Este TOC pode ser considerado extremamente “normal”, se analisarmos as circunstância que jogaram alguns mangás que pegam boas posições, a posições tão ruins – No final, o fato de ter tão poucos mangás sendo ranqueados incomoda e muito…
Issue #16 WSJ Cast (Cover) 00 – One Piece (Lead Color Page) 01 – Naruto 02 – Shokugeki no Soma (23 pg.) 03 – Assassination Classroom 00 – Tokyo Wonder Boys (Sem Rank / 23 pg.) 04 – Nisekoi 05 – Isobe Isobee Monogatari 00 – Stealth Symphony (Sem Rank) 06 – Kuroko no Basket 07 – PSI Kusuo Saiki 00 – Gintama (Color Page) 08 – Haikyuu!! 09 – Toriko 00 – iShoujo (Sem Rank) 00 – Illegal Rare (Sem Rank) 10 – Soul Catcher(S) 11 – World Trigger 00 – Kochikame (Nunca é Ranqueado) 12 – Bleach 13 – Iron Knight Issue #17 Info: Cover & Lead CP: Kuroko no Basket CP: Bleach, Peach Pluck (One Shot, 47 pg.) Absent: One Piece
Após darmos uma rápida olhada neste TOC, percebemos que em sí, o TOP 3 não é das maiores surpresa – Naruto fez mais do que sua obrigação em conquistar o primeiro lugar, já que One Piece não pode ser ranqueado.
Uma relativa surpresa é a boa posição de Shokugeki no Souma, que sempre conseguiu boas posições (Normalmente fica no quarto ou quinto lugar), porém este capítulo foi muito bem aceito pelo público e conseguiu um incrível segundo lugar… Eu estou muito ansioso pelo anuncio de um anime deste mangá, acredito que as receitas ficaram ainda mais gostosas em um anime!
Em terceiro tivemos Ansatsu Kyoshitsu (Assassination Classroom), uma posição um pouco abaixo do esperado, já que ele é junto com Naruto um dos favoritos para conquistar o primeiro lugar quando One Piece esta ausente – Em quarto temos Nisekoi que ganha seu primeiro rank desde a estréia do anime… Para mim foi um burst até pequeno, se formos comparados por exemplo Kuroko no Basket. Isso só comprova minha teoria que o anime de Nisekoi foi um fracasso total.
Isobe Isobee Monogatari conquista a quinta colocação e fecha o TOP 05 – Olha, lhe digo uma coisa simples… Este mangá é um tapa na cara da sociedade ocidental. Nenhuma scan americana pegou para traduzi-lo, só porque é, teoricamente, mal desenhado e estranho. Ao meu ver, estão perdendo uma ótima comédia. Torço para Isobe conquistar melhores posições e se firma de vez na revista.
(Prévia da Jump Next com direito a um mangá de Natação – Aproveito o Hype Free!)
Em sétimo tivemos Kuroko no Basket que continua nesse continuo sobe e desce, já está chato. Logo após temos PSI Kusuo Saiki que a um bom tempo não pega um TOP 05 (Lembrando que PSI era um mangá que 1 ano atrás conquistou a simpatia do público japonês e conseguia constantemente ficar no TOP 05)… Mas as posições não estão ruins, então, as poucos leitores ocidentais, não tem nada a ter.
Haikyuu! conquistou o oitavo lugar, o mangá está extremamente estável nessa faixa entre a sétima e a nona colocação… Acredito que o anime, produzido pela IG Production, um estúdio de altíssima qualidade, dará um verdadeiro burst no mangá que conseguirá com mais frequência alcançar o TOP 5.
Agora vamos ao bottom: Irei julgar os dois mangás sem levar em conta uma teoria que está circulando pelos forúms – Uma teoria muito válida. Tanto Toriko quanto World Trigger, há 8 edições atrás (Lembrando que o TOC é relativo ao voto dos japoneses há 8 edições atrás), estavam ausentes… Porém, mesmo quando um mangá fica ausente o seu nome não é retirado da cartilha de voto, deste modo você pode votar sim em um mangá ausente. Toriko e World Trigger devem ter recebido somente o voto destes fãs que votam no mangá mesmo ele estando ausente, sem capítulo.
Levando isso em conta, podemos ainda dizer que a posição de Toriko está relativamente ruim… Se essa teoria for falsa, podemos dizer que a posição de Toriko é péssima, pois é o seu segundo bottom em três edições. O mangá que é considerado por muitos o pilar da Jump (Juntamente a Ansatsu Kyoshitsu e Naruto), vem demostrando ser um mangá com fã base mediana, que em bons capítulos consegue uma boa colocação.
Em décimo tivemos Soul Catcher (S), acho muito injusto o mangá ser cancelado, sendo que tem Bleach que consegue posições piores… Mas quem sabe, da nova safra um dos 4 mangás novos não fracasse tanto que Soul Catcher consiga sobreviver? Ou melhor, se ele for de fato cancelado, não seja efetivamente cancelado, ou só mudado de revista? São pensamentos válidos, pois não acredito que a Jump queira já cancelar um mangá que conseguiu até um bom desempenho em vendas e TOCs.
Logo abaixo de Soul Catcher (S) temos World Trigger, se seguirmos a lógica de Toriko, a posição do mangá foi aceitável, pois é sabemos muito bem que World Trigger não tem uma fã base fiel, e sim tem bastante simpatizantes. Se a lógica de Toriko não for aplicada, a posição de World Trigger é bastante preocupante. Mesmo assim acredito que o mangá dará uma subida já na próxima da TOC.
Agora vamos aos dois últimos lugares, Bleach e Iron Knight se deram as mãos e disseram: “Nunca nos separa, nunca mais”, e estão a bom punhado de TOCs confraternizando as duas últimas colocação. Mas sabe o que é mais preocupante para Bleach? Se a lógica “Toriko” (Vou adotar esse nome para sempre) for aplicada, significa que Bleach, mesmo tendo participado da revista tem menos votantes que WORLD TRIGGER não participante da revista. Sabe como isso é desesperador?
De Iron Knight é bem aceitável isso, já que o mangá é um fracasso completo, mas ver Bleach tão decadente é assustador, muito assustador – Mas eu sou daqueles que dropou que é a favor de Bleach mudar de revista, ir para uma Young Jump ou mesmo para Jump Square e assim Soul Catcher (S) se salvar, haha.
Próxima Issue (N° 17):
Teremos uma página colorida para Kuroko no Basket, mostrando que a revista continua apoiando o mangá, mesmo sua popularidade na revista ter caído um pouco (Quase nada, na verdade). Temos uma página colorida para Bleach, que vamos ser sinceros, não está merecendo essa página colorida… Mas a Jump quer tentar de qualquer modo fazer o mangá subir, porque é vergonhoso para a revista ficar mantendo um mangá que está mal das pernas (A Jump não quer cancelar Bleach, isso é um fato, mas com essas posições fica difícil manter o mangá).
Teremos um One-Shot que gostei bastante do nome, darei uma olhada. E One Piece está ausente novamente, acredito que Naruto conquistará outro primeiro lugar. É isso aí, fiquem com a imagem da prévia da revista: