em consideração este TOP 05 né? Neste TOC ou o mangá estava em topo ou estava no Bottom, coisa ridícula.
Em sexto, o ÚNICO mangá a fazer parte da área intermediaria, temos Haikyuu! A revista está tão vazia (Isso aconteceu por One Piece e Toriko ficarem ausentes e ao mesmo tempo termos 4 mangás que ainda não podem ser ranqueados) que a Jump teve que enfiar dois ONE-SHOTS para conseguir ocupar espaço nesta merda.
Levando em consideração isto, para mim, neste TOC, nesta issue, não terá Bottom 05, e sim Bottom 03 – Por isso World Trigger que ficou em sétimo, conseguiu uma boa posição, ficando na área intermediaria, a frente de mangás como Nisekoi que ficou em oitavo…
Espera… NISEKOI EM OITAVO? PORTA DE BOTTOM? Mas… Mas… Essa TOC é referente a 7 semanas e edições atrás… Significa que Nisekoi ficou abaixo de World Trigger uma semana após estrear o seu anime? Mas o anime não deveria fazer a popularidade do mangá subir?
Bem, isso só prova que Nisekoi recebeu um boost de popularidade tão miserável que não mudou praticamente nada a sua situação em vendas e no TOC. Posso dizer com todas as palavras, o anime foi inútil – Não deu lucro para o estúdio que produziu e muito menos deu um claro lucro a Jump.
Em nono temos Gintama… Abrindo o Bottom, um dos meus mangás preferidos da Shonen Jump conseguiu de fato uma posição ruim, mas nada que devemos temer, pois Soul Catcher (S) e Bleach estão em situações mais perigosas e tensas.
Falando em Soul Catcher (S), com a ausência de Bleach que teve uma página colorida, o mangá de música conquistou o penúltimo lugar, só a frente do eterno lanterninha, Iron Knight…. O cancelamento esta próximo desta dupla!
Na próxima Issue também teremos o primeiro rank do mangá Illegal Rare – Eu estava pouco esperançoso sobre a posição do mangá, já que a Jump estava colocando-o em um posição bem baixas no TOC, mas levando em conta que na véspera do seu primeiro rank, o mangá foi jogado lá para cima, dá grandes esperanças de Illegal Rare ir muito bem.
Sinceramente, acredito em um bom Rank por parte do novato.
*Rank de popularidade dos personagens de Kuroko no Basket, onde Akashi conseguiu o primeiro lugar com quase o dobro de popularidade do protagonsita, Kuroko.
Próxima Issue – #18
Além do Rank de Illegal Rare, teremos a volta de One Piece e Toriko a revista, que ficaram ausente nesta issue – Além da capa para Haikyuu! (Que receberá capa também na Issue 19, provavelmente publicidade do anime que sairá em Abril), uma página colorida para Shokugeki no Souma, que esta merecendo-a, já que o mangá está fantástico.
Além disso também teremos um One-Shot por parte do criador de “Sket Dance”, ao meu ver um dos melhores mangás de comédia que eu já li… Era um dos poucos mangás de comedia que conseguia também me emocionar.
Também haverá na Issue 19, um One-Shot por parte de Akira Amano, autora de “Katekyo Hitman Reborn! “e na Issue 20 teremos um One Shot por parte de Iwamoto Naoki, autor de “Magico”… Aliás, Naoki ultimamente esta lançando vários One-Shots, por isso em breve deve estrear uma nova série (Talvez até em outra revista mesmo da série Jump).
*Publicidade da jump nas ruas de Tokyo… Eles estão divulgando o novo jogo J-Victory VS, um jogo de batalha onde tem vários personagens da Weekly Shonen Jump (Saint Seiya, Goku, Vegeta, Freeza, Luffy, Akainu, Naruto, Ichigo, Gon e muito outros). O jogo foi lançado hoje, 19 de março, para PSVITA e Playstation 3, só no Oriente (Você pode comprar importado ou esperado o lançamento no Ocidente).
Ranking Oricon (03/03 – 09/03)
Venda Semanal de Mangás de 03/03/14 – 09/03/14
01. One Piece #73 (2,075,407 / 2,076,189)
02. Naruto #68 (741,593 / 742,232)
03. Gin no Saji #11 (568,848)
04. Kuroko no Basket #26 (482,045 / 482,232)
05. Ansatsu Kyoushitsu #8 (409,194)
06. Bleach #62 (387,345 / 387,662)
07. Toriko #29 (229,095)
08. Nisekoi #11 (198,152)
13. Yu☆Gi☆Oh 5D’s #7 (70,449)
15. I Am A Hero #14 (60,360 / 122,582)
17. Terra Formars #8 (46,650 / 459,085)
18. Kochikame #189 (42,253)
33. One Piece #72 (22,952 / 2,792,432)
41. Mahou-jin Guru Guru 2 #2 (19,661 / 88,994)
43. Nanatsu no Taizai #7 (18,930 / 243,977)
Decidi postar também o rank Oricon (Vendas dos Volumes dos Mangás) da semana passada… Marquei em negrito as novas saídas da Weekly Shonen Jump… Os que não estão marcados em negrito são mangás de outra revista que são relevantes (Ou no Caso de One Piece 72, é da Shonen Jump, mas uma edição anterior).
One Piece continuou vendendo muito bem, deve já na próxima semana alcançar a casa dos 2,5 milhões e meio (Todos os mangás tem uma queda de vendas enorme entre a primeira e a segunda semana) – Em segundo temos Naruto, que conseguiu vender também muito bem, nada comparado a One Piece (Aliás, não existe mangá atualmente que venda tanto quanto One Piece)… Pelas vendas da primeira semana, tudo leva a crer que Naruto alcançará facilmente a casa do 1 milhão.
Em terceiro tivemos Gin no Saji (Silver Spoon) que faz parte de outra revista – Em quarto temos Kuroko no Basket que já se consagrou o terceiro mangá que mais vende na Weekly Shonen Jump. Em Quinto, fechando o TOP temos Ansatsu Kyoshitsu.
Bleach conseguiu a sexta posição em vendas, tendo mais uma queda enorme comparado ao volume anterior – Se continuar deste modo, em breve estará vendendo menos que Toriko… Aliás, Toriko que nunca foi um sucesso de vendas, nem mesmo com o anime que sai semanalmente… Porém, o mangá tem uma credibilidade dentro da revista e confiança dos editores.
Nisekoi ficou em oitavo, teve um aumento de somente 10 mil depois da saida do anime, que não é nada! Porém, pelo menos o mangá terá o prazer de terminar na casa do 200 mil que é bem alta. O último da Jump é Kochikame que vendeu até pouco (Normalmente o mangá vende mais), mas como é um gag manga tradicional, as vendas se tornam medianas.
Dos outros mangás ranqueados destaque para Terra Formars que esta vendendo na casa dos 500 mil por volume, sem anime… Por isso quando tiver o lançamento do anime, se fizer sucesso como eu espero, pode chegar aos 700 mil. E também destaque para Nanatsu no Taizai que já esta conseguindo vender uma média de 250 mil por volume, sem anime também.