Esse não é um TOC qualquer, e sim um histórico – Ao mesmo tempo que temos estreando um mangá que pode ser o futuro sucesso da Jump, Stealth Symphony, temos o final de um dos mangás mais engraçados que passou na revista, Beelzebub.
Segure suas lágrimas garotinho, você sabia que esse fim estava eminente, estava tudo alinhado para o adeus a Beelzebub – Por isso, segura suas lágrimas e vamos analisar este TOC tão especial e histórico… Um TOC que para sempre lembrarei.
A surpresa veio por parte de Naruto, o capítulo em questão não teve uma boa recepção do público, deste modo ele teve uma bela queda (Principalmente se levarmos em conta que há duas edições atrás conseguiu o primeiro lugar)… A tendência pela alta oscilação em qualidade que está sendo estes capítulos atuais é manter-se assim. Pegar alguns primeiros lugares e depois ter uma queda brusca para fora do TOP 5.
Isobe Isobee Monogatari conquista uma boa posição e vem se mantendo como um mangá de meio de tabela (O bastante para durar por muito tempo), Haikyuu! ficou em oitavo… O mangá de vôlei tem um público bem fiel que sempre está votando nele, deste modo sempre se mantém bem estático.
Abrindo o Bottom 5 temos PSI Kusuo Saiki, eu acreditava que o periodo de ouro de PSI duraria mais, mas pelo visto cada vez mais ele vai perdendo o seu apelo popular e se amargurando com as posições ruins, outro mangá que vem perdendo público é Nisekoi.
Sim, semana passada conseguiu um terceiro lugar, mas foi uma raridade, nas maiorias das ocasiões Nisekoi está ficando no Bottom ou perto dele. Pelo que estou vendo (Com a recepção baixíssima do anime), não haverá um verdadeiro boost no seu TOC e nem na venda. Bem feito, já que o autor vem cagando inteiro o mangá a uns 50 capítulos.
Soul Catcher (S) para minha tristeza ficou em uma posição péssima, relembrando que Bleach não deverá se cancelado, isso coloca SC em uma situação bem perigosa com altos riscos de cancelamento na próxima rodada.
Em penúltimo tivemos Bleach… É Kubo, os japoneses simplesmente estão pouco se fudendo para o seu mangá, eles droparam, desistiram, decidiram que não vale mais a pena perder tempo lendo algo que eles acham ruim.
Em último ficou Iron Knight que deve “conquistar” mais algumas últimas colocações, até o capítulo 07 quando começa o novo arco – Fico triste sim por Iron Knight porque ele não é tão ruim assim como faz parecer o TOC, mas levando em conta a qualidade dos mangás que estão na revista… É assim que se deve ser.
Sobre as posições pre-estabelecida de alguns mangás: I Shoujo e Illegal Real tiveram umas posições bem altas, obrigando inclusive a Beelzebub ficar no meio da tabela, mesmo sendo um mangá famosa terminando (Lembrando que Medaka Box e Sket Dance quando terminaram deixaram os dois lá em cima)… Significa que a Jump está de fato apostando nos dois mangás.
Sobre Gintama, bem, por causa das circunstância de dois mangás novos e Beelzebub estar chegando ao final, a Jump sentiu-se obrigada a jogar o mangá lá para baixo.
One Piece:
One Piece é um daqueles mangás que até se a saga for bem ruim Ilha dos Tritões consegue se manter no topo, não conquistando muitos primeiros lugares, mas consegue se manter entre os três melhores.
A situação atual de OP é bem clara, o mangá está passando por uma das suas melhores sagas e os japoneses estão amando – Deste modo a previsão é manter essas altas posições, sequências muito altas de primeiro lugar só perdendo caso algum mangá tenha um capítulo extremamente foda (No caso, os maiores concorrentes são mesmo Ansatsu Kyoushitsu e Naruto).
Mesmo assim as vendas de One Piece devem continuar a cair mais um pouco, até chegar a 2,4 milhões por volume. Tem muitos leitores esperando uma saga tão foda quanto marineford, e isso não virá tão cedo.
Beelzebub:
Beelzebub está sendo cancelados por motivos óbvios, o público japonês não estava mais se importando com o mangá, as vendas estavam caindo… Mas porque isso aconteceu pode ser obscuro para muitos leitores.
A certa de 1 ano atrás, 1 ano e meio, Tamura se perdeu no rumo do mangá, levando Beelzebub para uma linha mais gag mangá, sem shounen, não avançando em nada na história, e os japoneses não gostaram deste caminho adotado (Nem nós, ocidentais).
O problema é que quando Tamura voltou ao estilo original, já havia perdido muito público (Para os novos mangás lançados na época, entre eles Ansatsu Kyoushitsu) – Os que se mantiveram fieis não gostaram tanto, mesmo com a volta ao estilo original, das novas batalhas, das novas sagas… E foram mais lentamente abandonando o mangá.
No final, mesmo com uma qualidade de volta alta, pouca gente se dava ao trabalho de ler Beelzebub, o mangá caiu no limbo do esquecimento – A jump tinha duas opções, fazer uma grande publicidade para recuperar público (Tirando foco de alguns mangás novo que tem mais potencial de lucro por algo mais arriscado) ou simplesmente cancela-lo.
A revista escolheu a mais inteligente e econômica.
Issue 14:
Teremos a estréia do mangá de futebol Tokyo Wonders Boys… E páginas coloridas para Haikyuu e Nisekoi o que fará o TOC ficar menor, com cerca de 12 mangás, podendo fazer que algum mangá que normalmente fica no TOP 5, entrar no Bottom 5 (Uma falsa queda de voto pela pouca quantidade de mangás sendo ranqueados).